Por que prefiro móveis usados?

Móveis comprados em brechós

Pode parecer que estou fazendo economia ou que sou uma velha gagá acumuladora de cacarecos que vive remendando as coisas para reaproveitá-las. Porém não se trata disto. Usar móveis de segunda mão e objetos reciclados foi a  maneira que encontrei para adicionar um toque mais sustentável ao meu apartamento.

Estou consciente de que, mesmo que uma peça de mobiliário seja feita de materiais sustentáveis ou de forma ambientalmente responsável,  ainda assim ela requer energia e recursos para sua fabricação. Ao optar por móveis de segunda mão, a necessidade de se fazer novas peças de mobiliário é eliminada.

Além disso, manter móveis usados ou antigos fora do aterro ou do lixão é consequência deste processo de reaproveitamento, ao mobiliar a casa com móveis usados.  E o reaproveitamento e a reciclagem se aplicam  tanto aos acessórios de decoração, quanto ao mobiliário.

Às vezes, é necessário  apenas uma nova camada de pintura para enfeitar um móvel usado ou um item de decoração. Tenho conseguido móveis praticamente novos, em brechós, como se os antigos donos deles trocassem a mobília como quem troca de roupa.

Meus móveis de brechós

Encontrei sofá, arca, escrivaninha, cômoda, cabideiro, cadeira de escritório, mesas e cadeiras de cozinha, fogão, geladeira, e outros itens em brechós. Não precisei reformá-los, pois estavam em ótimo estado.

Quando mudei de apartamento, vendi ao brechó alguns móveis e doei  outros que não cabiam no  novo espaço. Esta última mesa de escritório, da foto,  muito grande, doei para meu pai, que adorou o presente!  Adquiri outra escrivaninha, também em um brechó, no tamanho que coubesse no apartamento atual.

Já estou pensando em trocar o velho sofá do escritório por um sofá-cama ou uma bicama e adquirir prateleiras ou estantes para fazer um escritório que sirva como quarto também.

Decorar a casa com materiais reutilizados não é sinal de “pobreza” ou  falta de estilo. É responsabilidade e comprometimento com a preservação dos recursos ambientais. Com criatividade e paciência para garimpar a peça certa, nos brechós, a mistura de estilos, chique ou retrô, é um convite para montar ambientes cheios de personalidade que darão um toque especial e pessoal na decoração.

Leia também:

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...