Um Inverno pra lá de diferente !


Tenho percebido a decepção de algumas amig@s a respeito da temperatura neste inverno, lá onde vivem. Uma delas, a Elena relatou:

“Não acreditei quando acordei de manhã, abrí as cortinas e ví as pessoas na rua usando short e camiseta.  O ano passado por essa época a paisagem aqui, estava toda branquinha de neve.  …eu tô torcendo para que venha a neve. Acho que esse ano ela nao vai aparecer, infelizmente.  Tô muito desapontada…pois adoro neve !.”

A neve vai aparecer?

Também li em outro blog a preocupação com os ursos que não estão hibernando ainda. E em outro, que foi procurar neve na Suécia e não achou. E outro, sobre o derretimento do gelo, etc e tal. Então pensei: quanto se fala em Educação ambiental, mas o que se tem feito para evitar o caos. Será que ainda não atinamos para o fato de que um desastre não vai ocorrer daqui a cem anos, mas que já está acontecendo?

Mudanças precisam ocorrer agora!

Estudos indicam que precisamos limitar o aquecimento global a menos de 2º C para evitar impactos perigosos sobre a natureza, a humanidade e a economia global. Mudanças perigosas e irreversíveis serão causadas por um aquecimento global médio de 2ºC e estes se agravarão caso a temperatura suba acima disso. Pesquisas recentes sobre as emissões de gases de efeito estufa mostram que, embora a janela de oportunidade esteja fechando, ainda é possível evitar esse cenário.

Permanecer abaixo dos 2º C ainda é possível

Temos a possibilidade de permanecer abaixo dos 2º C, mas somente caso se estabilize a concentração de CO2. Permitir que as concentrações subam acima deste nível significaria conseqüências irreversíveis.

Como manter o aquecimento global médio abaixo de 2º C?

Será preciso que nos países desenvolvidos se aprofundem as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa acordadas no Protocolo de Quioto. Cada país terá que incentivar a adoção de energias renováveis e maior eficiência energética, promover maior uso do transporte público e incentivar o uso de veículos mais eficientes.

No Brasil, seria necessário conter o desmatamento com metas claras de queda contínua no índice. O Brasil é tido como referência na geração de energia limpa, mas tem dado sinais de que pretende aumentar a importância de combustíveis fósseis.

Algumas conseqüências que já podemos antever

• Risco de contaminação por malária e outras doenças transmissíveis por insetos ou pela água.

• A produção de cereais poderá diminuir em 50%, a de milho em 25% e a de soja em 10%.

•Escassez global de água.

•60% de perda do gelo no Ártico durante o verão.

•Derretimento completo e irreversível do gelo da Groenlândia com um aquecimento de 1.5º C.

•Diminuição de 25% ou mais do volume de gelo oceânico. O gelo continua a retroceder por cerca de 2 graus de latitude.

•25-50 milhões em risco devido ao aumento dos níveis dos mares e às inundações costeiras. Os custos às nações serão de centenas de bilhões de dólares.

•O Norte e o Nordeste do Brasil serão as regiões mais atingidas.

•Aumentos na freqüência e intensidade de inundações, secas, tempestades, ondas de calor, ciclones tropicais e outros eventos climáticos extremos.

•O Sul e o Sudeste do Brasil sofrerão mais episódios de eventos climáticos extremos.

•25% de espécies extintas

Bem, vou parar por aqui e retomo esse assunto em outro post, refletindo sobre as ações para evitar o aquecimento.

continua...

[informações do site assets ]

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

11 comentários para “Um Inverno pra lá de diferente !”

  1. Maria Elena

    Oi querida Denise,
    Que honra…de um “scrap” do meu modesto post, voce fazer um relato tão interessante. Realmente Denise, parece que os viloes da história, nao tao nem aí para o problema do aquecimento global, nao é mesmo. O Mr. Presidente continua tirando o corpo fora, o desmatamento no Amazonas avança sem nem uma solucao pelo visto. Se assim continuar, o que será dos nossos netos e das geraçoes que virao?
    Aqui com certeza o clima tá mudado e totalmente diferente do que costumava ser. O meu marido e minha filha estão adorando(mas tambem preocupados), pois nao gostam de neve… mas eu estou desapontada e um pouco apreensiva com o que vem pela frente.
    Beijos,
    me

  2. msieni

    Oi Denise,

    Obrigada pela suas visitas. Acho uma boa e vou pensar sobre o que escrever!

    beijinhos

  3. D. Afonso XX o Chato

    Denise,

    Apesar da gripe quase não me deixar sair da cama, resolvi dar uma espiadinha (a gente não resiste, né? hehehe). Depois, talvez amanhã, comente os dois últimos posts, pois são muito interessantes. bjs

  4. denise

    Pessoal, a idéia é pensar em soluções práticas, viáveis, vocês entenderam bem! Legal!
    beijo a todos
    Denise

  5. Alline

    Denise, a Lúcia Malla e o Allan estão com idéias mirabolantes sobre este tema. A Flávia Nogueira tb falou sobre o tema.
    Eu ainda não consegui sossegar o facho para falar a respeito, mas dê uma olhada nestes blogs (veja os links no meu blog, caso não tenha).

    Beijos, adorei ler sobre isso aqui.

  6. Jan

    Querida vou postar sobre isso, talvez não tão bem quanto vc ;). Mas assim que postar eu aviso, ok? Beijão.

  7. Elizabeth

    OI DENISE,
    ASSISTI ONTEM A UM PROGRAMA SOBRE A PLANTACÃO DE CANA NO BRASIL PARA A VENDA MAIOR E EXPORTACÃO DO ALCOOL COMO COMBUSTIVEL, O QUE ALÉM DE PIORAR PARA OS TRABALHADORES E OS SEM TERRAS ESTA AJUNDANDO AINDA MAIS A PIORAR O PROBLEMA DO MEIO AMBIENTE COM AS QUEIMADAS, POLUICÕES DAS AGUAS E A MATANCA DAS FLORESTAS PARA A PLANTACÃO. O PROGRAMA ERA FINLANDES E MUITO BEM FEITO MOSTRANDO PRIMEIRO OS PRÓS E AS MARAVILHAS E DEPOIS FALANDO DO MEIO AMBIENTE.
    ESTE TEMA DA PARA MILHÕES DE POSTS, VOU ESCREVER O MEU AMANHÃ, POIS HOJE JÁ ESTOU A CAMINHO DA MINHA CAMINHA.
    BEIJOS

  8. Claudia Beatriz

    oi Denise.. muito interessante seu post… aquecimento global não é mais coisa do futuro..está acontecendo mesmo!

  9. Flávia Nogueira

    Oi Denise, vim indicada pela Elizabeth. Eu também escrevi um pouquinho sobre isso. Fico tão indignada que nem consigo me expressar direito. Fico furiosa, na verdade. Aqui estou com umas idéias para tentar ver e ajudar nessa nossa situação. Divulgar já é uma ótima solução para a conscientização das pessoas. Mas eu quero pensar em algo mais prático. Tipo plantar árvores! Vou pensar…..
    Beijos

  10. aninha-pontes

    Talvez seja a hora de arregaçar as mangas, e ao invés de ficar reclamando, partir para a ação. Pode ser que o que nos cabe neste momento é apenas falar e falar. O único canal que temos é este?
    Então vamos apoveitar.
    Beijos

  11. Zippy acomplia news.

    Acomplia….

    Acomplia meds purchase. Acomplia. Where can i purchase acomplia. Obese online pharmacy getpharma acomplia….

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: