Comer chocolate pode ajudar a reduzir risco de doenças cardíacas e câncer; mas, por outro lado, pode provocar outra doença indesejável: a obesidade. Para evitá-la, precisamos observar se não estamos substituindo os vegetais, frutas e grãos integrais de que precisamos, pelo chocolate.
Estudos laboratoriais demonstraram o potente efeito antioxidante de um grupo de compostos chamados flavonóides nos grãos de cacau. Quando as pessoas consomem chocolate e cacau, a quantidade de antioxidantes aumenta em seu sangue. Estudos também mostram que a oxidação do colesterol LDL, um processo que converte o colesterol de uma forma mais prejudicial aos vasos sanguíneos, é retardado.
Outros estudos sugerem que a ação antioxidante do chocolate pode proteger o nosso ADN de danos que podem evoluir para câncer. >Os flavonóides do chocolate fornecem benefícios adicionais para a saúde do coração, pois melhoram a função e o fluxo dos vasos sanguíneos.
Um milk shake poderoso para o coração
O chocolate escuro é mais rico em flavonóides. Um estudo comparou a atividade antioxidante total de porções individuais de cacau, chá verde, chá preto e vinho tinto, e relatou que o cacau supera todos os outros alimentos. No entanto, o cacau disponível nos chocolates que comemos, contêm misturas de cacau, que enriquece o sabor, mas contém menos antioxidantes.
O ideal é adquirir o cacau natural e misturá-lo ao leite. Setenta por cento da gordura do chocolate escuro é gordura mono ou um tipo específico de gordura saturada, o ácido esteárico, que não aumenta o colesterol sanguíneo. Estudos mostram que eles potegem a saúde do coração.
Mas, e a obesidade?
Realmente, as calorias no chocolate podem representar um problema. Dois a quatro pequenos pedaços de chocolate escuro contêm cerca de 165-220 calorias. Saborear pequenas porções de chocolate escuro, ou cacau ao leite, ricos em flavonóides, é uma forma de diminuir este risco, se acrescentarmos à dieta, mais vegetais, frutas e grãos
O chocolate é uma bomba poderosa! Equilíbrio é fundamental na escolha da maneira como lidamos com ele em nossa dieta. Saúde para o coração e doença para o “seu peso”. Use com moderação.
Fonte de pesquisa: Karen Collins, American Institute for Cancer Research
Foto: Ali West
Ah, não vejo maldade no chocolate! Uma barra de chocolate tem, dependendo do chocolate, 4 vezes mais flavonóides que um copo de vinho tinto e o chocolate amargo ou extra amargo, apresentam menores índices do chamado mau colesterol. Achocolatados, estes sim são vilões – são puro açúcar. Mas quem não resiste a um milkshake de ovomaltine? Pow! E agora inventaram um ovomaltine em raspas de chocolate, uma coisa do capeta! 😀
LumaAinda não experimentei este, com raspas de chocolate. Preciso de um já! Eh,eh,eh, uma verdadeira armadilha de satanás!