Faz tempo que não falo sobre minha horta de apartamento. Tenho me divertido na hora de temperar a comida, ao buscar as ervas, bem ali, ao alcance da mão.
E tem também o prazer em mexer na terra, que é algo que descobri recentemente, pois usava as pazinhas ou colheres. Usar as mãos em contato direto com a terra é maravilhoso.
A horta dentro de casa traz a vantagem de consumirmos alimentos orgânicos, sem desperdício, já que retiramos apenas a quantidade necessária, sem arrancar a plantinha toda, e ela continua lá, crescendo e reproduzindo. Uma muda de salsa ou cebolinha cresce rapidamente, por várias vezes. É fantástico.
Qualquer lugar serve para cultivar temperinhos. Quem não tem quintal, como eu, improvisa a hortinha na varanda do apartamento. Se não houver uma varanda, como aconteceu na minha última mudança de apartamento, a área de serviço pode abrigar uma horta bastante produtiva.
Eu planto as mudas em pequenas floreiras de plástico e em pequenos vasinhos que servem para a decoração da cozinha. As ervas aromáticas se adaptam bem aos espaços reduzidos. As folhas, como alface e agrião também se desenvolvem muito bem. Os tomatinhos-cereja são um espetáculo delicioso e a Princesinha adora.
Para cultivar uma hortinha e cuidar dela é muito fácil: basta aguar as plantinhas todo dia, e deixá-las tomar sol. De vez em quando, tenho de plantar novas mudas ou sementes e trocar a terra também. A experiência de ter a própria horta dentro de casa é gratificante, pelo prazer que proporciona o contato com a terra e pela praticidade de colher o temperinho na hora de cozinhar.
Experimente!
Denise, parabéns!
Que delícia isso né?
Além do prazer de ver e colher seus temperos, tem o sabor, que só quem colhe e come sabe da diferença.
Já não consigo mais comprar pimentões, pois não não tem gosto de pimentão, só de agrotóxico.
Antes foi o coentro, agora, pimentão e tomate.
Vou ter que mudar mesmo para uma chácara e plantar tudo que quero comer.
Beijos queridas.
Sorte tua que tem este espaço delicioso aí.
Eu tenho de me contentar com legumes da feira e do sacolão. No apartamento só dá para ter temperinhos mesmo 🙁
Beijo, menina
[…] de ervilha, batata, salsicha de soja (que eu não como carne, como sabem), alho, hortelã (de minha hortinha), azeite e sal, acalmaram a ansiedade provocada pela dor da fome e do dente […]