Empolguei-me com o crescimento dos fios, após quase três meses utilizando o método NoPoo para lavar os cabelos, e resolvi cortar as madeixas. O resultado não foi satisfatório, como podem ver na foto abaixo, e, outro corte reparador se fará necessário daqui a alguns dias.
Outra besteira que fiz: usei henna para tingir os fios brancos e obtive fios avermelhados e ressecados. Não prestou! Tingi-os novamente com Natucor (ainda não cheguei a uma conclusão sobre tinturas naturais) e, aparentemente, os fios estão bem.
E o NoPoo, como fica nesta história? A tentação de usar produtos para restaurar a maciez dos fios foi grande, mas resisti. Continuo com o desafio de lavar os cabelos sem shampoo, acreditando que logo, logo, a saúde capilar estará de volta. Já parei de usar condicionador, pois os fios ficam oleosos após dois ou três dias de lavagem. Uso apenas bicarbonato diluído em água e finalizo com a solução de vinagre de maçã.
Substitutos para o bicarbonato
A leitora Maeli Coelho, que tem acompanhado minhas postagens sobre a rotina NoPoo, entusiasmou-se com os resultados e aderiu também ao método. Ela credita que, como o PH do bicarbonato é 12 – muito alcalino, é possível que, a longo prazo e dependendo da frequência das lavagens, poderia danificar os fios tanto quanto o xampu, com ou sem sulfatos.
Maeli contou-me que procurou saber o que os índios usavam para higienizar seus cabelos e terem fios lindos, e descobriu que, além de uma alimentação saudável, usam a raspa da casca de Juá, rica em saponinas. Segundo ela, a infusão com 1 colher de sopa de raspa ou pó da casca de Juá em meio litro d’água é um substituto eficiente e verdadeiramente natural para o bicarbonato. O juá pode ser encontrado em casas de ervas e produtos naturais, em pó ou em pedacinhos
Para condicionar e hidratar, o vinagre de maça diluído em água ainda é o ideal, porém, para quem prefere algo mais perfumado na hidratação semanal, a água de coco verde (pura ou batida com a polpa), o óleo de coco extra virgem e o óleo de semente de uva extra virgem são opções que Maeli garante serem eficientes.
Condicionamento natural
Para quem gosta de usar leave in, Maeli sugere um gel de semente de linhaça, que se encontra também em casa de produtos naturais. Basta ferver, por 5 minutos ou menos, 2 colheres (sopa) de semente de linhaça em 150 ml de água (de preferência filtrada), retirar do fogo, coar imediatamente e passar em uma peneira. Este gel pode ser conservado em um pode fechado na geladeira por cerca de uma 1 semana.
O gel de semente de linhaça não tem cheiro; por isto, se preferir um aroma nos cabelos, basta adicionar uma gotinha de óleo essencial de sua preferência. Aplique o gel nos cabelos como um leave in e, quando começar a secar, ele ficará mais “durinho”. Aí é só apertar os cabelos de baixo pra cima ou passar a mão nos fios e o “efeito duro” sai.
E se você não abre mão de uma hidratação nas madeixas, Maeli dá a dica: Óleos e Manteigas vegetais, e frutas são ingredientes naturais que garantem saúde para os fios, sem a necessidade de agredi-los com produtos químicos, nocivos para nós e para o ambiente.
Obrigada, Maeli Coelho, pela contribuição!
-
Este é o mês do 7º aniversário do blog. Vejam os posts de amigos queridos, que vieram celebrar comigo, aqui neste link: aniversário do blog.
Denise, uso henna líquida nos cabelos há muitos anos e meu cabelo não resseca. Será que não foi por causa do bicarbonato?
Será, Luma? Vou observar. Eu usei a henna em pó. Na próximo retoque, vou experimentar a henna líquida.
beijo, menina
olá, Denise, gostei da sua dica.
meu cabelo é cacheado e deixei crescer nos últimos dois anos. por ser homem, tradicionalmente nunca dispensava tanta atenção aos fios, que cortava sempre no estilo militar. ainda estou me habituando a cuidar de um cabelo tão volumoso.
encontro-me desiludido com produtos convencionais oferecidos pela indústria e estou mesmo à procura de alternativas aos shampoos e seus sulfatos, SLS e coisa e tal…
até os produtos sem sal são salgados. no preço, hehe.
valeu pelo post.
abs!
Joe,
Obrigada pela visita. Depois que experimentar os produtos alternativos para os cabelos, compartilhe conosco sua experiência, pode ser?
abraço, garoto
Parabéns pelo blog, estou utilizando esses métodos, e contarei os resultados…
Boa tarde Denise!
Adorei ler seus relatos sobre o no poo! Me animaram de uma forma instintiva a começar AGORA!!! Já vinha estudando a prática no poo há um tempinho, mas agora engreno! Ler esse post sobre os leaves-in foram imprescindíveis para aumentar o ânimo pois tenho cabelos cacheados e não consigo enxergar minhas madeixas sem cuidados após a lavagem….sempre sinto que precisam de um produto que una os fios para formar/definir os cachos. Te conto!! Beijos
Obrigada, Marina. Gostaria de saber sobre sua experiência. Ficarei feliz se compartilhar comigo os resultados.
beijo, menina