O Sturm und drang

Como surgiu o Sturm und drang

Um grupo de jovens intelectuais unidos em torno de Herder, conhecido como a “geração de 1750”—Goethe,Schiller(1759-1805), Klinger (1752-1831), Lenz (1750-1792), entre outros — iniciou um movimento sem precedentes, o Sturm und Drang (denominação tirada do título da peça de Klinger, Tempestade e Ímpeto).

Características do movimento

O movimento se opunha ao Iluminismo, que dominava a cultura européia da época. Este afirmava o predomínio da razão sobre os demais valores do homem e do mundo. Aquele colocou a vida como valor supremo e recusou todas as normas que, embora válidas racionalmente, pudessem limitar o desenvolvimento individual.

Rompendo conceitos

O Sturm und Drang rompeu violentamente com conceitos e esquemas que regulavam as relações individuais e sociais, políticas e morais. Repercutiu profundamente na arte, proclamando a liberdade absoluta do artista, cuja produção haveria de ser expressão do seu poder criador e não fruto da obediência a preceitos e técnicas formais preestabelecidos.

A genialidade do artista é que ditaria as normas para as suas obras. O ímpeto com que os iniciadores do movimento defendiam essas idéias suscitou, na Alemanha, uma verdadeira revolução em todos os campos da cultura e da vida.

Na literatura

A aceitação foi completa e apaixonada. A produção literária na Alemanha não tinha, até então, uma nítida fisionomia de originalidade, eis que se ressentia da influência francesa.

A própria língua não era prestigiada: “uma língua boa para os cavalos e para rezar”, costumava dizer o Rei Frederico II da Prússia, que, em julho de 1775, escrevia a Voltaire: “É preciso esperar que a natureza propicie o nascimento de verdadeiros gênios. O solo que produziu um Leibniz pode produzir outros. Eu não verei esses belos dias de minha pátria, mas prevejo essa possibilidade”.

Era falsa a profecia do rei. A possibilidade se concretizaria nesse mesmo ano, quando foram publicados o Werther e os primeiros dramas de Goethe. Em seguida, aparece Os Bandoleiros, de Schiller. De um momento para outro, “a geração de 1750″ projeta no exterior uma literatura que nunca fora significativa. E agora os papéis se invertem: os escritores alemães passam a influir sobre a produção de outros povos.

Tempestade e ímpeto!

O Sturm und Drang é, pois, um movimento de caráter nacional que desencadeia o Romantismo. Goethe é a figura mais destacada, por sua força vital e criadora, ao mesmo tempo reflexiva e turbulenta. Torna-se a personalidade mais notável de Strasburgo e sua fama ultrapassa as fronteiras da Alemanha. Homens célebres e mais velhos solicitam sua amizade. Suas obras são discutidas e aplaudidas. É o começo impetuoso de uma projeção literária que não haveria de declinar.

Poema de Goethe

Johann Wolfgang von Goethe
(1749 – 1832)

Aos Leitores Amigos

Poetas não podem calar-se,
Querem às turbas mostrar-se.
Há de haver louvores, censuras!
Quem vai confessar-se em prosa?
Mas abrimo-nos sob rosa
No calmo bosque das musas.

Quanto errei, quanto vivi,
Quanto aspirei e sofri,
Só flores num ramo — aí estão;
E a velhice e a juventude,
E o erro e a virtude
Ficam bem numa canção.

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Por que o blog se chama Sturm und Drang?

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3 comentários para “O Sturm und drang”

  1. viagemafora

    Ola Denise gostamos muito seu Blog !! Parabens
    Viajamos por 5 meses e agora temos um blog.
    Estamos mandando o link para que vc possa nos visitar e esperamos que vc goste.
    http://www.viagemafora.blogspot.com
    Agradecemos a sua visita e te desejamos um ótimo 2010.
    um grande abraço
    Antonio & Ellen

  2. Eliezer

    Olá, estou preparando uma aula sobre Herder e passei aqui para aprender um pouco mais sobre Sturm und drang. Sobre o comentário de Frederico II em relação ao alemão, Herder afirmou “falamos palavras estrangeiras e elas nos afastam de nossos próprios pensamentos”.

    Até

  3. Quais os objetivos de seu blog? | Sturm und Drang!

    […] de exclamação) com a tagline “Tempestade e Paixão” , mostrava minha identificação com o movimento literário de mesmo nome , que, marcado por uma forte emotividade, não queria a doçura e o lirismo na poesia, mas que ela […]

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