Teoria sobre algo (ou sobre nada)

E o #MemedeDezembro, idealizado pelo grupo LuluzinhaCamp, está no 29º dia, mas este blog ainda está longe do final. Hoje falaremos sobre o tema  “uma teoria sobre alguma coisa ou sobre nada (E o mundo não acabou…)”.

East Greenland Ice Sheets

Pois é, já que o mundo não acabou, vamos falar sobre algo que está acabando com o mundo: o aquecimento global. Que calor, não é? Pois saiba que é essa realidade que devemos encarar daqui para  a frente. O mundo está em aquecimento.

E como isto nos afeta, além do inferno de temperaturas altíssimas? Neste post, a bióloga e pesquisadora Lucia Malla descreve os impactos sobre o planeta, se mantivermos o atual nível absurdamente alto de emissão de CO2 na atmosfera. E adverte:

Se lembrarmos que a chance de evitar um aumento de 1˚C na atmosfera é ZERO, ou seja, inevitavelmente isso vai acontecer nas próximas décadas, trabalhar nesse tipo de previsão de como será o mundo aquecido é simplesmente fundamental. Não só para pesquisadores, mas também para governos, instituições, populações – enfim, para todos que habitam este planetinha azul.

Num mundo globalizado, apesar da estratificação, os impactos do aquecimento também são globalizados e a gente precisa se unir para encararmos juntos, de frente, sem fuga por negação, cada um fazendo a sua parte, esse novo estilo de vida quente.

 É hora de pensar sobre como nossas vidas diárias afetam todo o planeta, todas as vezes em que nos abanarmos, ligarmos nosso ar condicionado e ventiladores e praguejarmos: “que calor dos infernos!” e mudarmos de atitude, individual e coletivamente, e cobrar das autoridades medidas que visem frear os danos ao ambiente a fim de minimizar seus efeitos sobre todos nós.

É para refletir e agir. Porque não dá mais para fugir. A chapa já esquentou!

Imagem:  Christine Zenino

 

  • Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.
  • No próximo post, falaremos sobre o tema:  “coisas que não fiz (e ainda vou fazer)”.  Vem com a gente, vamos blogar! Veja os temas aqui neste post-chamada do Luluzinha Camp e entre na brincadeira!

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

2 comentários para “Teoria sobre algo (ou sobre nada)”

  1. luma rosa

    Precisamos combater o asfalto, concreto e desmatamento!

    Feliz ano novo!!

Leave a Reply

WordPress spam blocked by CleanTalk.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...