Mídias sociais na Educação

HTC HD7 8

A educação é realmente algo muito complicado. E algo muito complicado exige soluções inovadoras e efetivas.  Os alunos de hoje em dia, em tese, têm acesso ilimitado à informação pela Internet – mesmo os de baixa renda, pela facilidade de encontrarem redes wifi disponíveis, que permitem a conexão entre diversos dispositivos sem fio, de modo que se conectam rapidamente por seus celulares.

Qual é o problema?

Os alunos gostam muito de se comunicar entre si, desta maneira, utilizando seus dispositivos móveis.  E o fazem, frequentemente, durante as aulas. E qual o problema? O problema é que nós, professores, perdemos a oportunidade de  usar a mídia social e tecnologia em nossas aulas e  encontramos dificuldades para nos conectar com estes alunos. Mesmo assim, é importante enfrentar o desafio de usar a mídia social na sala de aula por várias razões.

Em primeiro lugar,  se os alunos apreciam tanto o uso da tecnologia e os professores introduzem a aprendizagem em algo tão relevante  para eles, como o celular, os jogos, os vídeos e as redes sociais, espera-se que estejam mais propensos a interagir com os conteúdos apresentados, certo?

Tecnologia dentro do bolso

Repito a pergunta: então, qual é o problema? Nós, professores, muitas vezes olhamos com pessimismo o uso de mídia social na sala de aula, no entanto, é importante entender que, se  nossos alunos possuem a tecnologia ao alcance das mãos, em seus bolsos, porém, não estão autorizados a utilizá-la, talvez estejamos desperdiçando um potencial que seria muito útil para alcançar objetivos educacionais.

“Tecnologias como as do smartphones têm aplicações comprovadas em instituições de ensino, cujos educadores lançam mão de tais ferramentas, que os alunos já utilizam, para conectar o currículo com as questões da vida real. “(Tendências para a Educação nos próximos cinco anos – Vinícius Farias)

Mais uma vez: qual é o problema, professor? Caso sua relação com os dispositivos digitais não seja satisfatória, que tal perguntar aos alunos como utilizá-los? Esta troca é enriquecedora. Eles são nativos digitais, lembre-se disso. E se você já tem controle sobre os dispositivos, por que não mudar a maneira de usá-los  em suas aulas?

Imagem:  Osman Kalkavan

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

5 comentários para “Mídias sociais na Educação”

  1. Márcia

    O problema é que os alunos não têm limites e têm que saber que tudo tem o seu momento certo. É legal usar mídias, eu mesma estou promovendo uma gincana de Língua Portuguesa no Facebook.Os alunos estão super empolgados. Mas com celular temos que ter muito cuidado. Eles simplesmente querem ouvir funk e ligar pros colegas o tempo todo, sem contar com as fotos e filmagens fora de hora. E todo mundo sabe que não se pode aproveitar esse interesse deles o tempo todo. Até pra isso tem que ter direcionamento, planejamento e regras. Acho que educar também é dar limites e mostrar que nem tudo pode ser agradável o tempo todo. A vida real não é assim.

    1. Denise Rangel

      Marcia, qualquer ferramenta exige planejamento e regras para utilização em sala de aula. Com o celular nao poderia ser diferente.
      Beijo, menina

  2. Sybylla

    Eu adoraria poder usar toda a tecnologia disponível em sala de aula. Infelizmente, os alunos veem os celulares apenas como tocadores de música e máquinas fotográficas. Teria que haver um projeto muito bacana e muito bem feito, que de fato mostrasse aos alunos a vantagem de usar um celular como uma ferramenta de aprendizado.

    Mas o problema também é que muitos alunos não têm acesso aos smartphones que poderiam baixar aplicativos próprios para educação. Acho que teria que ser algo muito pensado para ser aplicado e especialmente, mostrar a professores e alunos as vantagens de usar a tecnologia a favor da educação.

    Abraço! 😀

  3. Nosso “big brother” de cada dia | Sturm und Drang!

    […] meu trabalho, é muito comum os alunos se comunicarem entre si, utilizando seus dispositivos móveis.  E o fazem, frequente e deliberadamente, durante as aulas. […]

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: