Deixe a luz acesa ao sair

Aquele velho hábito de apagar a luz quando sair de um cômodo pode não ser tão eficiente para economizar luz quando se tratam de lâmpadas econômicas ou fluorescentes, embora sejam consideradas ecologicamente corretas. Melhor é deixá-las acesas se pretende voltar logo ao ambiente. Sabem por quê?

Se pensarmos de maneira sustentável, as lâmpadas econômicas são unanimidade, por serem mais eficientes e apresentarem maior durabilidade e gerarem uma economia de 80%, se comparadas às incandescentes. Além disso, consomem apenas 50% da energia necessária para iluminação, já que necessitam de apenas um quinto da eletricidade que uma lâmpada comum para funcionar.

Dependendo do tipo e da forma de funcionamento, a vida média de uma lâmpada econômica varia entre 5.000 e 45.000 horas, enquanto uma lâmpada comum dura apenas 1.000 horas. Segundo o Inmetro, a utilização destas lâmpadas representa ainda uma redução significativa da exploração dos recursos naturais pois, quanto menor o consumo de energia, menor será a necessidade de novas usinas para produzí-la.

No entanto, por uma questão de bom senso e economia, as lâmpadas fluorescentes são indicadas apenas em ambientes onde o acendimento da lâmpada não seja frequente, e ela fique acesa por longos períodos de tempo, como em cozinhas, salas, escritórios. Em locais em que se acenda e se apague a lâmpada com frequência , ou em que a lâmpada fique acesa por períodos curtos, como nos banheiros, por exemplo, as lâmpadas fluorescentes terão sua durabilidade diminuída.

O que fazer, então, em banheiros ou em locais em que se passe poucos minutos? Trocá-las pelas lâmpadas tradicionais? Complicado, não é? Penso que não, porém, para compensar esse tempo de vida útil, é recomendado que, nos ambientes em que se vá permanecer por muito mais tempo, ao sair para ir a outro cômodo e voltar em seguida, o mais econômico é deixá-la ligada. Desta maneira, a lâmpada fluorescente durará muito mais.

 

Foto: DiegodaCal

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: