Você reconhece um bom chocolate?

Quando você morde o chocolate e ele começa a derreter em sua boca, a primeira sensação é de total satisfação ou decepção? Pois é.  Existem maneiras de saber (caso não conheça a marca ainda) se um chocolate é de boa qualidade.

Antes de atacá-lo, olhe para ele. O chocolate deve ser homogêneo, lisinho e brilhante. Logo na primeira mordida, você percebe que o chocolate apresenta dureza e quebra fazendo um barulhinho característico.  Se ele  se  estilhaçar, é seco demais; se não se quebrar, é muito gorduroso. Mas tem de ser em temperatura ambiente, pois, qualquer chocolate gelado vai ficar uma pedra, né. Isto significa que há  manteiga de cacau, e não um monte de gordura hidrogenada.

A manteiga de cacau é um dos ingredientes mais importantes e caros na formulação do chocolate.  Por isso que os chocolates mais deliciosos custam caro, no entanto, são mais saudáveis. A Kopenhagen, por exemplo, é uma das marcas que não substituem a manteiga de cacau por outras gorduras.  A diferença de sabor e qualidade é perceptível.

Se você demora muito a devorar seu bombom (o que não é o meu caso), se ele for de boa qualidade, começará a se derreter rapidamente em suas mãos. É a manteiga de cacau de novo em ação. Ela é uma gordura especial que funde imediatamente abaixo da temperatura do sangue.

Em seguida você percebe que seu chocolate desprende um aroma e sabor deliciosos, indescritíveis. Ele começa a derreter imediatamente e não tem granulosidades. É macio, sedoso, deslumbrante. E o sabor pode variar entre o amargo com um pouquinho de acidez, ou um mais doce com menos acidez, ou ainda um sabor com uma leve sensação de sal, que é um segredinho para desprender melhor o aroma do cacau.

Prestou atenção? Então, pense bem quando for comprar um bombom ou uma barra de chocolate. Economizar pode ser fatal e o falso prazer acabar em uma baita dor de barriga. Já diz o ditado: o barato sai caro.

Imagem: daqui

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

3 comentários para “Você reconhece um bom chocolate?”

  1. valter

    DE,
    sua danada mata o véio!
    Sabe que chego até a sentir o aroma do chocolate com essa página aberta? Vou sair daqui rapidinho.
    Adorei o “crime” da Ana Paula. Marvadas, atacam em dupla as bruxinhas!
    Licença, vou assaltar a geladeira agora.
    Beijo, meninas

  2. Cássia Marques

    Além de ser contadora de histórias, também faço chocolates. E após ler essa matéria posso dizer que concordo plenamente com tudo. Batalhei e treinei muito até que meu chocolate tivesse exatamente a configuração descrita no texto. E olha… difícil achar chocolates industrializados com o mesmo sabor. Beijos e parabéns pelo site. Uma delícia de se navegar!

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: