8 comentários para “Você faz xixi no banho?”

  1. Luma

    Não faço xixi no banho, porque depois tem que deixar muita água correr para esse xixi sair dos canos e se você não deixa a água correr, o banheiro todo com o tempo fica cheirando xixi velho, um nojo! E em casa somos quase 10, o que fazemos é evitar dar muitas descargas de água. Falta água aqui na região e por isso também nos educamos assim. Feliz dia das mães!! Beijus

  2. Denise Rangel

    Luma, a SOS Mata Atlântica explica que 95% do nosso xixi é composto de água e os outros 5%, de substâncias como a uréia e o sal, que vão embora com a água corrente. É só fazê-lo no início do banho.
    Ótimo mais um dos 365 dias das mães pra ti também!
    beijo, menina

  3. Boni Rangel

    Denise,

    É engraçado como essas informações teóricas às vezes não procedem na prática. Desde criança sempre soube identificar as pessoas que urinam no banho através de seus banheiros fedidos. Eu me considero uma pessoa econômica e preocupada com a natureza (a quem diga até demais). Mas acredito que alguns desses procedimentos econômicos de hoje em dia já se tornaram comportamento neurótico que dificilmente trazem reais benefícios para à natureza. Não vamos deixar de ser higiênicos, por favor.

  4. Felipe

    Bom, eu faço xixi no início do banho e pude observar nas duas residências em que morei e moro que existem algumas particularidades nessa prática. Quando marava em um apartamento em que o ralo do box era um “ralo seco” este nunca apresentou cheiro algum, já hoje em dia, na nova residência, o cheiro apareceu. Observei que o ralo do box era do tipo sifonado. Desenvolvi a seguinte teoria: o cheiro de uréia apresentado em alguns banheiros pode decorrer dos dois seguintes motivos:
    1) fazer xixi no chuveiro perto do término do banho, e não no seu início;
    2) falta de limpeza periódica ADEQUADA do ralo sifonado do seu banheiro, estamos falando aqui de tudo que vai pela pia, chuveiro e eventual água de lavagem do piso. Todos esses detritos, com o tempo, podem obstruir parcialmente o sifão do ralo sifonado (e estamos falando principalmente de obstrução causada por cabelos). Com esse matéria obstruída no sifão, de origem orgânica em sua maioria, sendo “regada” com urina existem processos bioquímicos responsáveis pela liberação de gases responsáveis pelo mau cheiro no seu banheiro.

    Bom, acho que é isso. Lembrando que esta esplicação não está baseada em comprovação científica, com base em experimentos controlados, apesar de ser razoávelmente bem fundamentada com base nas observações empíricas e no meu conhecimento científico sobre o assunto (sou eng. civil atuante na área de recursos hídricos). O que posso dizer com toda a certeza do mundo é que: se a urina for lançada no ralo no início do banho e não existir obstruções (matéria orgânica ou ralo sifonado deficiente) na canalização de esgotamento sanitário, esta urina será totalmente diluída e conduzida para fora da residência em questão.

    Abraço,
    Felipe.

  5. Felipe

    Eu só queria colocar uma questão sobre este assunto:

    Será que existe mesmo uma economia nesta prática?

    Creio que se a maioria das pessoas, assim como eu, faz xixi no chuveiro com este aberto, talvez a quantidade de água que é desperdiçada pelo chuveiro enquanto se faz o xixi seja da mesma ordem de grandeza da água desperdiçada no vaso sanitário. Principalmente se estivermos considerando os atuais vasos sanitários que possuem descarga específica para n°1 e n°2.

    Ainda não fiz os cálculos. Se alguém já tiver a resposta, gostaria de saber! Talvez esta prática não seja tão eficiente, ou apresente benefício pouco significante, ou seja, na verdade, maléfica, dadas certas circunstâncias.

    Abraço,
    Felipe.

  6. Jessé

    Felipe,
    o mecanismo é fazer xixi com o chuveiro aberto e ficar embaixo dele já no processo de banho, ou seja, se molhando para logo após desligar o chuveiro para se ensaboar, e não deixar o chuveiro aberto com a água caindo apenas para lavar a urina sem estar embaixo dele.
    Pode ser ainda acrescentado, que ao tomarmos banho, não descerá apenas água pura e sim, com normalmente sabonete, xampu, o que ajudará a retirar qualquer odor.
    Tenho esta prática há muito tempo e até agora não tive problemas com cheiro em meu banheiro.
    Ab,
    Jessé

  7. Jose Carlos Kriver

    Esta campanha ignora que a quase totalidade de box de banheiros está desnivelada e com poças. O xixi se acumula alí , só que a pessoa não vê . Mesmo em box feito nivelado e sem poças , existe a necessidade de higienização após se urinar ali . Essa higienização provoca um gasto muito maior de água do que o consumo de uma descarga . A não ser que a pessoa não tenha um mínimo de percepção e higiene.
    Pela campanha , a urina é pura.
    Mas veja o caso da leptospirose que é provocada pelo rato.
    O rato é um mamífero e possui um organismo como o do homem e é usado como cobaia de laboratório por isso .
    A leptospirose não vem de dentro do rato mas é provocada por bacterias desenvolvidas em poças de urina dele .
    A urina do homem também é pura , mas fora do corpo do homem , é campo fértil para desenvolvimento de outras doenças .
    Como já disse , a maioria das pessoas está caindo nessa conversa sem saber dos riscos.
    Existem laboratórios que vão faturar alto com as doenças provenientes daí.

    1. Denise Rangel

      Olhando por este ponto de vista, você está correto; no entanto, durante o banho, a água é capaz de levar a urina junto com ela para o ralo. E, com campanha ou não, as pessoas fazem xixi, não só no banho, como na piscina, na praia, na lagoa, em qualquer lugar que tenha água. Duvida?

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: