Sustentabilidade – que bicho é esse?

E vamos seguindo com a proposta do #MemedeDezembro, idealizado pelo grupo LuluzinhaCamp! Hoje falaremos um pouquinho sobre o tema: “Sustentabilidade – o que é mesmo?”

um novo tempo...

Fim de ano. Época de consumismo desenfreado ou consciente. Momento ideal para repensar sobre o que cada um pode fazer pelo meio ambiente. Antes que você pare de ler e pense que já está cansado de fazer a sua parte, digo-lhe que ainda acredito que o futuro do planeta depende da maneira como produzimos e consumimos, e que tais maneiras estejam em harmonia coerente e construtiva com o meio ambiente.

Como isto é possível?

É necessário que todos – governos, sociedade civil e empresas se mobilizem em um esforço conjunto em prol da sustentabilidade, garantindo o bem-estar de gerações futuras.  Posso citar alguns exemplos sobre como empresa e cidadão pode ser sustentável:

As empresas devem desenvolver projetos nas áreas de prevenção de acidentes ambientais e incidentes que possam provocar impactos negativos em relação à segurança e à saúde. Deve, ainda, atentar para as  solicitações de materiais pelas áreas da Empresa, a fim de ajustar a quantidade solicitada e evitar desperdícios. E, principalmente, se responsabilizar por seus resíduos.

E nós, cidadãos? Podemos continuar a praticar o consumo consciente e uso responsável dos recursos ambientais para melhorar a situação ambiental do planeta Terra. Uma simples separação dos resíduos domésticos é determinante para sua transformação e reutilização. Reciclar é importante, porém, reaproveitar materiais é muito mais eficiente no combate à poluição ambiental e à escassez dos recursos.

Fazer nossa parte

Estes são só alguns exemplos de como é possível utilizar os recursos ambientais de modo responsável e consciente, de modo que não se esgotem e, em alguns casos, venham a faltar mesmo. Eu tento fazer a minha parte. E posso afirmar que viver de modo sustentável não é um bicho de sete cabeças. 🙂

Imagem:  Ana_Cotta

  • Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.
  • No próximo post, falaremos sobre o tema:  “De volta aos blogs moleques”.  Vem com a gente, vamos blogar! Veja os temas aqui neste post-chamada do Luluzinha Camp e entre na brincadeira!

 

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Um comentário para “Sustentabilidade – que bicho é esse?”

  1. Rosceli Martins

    muito bom o post!
    tem essa ótima iniciativa sobre sustentabilidade no facebook
    http://www.facebook.com/mommudaromundo

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: