“Tá limpeza!”

Sofá branco à prova de Princesinha?

Na busca por alternativas para limpeza com produtos caseiros e , impulsionada pela necessidade de diminuir os agentes que intensificam minha alergia (tenho urticária), optei, há algum tempo, por substituir o cloro pelo vinagre e o bicarbonato de sódio, mais naturais e igualmente eficientes.

Ontem descobri mais uma utilidade para a minha mistura caseira: limpar o sofá de couro sintético branco, que já andava meio amareladinho. Nem acreditei que uma escovinha com a mistura de vinagre, água e bicarbonato fosse tão eficiente! Nem vestígios dos “autógrafos” de caneta esferográfica, que a Princesinha andou registrando nele! Está branquinho de novo!

Tenho sempre uma garrafinha de 750 ml, com uma mistura de vinagre branco e água na mesma proporção (meio a meio), e quatro colherinhas de café de Bicarbonato de Sódio para limpar vidros, azulejos, vasos sanitários, a pia de mármore branco, o box do banheiro e espelhos. Funciona mesmo e não me provoca a terrível urticária.

Usos para o vinagre na limpeza

Uso um pulverizador com vinagre branco puro para limpar a pia do banheiro e a borda do vaso sanitário, toda vez que usamos o banheiro. Basta pulverizar e pronto. O vinagre puro mata 99% das bactérias, 82% do mofo e 80% dos germes.

Para evitar o entupimento da pia do banheiro, coloco, a cada 15 dias, 4 colheres de chá, de bicarbonato de sódio e 4 colheres de sopa de vinagre. Deixo agir durante a noite e, pela manhã, despejo água fervendo.

O cheiro do vinagre dissipa-se rapidamente.  Enfim, casa limpa e minha saúde garantida! E o planeta agradece!

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

19 comentários para ““Tá limpeza!””

  1. Alline

    A cara de sapeca da Princesinha nesta foto está impagável, Denise.
    Estou anotando suas dicas aqui, já que agora virei “dona de casa” tb.
    Blééé, odeio. Hahahahaha.
    Beijos e saudades

  2. valter ferraz

    De, vc fez um post só para fazer propaganda da Princesa, é ou não é, corujona?
    Beijo nas meninas

  3. Adelino

    Denise, não entendo muito bem disso, mas são dicas importantes para as donas-de-casa. Úteis mesmo, pode crer.
    Beijos

  4. aninha pontes

    Aí menina, belas dicas.
    Já usei o vinagre, o bicabornato, mas nunca a mistura para tantas utilidades.
    Que linda está a Clarisse.
    Bom, aqui em casa, já temos eventuais autógrafos e medidas da altura dele, nas paredes.
    Haja né? O cara gosta de desenhar.
    Beijos prá vocês. Um especial na princesa.

    PS: Falei com a Clarinha domingo. Está tudo bem.

  5. Lino

    Uma bela dica. Lembro-me de minha mãe improvisando este tipo de coisa, até pela falta dos produtos industrializados de hoje.

  6. Allan

    Anotado. Truques simples que facilitam a vida da gente e não comprometem o meio-ambiente.
    🙂

  7. denise

    Allineah, ah, esta cara de sapeca da Princesinha mostra bem do que ela é capaz,né? Ah, virou “dona de casa” ? KKKKKKKKKKKKKKKKk. Também ooooodeio! KKKKKKKKKK.
    Também estou com saudades.
    beijo,menina
    valterum post só para fazer propaganda da Princesinha??, imagina, kkkkkk. Sou uma avó corujona, sim, mas, quem não é? hehehehe.
    abraço, garoto
    AdelinoHoje em dia, a casa é do dona, da dona, de quem for, mas que ninguém vive nela suja, né. De qualquer forma, passe as dicas para a pessoa responsável pela limpeza. O meio ambiente agradece, hehe.
    abraço, garoto
    AninhaVi esta dica da mistura em uma matéria em que uma faxineira mostrava como limpava a casa com pouco dinheiro porque sua família era muito pobre. Experimentei e deu certo. Economia e nossa parte pelo meio ambiente, tudo a ver, né? Quanto à Princesinha, bagunceira e linda é uma mistura poderosa também, né, hehehe. Na porta do quartinho dela,lá em sua casa, há um verdadeiro painel futurista. Minha filha limitou o espaço artístico dela apenas para a porta. E parece que ela entendeu. Fala aí, você apagaria as obras artísticas do Erickinho? KKKKKK.
    Beijos pra ele e um especial para você, menina
    LinoNossas avós e mães são mestras nestas improvisações,exatamente pela falta dos produtos industrializados de hoje e , em muitos casos, por necessidade de economizar mesmo.
    abraço, garoto
    AllanAnotou? Tomara que facilite a vida de vocês aí, também, e, com certeza, não comprometem o meio-ambiente.
    abraço, garoto

  8. Meu Google Reader (08/04 - 21/04) | 30 & Alguns

    […] disponibilizam acervos online – Gisele H. Feng Shui utilizado em quarto de crianças – Lú Moura “Tá limpeza!” – Sturm und drang Curso de inglês online – Coisas que gosto Cultura de Israel – SETE Notícias O […]

  9. Anny

    Oi Denise:
    Adorei a sua receita. Agora quro daber como fazer para não espumar. Quer dizer, qual a ordem ao acrescentar os ingredientes.
    Fui caminhar hoje cedo e já passei a receita para as minhas amigas que não entram ena internet.
    Ah, onde econtrar mais dicas preciosas como esta, para não poluir o meio ambiete. Por xemplo qual o melhor sabão ou o mais ecológico. Estas coisas que fazem muita diferença em saber.
    Ah, obrigada por visitar o Blog Linha.

    1. denise

      Anny para não espumar muito, o bicarbonato de ve ser colocado na água e despejado levemente na garrafa com o vinagre. Sempre vai espumar, mas sefor colocado bem devagar, não transborda, ok. vou fazer mais posts sobre as dicas, aos poucos , tá certo.
      beijo, menina.

  10. Maria

    Viva

    Descobri o seu site porque quero fazer os meus produtos de limpeza. Tentei fazer a sua receita e não deu certo… passo a explicar: lavei uma garrafa de 750 ml e coloquei 375 ml de água fria. Depois coloquei o bicarbonato de sódio e em seguida o vinagre… começou a fazer muita espuma e a soltar bastante gás. Quando ia fechar a garrafa com a tampa (tem pistola)… parecia garrafa de champanhe e «explodiu»! Que susto…

    O que fiz de errado?? Deveria ter colocado o vinagre antes? Deveria ter aguardado algum tempo até fechar a garrafa? Se sim, quanto tempo?

    Aguardo uma resposta com urgência por favor!!

    Obrigada,

    Maria!

  11. Maria

    Esqueci de dizer que coloquei 375 ml de vinagre e +- 4 colheres de café de bicarbonato de sódio (se calhar coloquei mais do que as 4 colheres…)

    Aguardo a sua opinião 🙂

  12. denise rangel

    Oi, Maria
    Realmente faz espuma. Tem de ir colocando o bicarbonato devagar, esperando a espuma baixar. sugiro usar um recipiente grande, e depois passar para a garrafa.
    beijo, menina

  13. Maria

    Tenho usado essa fórmula para limpar praticamente tudo: desde cozinha, fogão, forno, azulejos, vidros, roupas antes de lavar, baldes de lixo e até para desinfectar as minhas mãos depois de separar lixo e meter no contentor.

    Há fórmulas de água + 1 colher de sopa de vinagre branco + 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Qual é a fórmula «mais correcta»?

    Da descrição que coloquei mais acima… escapou alguma coisa ou estou a fazer tudo correcto? Posso utilizar essa fórmula em tudo o que mencionei ou ela é tóxica para a pele?

    Obrigada,

    Maria!

  14. Maria

    Viva

    Tenho uma dúvida Denise… deram-me uma caixa com roupas (com calças d eganga, camisetas de algodão e de fibra, tops, um pijama de flanela e 1 camisola de lã) e, como não sei quem usou, gostaria de fazer uma lavagem + desinfecção eficazes antes de começar a usar.

    Não quero usar água sanitária uma vez que as roupas têm cores variadas mas gostaria de fazer uma desinfecção completa. O que devo usar e em que proporções?

    Será que posso usar a(s) fórmula(s) que me indicar em tapetes? Eu costumo lavar na máquina a 60ºC mas não sei se essa temperatura será suficiente para desinfectar… e tenho tapetes grandes e não sei como fazer para lavar e desinfectar.

    Aguardo os seus conselhos.

    Obrigada!

    Tudo de bom para vocês,

    Maria.

  15. Limpeza "antialérgica" | Sturm und Drang!

    […] uso vinagre puro ou misturado ao bicarbonato de sódio para limpar quase tudo: armários de cozinha, geladeira, forno, para limpar banheiro e muito mais. Funciona muito bem e […]

  16. Limpeza nada convencional | Sturm und Drang!

    […] sabem, uso produtos não-convencionais para a limpeza de casa, como o vinagre e o bicarbonato de sódio. E, a cada dia, descubro mais […]

  17. Anny (@Annyllinha)

    Denise:
    Voltei aqui para dizer que descobri como fazer para não espumar…
    Miturar água + bicarbonato + vinagre.
    Nesta ordem.

    Beijos.
    Bom fim de semana!

    1. denise rangel

      Obrigada, Anny,
      Eu colocava tudo junto. Boa ideia.
      Beijo, menina

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: