Faça cara de paisagem para não engordar

Quando éramos adolescentes, comíamos todo tipo de porcaria alimentos e não engordávamos. Até os 25 anos pesávamos orgulhosos 44 kg, sem nenhuma restrição na dieta. Atualmente, com pouco mais de 50 anos, tentamos manter o mesmo padrão alimentar da juventude e, obviamente, engordamos. Infelizmente, isto acontece porque, à medida que o tempo passa, gastamos menos calorias e nosso organismo transforma músculo em gordura.

E, para piorar o quadro nada animador, segundo o endocrinologista Alfred Halpern*, um dos especialistas mais respeitados do país (aquele da dieta dos pontos), o estresse cotidiano é mais um fator engordativo porque eleva os níveis de cortisol, hormônio produzido pela glândula supra-renal, que aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue, e está diretamente ligado à resposta do organismo ao estresse, e, conseqüentemente, ao aumento de peso. (Estresse Engorda. Revista Empresarial, São Paulo – SP, 2008). E nem adianta comer menos, fazer jejum, ficar a pão e água, se não tivermos uma vida tranqüila e equilibrada. O estresse engorda porque provoca alterações em nosso metabolismo.

Isto explica porque, quando temos uma vida muito estressante, mesmo fazendo regime e controlando a alimentação, não perdemos peso, e, às vezes, até o ganhamos. Mesmo sem comer, o organismo estressado fabrica a cortisol que, além de aumentar o apetite, estimula a produção de células de gordura e as torna mais infladas. E, a danadinha da substância inibe a queima das gorduras que estiverem estocadas em nossos corpinhos roliços.

Segundo o endocrinologista, não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada. E, quando comemos como um passarinho e continuamos engordando, talvez estejamos esquentando demais nossa cabeça estressada. Se não há nenhum problema de saúde, comprovados por exames e acompanhamento médico, e engordamos, engordamos e engordamos, então, amigos, precisamos fazer “cara de paisagem” para qualquer situação que queira nos tirar do sério.

Tenho tentado encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente, preferindo alimentos zerados, como vegetais cozidos a vapor, frutas frescas, soja e outros. Dieta de gueixa, hehe. Dizem que mulheres japonesas não envelhecem nem engordam. Elas comem várias vezes por dia, em pequenas porções. Mas, confesso que, eliminar o chocolate é algo além da imaginação. Diminuir? Talvez … talvez…

E, é óbvio, venho tentando desenvolver a arte de fazer cara de paisagem ante o estresse cotidiano. Sem exagerar, é claro, porque, as situações que provocam tensão e que despertam em nós o instinto assassino adormecido podem exigir que tenhamos uma expressão de naturalidade e frieza inabaláveis. Mas, interiormente, pode estar acontecendo a batalha entre o bem e o mal.

Não consegue emagrecer, mesmo comendo “capim”? De acordo com o doutor Alfred, qualquer dieta emagrece, até a do brigadeiro. O excesso é que é o grande vilão. A lição número um é: tente não se estressar demais com seus problemas. e fazer cara de  paisagem. Você consegue? Ficar calminhos e controlados para não explodir, nos dois sentidos que tal termo possa evocar, é missão árdua e necessária. Missão quase impossível para uma “sturm und drang” como eu.

Imagem: daqui

* Dr. Alfredo Halpern é médico endocrinologista, professor da Faculdade de Medicina da USP. Autor de “Pontos para o gordo“ e,em co-autoria com Claudir Franciatto, “Desta vez eu magreço!” e “Magro para sempre!”.

Powered by ScribeFire.

emagrecimento, dieta, estresse, Albert Halpern, cara de paisagem

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

5 comentários para “Faça cara de paisagem para não engordar”

  1. Luma

    Denise, já saiu pesquisa também, falando que dormir ajuda a emagrecer. Algo a ver com os hormônios sintetizados durante o sono, mas ao meu ver, concorda com a pesquisa que apresentou; ela faria com que o stress não passasse do limite aceitável. Outra coisa que sei, o organismo precisa de um repouso para restabelecer o metabolismo, no caso, 12 horas. Assim, se você comeu às 18 hs, só poderá comer doze horas depois, às 6 hs da manhã do outro dia. Quer testar? 😉
    Cara de paisagem? É testar o nosso limite!
    Bom fim de semana! Beijus

  2. Denise Rangel

    Ficar de 18h às 6h sem comer, não consigo, não, hehe. Mas de meia noite às 10h é viável. Realmente,fazer cara de paisagem é testar meus limites. Nem sempre funciona.
    beijo, menina

  3. Lucia Malla

    Denise, eu acho q viver sem stress é a melhor coisa q pode acontecer pro seu organismo, independente da dieta. Nesse ponto, concordo com o Dr. Alfred.

    Desestressemos, pois. 🙂

    Beijos!

  4. denise rangel

    Pois é, Lucia, agora há pouco estava pensando: em pleno domingo estou trabalhando feito louca para dar conta dos prazos que tenho de cumprir. E fico repetindo para mim mesma: “não estressa, relaxa, uma coisa de cada vez”. Mas parece que o trabalho não acaba nunca.
    beijo, menina

  5. Lunna

    Bom dia Denise, olha, dias desses me surpreendi com o meu peso, que no meu caso significa ir ao médico e voltar a controlar a chata da minha hipófise.
    Mas eu sempre achei que as pessoas engordam por uma questão bem simples: falta de educação a mesa. Eu confesso que não gosto de comer e só em pensar em fazer cinco refeições ao dia para educar o meu corpo me faz sentir cansaço. Assim sendo, tenho atacado as verduras, os legumes e de manhã como queijo branco e suco. Claro que não parei com o meu delicioso chocolate branco, mas não como muito chocolate. Não mesmo,a não ser que eu esteja menstruada, aí o meu ser implora por chocolate ou viva o mau humor. hahahahahahaha
    Sou vegetariana desde pequena, não como carne, não tomo leite de vaca, só de soja e me sinto muito bem…
    Essa semana, com as tais cinco refeições horrorosas perdi 5 quilos. Claro que eu não conto porque também estou tomando os medicamentos (naturais) a base de ervas (claro) para controlar o funcionamento da hipófise…
    Eu acho sim que a gente pode comer de tudo, mas sem exageros e dormir é algo necessário sim, mas não em demasia. Quatro ou cinco horas pra mim já está de bom tamanho…
    Abraços meus

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: