Solitário ou sozinho?

Sozinho, mas não solitário

Certamente há pessoas que passam o dia todo envolvidas em projetos e ocupações e, provavelmente, se relacionando com muitas pessoas diariamente. Participam de reuniões longas ou mantêm contatos momentâneos, sejam de trabalho, sejam com pessoas na rua, ou no supermercado, ou no shopping, sejam com amigos, conhecidos ou com familiares.

Mas, quando voltam para casa, jantam sozinhas, em frente à televisão, falando ou pensando alto, suspirando ou cantando, talvez para ouvir a própria voz. Claro que a natureza humana é sociável, e, com certeza, tais pessoas gostariam de estar com amigos, ou com alguém especial com quem poderia compartilhar momentos agradáveis. No entanto, continuam sozinhas, noite após noite, fim-de-semana após fim-de-semana, sem ânimo para levantar de seu lugar e buscar a companhia de alguém.

É óbvio que todos necessitam de um tempo para estar sozinhos consigo mesmos, para refletir sobre suas vidas, dirão alguns. Estar sozinho não significa sentir-se solitário, dirão outros. Sozinhas, as pessoas podem relaxar, ser elas próprias, sem se preocupar com as convenções sociais. E podem fazer o que desejarem, sem ter que dar satisfação a ninguém de suas manias, muitas vezes inadequadas. Sem a presença de alguém que influencie sua opinião, há liberdade para decidir seus planos, quer sejam na vida profissional, amorosa ou social.

Há casos em que se desliga o celular, não se atende o telefone, nem o interfone para não ser incomodado. Recusa-se convites para sair, ir ao cinema, bater um papo com os amigos, ou para viajar, para confraternizar. Querer estar sozinho, no entanto, não significa ser solitário. Nem que a pessoa esteja necessariamente infeliz. É uma opção pessoal.

Solitário e também sozinho

Caso, porém, a pessoa esteja realmente abandonada por todos, esse estar sozinha possui uma conotação negativa de tristeza e de solidão, que provoca uma sensação de vazio, de isolamento, de estar fora do convívio com outras pessoas. A pessoa pode ter sido rejeitada pelos outros por sua aparência, raça, religião, ou por suas idéias ou hábitos inadequados, digamos assim.

Outros motivos também podem provocar o desejo de se isolar, como a perda de alguém muito querido, ou a perda de um emprego, ou uma separação conjugal (embora o casamento não livre alguns da solidão). Há motivos graves que levam pessoas ao isolamento emocional e físico. E, nestes casos, voltar ao convívio social deve ser extremamente difícil. Não creio que estar sozinha seja uma opção, nestes casos, mas uma circunstância da qual a pessoa não consegue se livrar.

Bem, particularmente, adoro ficar sozinha, cuidando de minhas coisas e vivendo independentemente. Mas, embora tenha razões para querer o isolamento, não vivo separada de meus amigos e familiares. Pelo contrário, posso optar em sair ou ficar em casa. Não há um estado depressivo de isolamento e dor. Estar sozinha é muito bom para estar comigo mesma.

E você, já vivenciou alguma das situações mencionadas acima? Como lida com a solidão? De maneira saudável ou obsessiva?

imagem daqui

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

20 comentários para “Solitário ou sozinho?”

  1. Ricardo Crispim

    Gosto de solidão acompanhada, de ficar reservado em um ambiente com algumas pessoas, quase como um autista. Isso me permite refletir sobre objetivos e me faz sentir seguro.
    Entendo. Também é uma forma de se isolar, com amigos seletos, ou com quem se ama. Parece que o mundo à volta não existe, né mesmo?
    abraço, garoto

  2. Claudia Lyra

    Gosto de ficar sozinha… sozinha mesmo, sem ninguém em casa. Mas acho que isso me agrada mais pela raridade da coisa do que por qualquer outro motivo. Minha casa vive tão cheia… hehehehehe…
    Também sinto isso. exatamente assim. Creio que seja a necessidade de poder ter privacidade, mas com a opção de estar com alguém. Não é uma condição, mas uma opção, entende?
    beijo,menina

  3. aninha-pontes

    DEtesto ficar sózinha.
    Me sinto triste, deprimida, com a sensação de abandono. Tenho medo de passar mal, e não ter ninguém para me socorrer, enfim, não gosto.
    O que gosto é de casa cheia, de vozes, de música, de crianças, de barulho, de festa.
    Beijos querida, com muita alegria e farra.
    Também penso nessas possibilidades, e mantenho uma chave com minha filha e não ponho trava na porta pra ela poder entrar. Mas gosto de casa silenciosa. Como disse à Claudia, é opção, não condição.
    beijo,menina

  4. Yvonne

    Denise, nunca estou sozinha e muito menos solitária. Graças a Deus! No entanto, existem momentos em que eu gostaria de ficar sem ninguém do meu lado. Não é tristeza ou nada parecido, é só vontade de ficar comigo mesma. Beijocas e um lindo fim de semana.
    É natural, todo mundo, em algum momento quer se recolher. Penso que seja uma necessidade mesmo. É positiva, nada de depressão , mas reflexão pessoal, certo?
    beijo,menina

  5. Lino

    Não gosto da solidão, mas gosto de ficar sozinho, lendo, escrevendo, vendo TV ou mesmo fazendo nada. Acho que é um tempo para nós mesmos. Ser solitário, por outro lado, é um problema. E dele, não sofro.
    É como eu disse à Yvonne, parece uma necessidade, este estar consigo mesmo.
    abraço, garoto

  6. valter ferraz

    Denise, passei anos da minha vida, querendo ser sozinho. A companhia de outras pessoas me incomodava. Queria o isolamento. Buscava isso, e me irritava não conseguir. Por vezes, fiz questão que a Aninha viajasse sozinha ou com os meninos para o interior. Eu ficava só em casa e gostava muito. Dizia que amelhor companhia para mim, era eu mesmo. Mas, com o tempo mudei. Hoje, procuro sempre estar com alguém. Ligo a TV, o rádio ou o aparelho de som. Para dar a impressão que acasa está cheia. Continuo não gostando de muita agitação, barulhos, etc. Mas a solidão já me assusta. Tenho um amigo, que separado da esposa e filhos, vive solitariamente. Tem casa com piscina, computador com internet, discos, filmes, enfim tudo de conforto e é tremendamente solitário e sofre com isso. Não quero isso prá mim, não.
    Desculpe se me estendí.
    Um beijo, menina
    Fique à vontade, este espaço é mesmo para os amigos. É realmente um problema se a pessoa se isola dos outros. Cria uma barreira e não permite que a ultrapassem. Seu amigo não tem família, amigos? Vivo sozinha mas não sou solitária. Parece um problema emocional, é isso?
    abraço, garoto

  7. Roberta

    Gostei do que li.
    Essa é uma das coisas que preciso trabalhar bem em mim… estar sozinha!!
    Sou uma pessoa não convive muito bem com a solidão… principalmente a solidão do amor. Meu coração precisa estar ocupado e correspondido!!! Preciso de um amor pra suspirar, pra sonhar. Seguro mal essa onda!! claro que gosto de meus momentos de estar alone. Mas estar com meus amigos, com meu companheiro, isso é imprescindível pra minha essência!
    Tô num momento em que lidar com certas ausências está sendo delicado… mas tá servindo pra tentar me conhecer melhor e aprender certas coisas. É pra isso que servem as dores da vida, não??
    bjks
    Roberta, bem-vinda ao nosso cantinho. Com certeza, as dores da vida nos ensinam muitas coisas, se tivermos dispostos a aprender, e não entrar em depressão. Aí, sim, a solidão vira um problema.
    beijo, menina

  8. Cejunior

    Gosto de ficar sózinho. Talvez pelo fato de ter mulher e duas filhas bem, digamos, falantes, agitadas e alegremente barulhentas! rsrsrsrs
    Enfim, gosto de ficar só, mas nunca de solidão, claro! E aí vem a vantagem dessa família tão barulhenta e alegre: posso ficar sózinho mas nunca, nunca mesmo, fico solitário. Impossível!
    Beijos.
    Carlos, sei bem o que é isso. Cresci em uma família enooooorme e barulhenta. Sozinho, só no banheiro, como disse a Luma, hehe. mas essa companhia é super agradável , né mesmo.
    abraço, garoto

  9. Vivi Amorim

    Às vezes eu gosto de ficar no meu canto, ouvir minhas músicas, pensar, conversar com os meu botões, eu falo sozinha de vez em quando…mas,não gosto de ser solitária!Como aqui, eu moro longe de minha família e amigos, às vezes eu pego telefone e vou atualizando os contatos…beijo, Vivi Amorim.
    Vivi, também falo sozinha, kkkkkk! Ah, e quando se sentir sozinha, me chama pro MSN, hehe!!!
    beijo, menina

  10. Luma

    Denise, não sei o que é ficar sozinha, a não ser quando escolho tomar banho sozinha. Acho que o único lugar da casa que tenho privacidade é mesmo o banheiro. Minha casa além dos familiares vive cheia. Às vezes me dá um siricutico e peço “Pelamordedeus” um pouco de paz, porque além das pessoas, vem o barulho e gosto de ouvir o silêncio.
    Entendo os dois tipos de solidão que descreveu no texto, mas tem uma outra que é bem pior; a solidão compartilhada. Aquela que você estando em um lugar cheio de gente, sente não ser daquele lugar, se sente diferente ou mesmo incompreendida. Solidão é uma lacuna na alma. Beijus

    Tem razão, Luma, sinto esta solidão que falou por último, quando vou a um lugar em que não conheço as pessoas. Sou muito reservada e não puxo conversa com ninguém. Desta forma, sinto-me isolada, como se fosse invisível. Entro e saio sem ser percebida. Por isso , só gosto de ir a lugares onde conheço as pessoas que lá estão.
    beijo,menina

  11. Márcia(clarinha)

    Eu adoro “ficar sozinha” coisa que dificilmente consigo, mas “estar sozinha” é fundamental para que brinque com minha imaginação e me embale nos devaneios…gosto de minha companhia.
    lindo e feliz dia,flor
    beijos
    Clarinha,, vejo que desejar ficar só é necessário até para nossa saúde emocional. Se isto não for um isolamento depressivo, é claro. Também produzo mais quando estou sozinha.
    beijo,menina

  12. Isis

    Oi!
    Eu adoro ficar sozinha também! É um momento em que consigo refletir, relaxar, me soltar, escutar uma boa música e ver tv! Posso dizer que me sinto bem com mim mesma e curto minha companhia. Em momentos assim, procuro me livrar de qualquer interrompimento. Desligo o celular, tiro o interfone do gancho, desligo as luzes! Olha ontem foi minha primeira experiência assim pois recentemente casei e me mudei para minha casa, meu noivo foi jogar e fiquei sozinha em casa! Olha foi uma experiencia maravilhosa pois vi que agora quando eu quero ficar sozinha eu posso, bem como também me livrar de interrompimentos! É ótimo curtir o momento em que esta só, não tenho nada contra estar] em companhia de mim mesma, muito pelo contrário…ADOOOOORO!!
    Isis, bem-vinda! Também só conheci o estar sozinha quando casei, pois morava em uma casa com muita gente mesmo. E é bom a gente se isolar para estar em sintonia conosco, mas sem excluir os outros para sempre, viu?
    beijo,menina

  13. elena

    Eu gosto de ficar sozinha até um certo ponto. As vezes gosto de ouvir os meus classicos a todo volume e quando tenho alguem por perto, pedem pra baixar o som…é nessa hora que gosto de ficar sozinha. O resto do tempo, tenho sempre o meu dog que é uma companhia boa, o marido e os filhs… ligando a toda hora. Adoro !
    bjos,
    Elena, imagino música clássica a todo volume: impressionante! Estar em companhia de quem se ama, só pode ser bom mesmo.
    beijo,menina

  14. Adelino

    Denise, você foi maravilhosa escolhendo este tema. Só que não vou falar muito disso não. Li todos os comentários antes do meu, todos perfeitos: do solitário na multidão, do solitário que tem medo de estar só, do solitário que adora estar só, do solitário que se sabe solitário apenas por uns momentos (isto é bom), do solitário que não gostaria de estar solitário etc. etc. Cada um de nós tem um pouquinho disso.
    Existe diferença entre estar solitário, ser solitário ou estar na solidão. Acho que não sou uma pessoa muito indicada para falar sobre isso.
    Meus parabéns mais uma vez. Adorei o seu post.
    Beijos
    Adelino
    Adelino, obrigada. Tenho percebido que as pessoas estão cada vez mais sozinhas, muitas por opção, outras por necessidade, outras porque não têm saída mesmo. Mas o importante é sabermos estar sozinhos sem ser solitário no sentido depressivo, entende.
    abraço, garoto

  15. graziela

    olá denise!
    adoro estar só mas nunca me sinto sòzinha.
    um abraço
    Que bom, somos normais,
    beijo,menina

  16. Josefina

    Amo estar sozinha, durante anos vivi apenas com meus filhos e tinha oportunidade de estar eu comigo mesma, mas nos dois últimos dois anos passei a viver com minha mãe e ela não entende bem minha necessidade, tenho sofrido muito não conseguir ficar sozinha, quieta, na minha, sem barulho, sem interrupções… Trabalho e estudo, me relaciono bem com as pessoas e tenho muitos amigos. Mas em vário momentos busco estar em contato com várias pessoas ao mesmo tempo para na realidade estar sozinha, pois assim não preciso falar muito ou dar atenção só para uma única pessoa. Nào sei se me entende? Tenho amigas deste de infância e tenho vínculos com elas que preso muito, estou me justificando talvez, para dizer que ter alguém todo dia, toda hora, todo momento, para mim se torna cansativo. Gosto de mudanças, coisas novas e estar sozinha com meus devanêios… Obrigada pela oportunidade de me expressar. Beijos…

    Menina, fica à vontade. Bem-vinda! Aproveita os dias com tua mãe. E, quando puder, sai um pouco, anda, vai ao cinema, a um parque, a uma igreja. Medita sozinha. E vem aqui quando quiser, tá.
    beijo,menina

  17. JJ

    para mim a solidão sempre foi a melhor das companias… escuta, não critica, não goza e esta sempre comigo…penso que me habituei á solidão, não por opção mas por causa das pessoas que sempre me rodearam…. por muito que mude de ambiente social… aprendi que é dificil ser-se verdadeiro com os outros, existe muito preconceito, cinismo e hipocrisia hoje em dia… apenas me resta, como sempre, a solidão… e é ela que, sem nos apercebermos, nos torna frios, indiferentes, rancorosos, vingativos e… solitários…
    Rapaz, essa solidão não é saudável. Nem todas as pessoas são assim. Pense nisso. Há amigos verdadeiros.
    abraço, garoto

  18. XANDÃO

    EU AMOOOOOO A SOLIDÃO

  19. Aliny Andrade

    A GENTE PODE ESTÁ EM MEIO A UMA MULTIDÃO E AINDA SIM, SE SENTIR SOZINHA.POR OUTRO LADO PODEMOS ESTÁ EM CASA SEM NINGUÉM, MAS, SÓ O FATO DE TER UM BOM LIVRO, FAZER UMA BOA COMIDA, REFLETIR SOBRE A VIDA, OS PLANOS, OS SONHOS….ÁHHHH, GOSTO DISSO, E MESMO N TENDO NINGUÉM POR PERTO, ME SINTO A PESSOA MAIS BEM ACOMPANHADA DO MUNDO.

    BJÃOOO

  20. Lain Iwakura

    Definitivamente nao gosto de pessoas.Amo ficar sozinha.Para mim,ficar sozinha eh quando eu fico feliz e em paz,mas quando vejo pessoas ou sou obrigada a falar com elas,nao suporto.Eh como o inferno para mim.Sou anti social e feliz com isso.Nao vou mudar.

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: