Vacanze per bambini? No! Per la nonna!

Você está ansioso para as férias escolares ou temendo a sua chegada iminente?

Desta vez eu estou realmente ansiosa por elas, porque, na verdade, será o meu recesso. Isso mesmo!

Férias para a criança? Não! Para a vovó!

Durante o período de aulas, a filha trabalha como professora em tempo integral. Então, lidamos, diariamente, eu e a Princesinha, com intermináveis mochilas e lancheiras. A escola regular e as atividades extra-curriculares me deixam ansiosa pelas férias.

   

Acordo às 6:30h e ela ainda está dormindo. Aproveito esse tempo para tomar café, arrumar as coisas em casa e escrever no blog. Acordo-a às 8:30h e rumamos para o curso de Inglês, duas vezes na semana. Uma vez por semana, fonoaudióloga. Ao  meio-dia, almoço e ida para a escola.

Quando não há atividade extra, passo a manhã toda com ela. Se a mãe tem algum contratempo, saio novamente para buscá-la à saída do colégio e levá-la ao balé. E, duas noites por semana, aulas de caratê!

Se você cansou só de imaginar o nosso dia a dia, imagine isso todos os dias, semanalmente. Mas eu não estou ansiosa para me livrar da Princesinha. Absolutamente!

Na realidade, estou ansiosa por ter algumas semanas livres de compromissos e horários. Preciso de férias.

Como ter férias com crianças em casa?

Se você não irá viajar no recesso escolar, precisa de uma estratégia para não pirar. Minha filha assumirá a responsabilidade pela Princesinha, mas eu posso minimizar o seu trabalho. Afinal, as férias também são dela.

Transformar as férias em período de descanso é importante para quem trabalhou o semestre todo e ainda tem de cuidar da filha.

Como? Veja algumas dicas:

Armazenar comida

Para minimizar o número de idas ao supermercado com as crianças durante as férias, nada melhor que estocar alimentos, antes do recesso. Ainda que elas saiam para comer fora algumas vezes, haverá mais refeições em casa neste período.

Cozinhar em dobro antes das férias, e congelar a metade é uma outra dica valiosa para ter refeições prontas no recesso escolar. Pães, queijos, sucos e frutas na geladeira garantem lanches rápidos e fáceis de fazer. A Princesinha mesmo prepara seus sanduíches. Sem louça suja, sem estresse.

Fora de casa!

Como manter a casa organizada? Fazer as crianças gastarem energia fora dela. Atividades ao ar livre mantém as crianças ocupadas. Ida ao zoológico, passeio com amiguinhos, festinhas, etecetera. Quando chegarem em casa, estarão tão cansadas que manterão os brinquedos mais tempo dentro das caixas.

As férias escolares em julho são, definitivamente, desafiadoras. Apesar de fazer pouco frio aqui no Rio, o tempo, às vezes, permanece nublado ou chuvoso. Nem sempre será possível sair de casa para um programinha de férias.

O parque do condomínio pode ser uma opção para os dias em que não há clima para passeios fora de casa. A mãe pode aproveitar para pôr a leitura em dia, bater papo com as outras mães e relaxar.

Há quem opte por colônias de férias. Não aconselho. Já tivemos esta experiência nos anos anteriores. A menos que você esteja disposta a mais um compromisso com horários, trânsito, trocas de roupa no seu período de recesso, não é uma boa ideia. Penso eu.

Lavar roupa todo dia? Que agonia! 

O acúmulo de roupas usadas e a bagunça dentro de casa podem ser um problema.

Mas não precisa ser.

Separe as peças exclusivas para essa intensa fase de brincadeiras e deixe claro que as outras roupas não devem ser usadas para essa finalidade.

Camisetas e bermudinhas “de ficar em casa”, se usadas por poucos instantes, podem, no dia seguinte, serem usadas novamente. Deixe-a  pendurada em um ganchinho em um ambiente seco e arejado. Calças e shorts jeans, casacos e blusas de frio também podem ser usados diversas vezes sem que haja a necessidade de lavar.

Ter roupas específicas para brincadeiras, como aventais, permitem a criança fazer arte tranquilamente, sem manchar a roupa com tintas, colas coloridas, lama e afins.

Ao final de cada semana, nada que a máquina de lavar não de jeito, certo?

Vacanze per la nonna!

Se a filhota vai seguir as dicas, não sei. A opção de lavar, cozinhar e arrumar casa (ou não fazer nada) é dela. Sem uniformes escolares para lavar e passar, com comida pronta no freezer e na geladeira, com gasolina no tanque do carro e com o dia todo livre para fazer o que quiser, só não relaxa se não quiser.

Eu estarei de férias!

Pretendo sair mais vezes, neste período, com as minhas amigas para sempre, a minha gangue, para bater muito papo e gargalhar bastante, sem hora para voltar.

E ficar em casa também, para relaxar um pouco, sem compromisso com horários, ler meus livros, escrever em meus blogs e assistir a minhas séries.

Em agosto, voltamos à rotina. Por ora, vacanze per la nonna!

Afinal, eu mereço um descansozinho, não acham?

E você, gostou das nossas dicas? Que outras medidas pode sugerir para minimizar a rotina doméstica no recesso escolar? Conte para nós!

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

6 comentários para “Vacanze per bambini? No! Per la nonna!”

  1. luma rosa

    Oi, Denise!
    Como sempre morei longe de casa, nunca pude contar com a ajuda da família. Por isso sempre recorri a serviços de terceiros, pelo menos para ficar em casa meio período. A recomendação era deixar que dormisse até a hora que quisesse e que não tivesse pressa para levantar da cama, tomar café, etc.. Geralmente acordava em torno das 10hs., tomava banho, café e fazia qualquer coisa em casa, do tipo ler, desenhar, assistir tv, jogar video game… Eu chegava em casa e daí ensaiavamos alguma coisa para fazer.
    Sempre gostei de cozinhar e como escrevi em outro comentário, nos finais de semana sempre cozinhava em dobro, até que o freezer estivesse cheio. Se a alimentação e a roupa estivesse em dia, não me importava muito com o resto, afinal, as férias não eram para sempre. Mas antes de tomar banho no final do dia, guardar as roupas lavadas, colocar roupas sujas para lavar e organizar o ambiente para dormir era essencial. Desse modo a criança também participa da organização e evita de fazer muita bagunça. Como em casa todo mundo é alérgico, o cuidado com a poeira também sempre foi prioridade, por isso também limpar o ambiente antes de fechá-lo para dormir.
    A minha mãe nunca arrumou a casa antes de sair para o trabalho e o fazia depois que chegavamos. Ela colocava todo mundo para ajudá-la e aprendi com ela a dormir e acordar com a casa limpa.
    Algo combinado com as outras mães, era fazer um rodízio de crianças, daí todos os dias o meu filho tinha uma companhia da sua idade para brincar, tanto em casa quanto na casa de outros amigos ou na rua.
    Nos últimos anos tenho tirado férias junto com as férias escolares e podemos viajar, mesmo que seja uma viagem curta. Bom sair de casa e respirar novidades!
    No mais é deixar acontecer.
    Beijus,

  2. Deniserangel

    Luma,
    Obrigada por compartilhar dicas preciosas. A organização da casa antes de dormir talvez seja uma batalha que não estou disposta a trabalhar. Mas, concordo você, casa organizada à noite? Esse programa me parece bem mais eficiente: acordar com a casa organizada!
    Quanto ao rodízio de criança, nao tenho muita confiança de deixar a princesinha nas casas dos amiguinhos, a menos que a mãe dela conheça bem os pais, mas , isso é decisão dela.
    Ótimas férias pra ti também!
    beijo, menina

  3. luma rosa

    Oi, Denise!
    Comece por chamar os amiguinhos em casa. Notamos quando uma criança é bem criada. Vale conhecer os pais antes, principalmente na saída da escola ou mesmo no play, pracinha… Deixar a criança ir para a casa de outra pessoa sem conhecer é mesmo um tiro no escuro.
    Beijus,

  4. luma rosa

    Se você organiza a casa à noite, pela manhã terá mais tempo para “acordar” e sem correria tudo fica mais prazeroso. As crianças não funcionam bem pela manhã e de noite, arrumar o quarto enquanto brinca pode ser uma boa experiência. A criança com calma aprende a guardar e saber onde estão suas coisas. Além de sentir que está integrada a uma função. Pode dar preguiça depois de um dia todo brincando, mas é descansar um pouquinho e realizar.

    1. Deniserangel

      Luma, mesmo conhecendo os pais, não gosto de deixar as Princesinha na casa de terceiros. Quanto à arrumação à noite, realmente é mais eficiente. Estou fazendo a experiência.
      Beijo, menina

  5. Então, o que você fez durante todo o dia? | Sturm und Drang!

    […] Como a filha precisou do carro, fiquei em casa com a Princesinha. Ela está em recesso escolar. E eu também. Foi uma manhã comum, com direito à instalação do Windows 10, à preparação de um feijão […]

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: