Por dias mais justos para todas as pessoas

Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Dia de trocar flores e bombons por mais igualdade. Dia de reivindicar um país mais justo para todas as pessoas.

Este dia,  embora considerado  ‘festivo’,  foi criado para trazer à reflexão a trajetória da mulher ao longo dos séculos: trajetória de luta, dor, sofrimento, derrotas e conquistasSegundo dados do Mapa da Violência 2012, uma em cada cinco mulheres brasileiras considera já ter sofrido violência dentro de casa.  A Comission on the Status of Women da ONU registra que uma em cada três mulheres no mundo foi espancada ou violentada sexualmente. Portanto, o Dia Internacional da Mulher  é um dia de celebração e também de lutas.

É dia de relembrar e celebrar as conquistas femininas num mundo historicamente machista. Hoje, na maior parte do mundo, podemos votar, fazer controle de natalidade, estudar qualquer profissão que quisermos. É também dia de reforçar a luta pelo fim da violência doméstica que subjuga e mata tantas mulheres em todas as classes sociais e em todos os países. (@cintiacosta – http://bit.ly/XZ4LZo )

No Dia Internacional da Mulher, é sempre oportuno relembrar as principais conquistas do movimento feminista. A data é um bom ponto de partida para inserir no meu planejamento, aulas para debater questões de gênero. Já preparei uma apresentação com os dados do site Nova Escola , que mostra os fatos históricos que marcaram as conquistas das mulheres para discutir com meus alunos.

Embora tenhamos conquistado muitos direitos que nos foram negados, ainda há muito pelo que lutar contra os abusos históricos cometidos contra as mulheres. Sonho com o dia em que as Mulheres não queiram receber flores ou chocolates (muitas querem só isso, infelizmente); mas que exijam receber, apenas e tão somente, RESPEITO! Não só neste dia 8 de março, mas nos outros dias também! Pensem nisto.

Imagem: Mariana Massarani – Assessoria de Promoção da Saúde – SMS-Rio

  • Este post faz parte do Meme de Março, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar,clique aqui e saiba mais.

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Um comentário para “Por dias mais justos para todas as pessoas”

  1. #mememar resumo das postagens

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: