Seu blog wordpress pode estar sob risco

Há cerca de dois anos, passei por um grave problema com meus três blogs wordpress e os vi desaparecer por completo.

WordPress needle cushion

Felizmente, graças a backups anteriores, pude recuperar quase tudo, exceto os arquivos recentes, pois a cópia não estava atualizada. A partir de então, passei a ter mais cuidado com a segurança de meus dados e  a fazer backups frequentes. Aprendi mais com os erros cometidos em meus blogs.

Recentemente, o Janio Sarmento nos alertou para outro problema que os blogs podem enfrentar: a iminência de ataques ao WordPress:

O que está prestes a acontecer (na verdade, dizem que já está acontecendo) é que uma botnet com 90.000 (isso mesmo, noventa mil) máquinas está programada para fazer ataques de força bruta contra blogs WordPress. As máquinas da botnet tentam invadir o WP utilizando o usuário admin, a partir do que podem inserir códigos maldosos nas contas de hospedagem, vindo a criar uma rede não de PCs zumbis, mas de servidores zumbis, o que é muito mais preocupante porque servidores costumam ter poderosas conexões de rede, e não raro hardware de sobra para as necessidades dos sites rodando neles. (Leia mais em: Janio Sarmento)

Além dos cuidados que já venho tomando constantemente, já listados neste post do Daniel Becher , para garantir a segurança dos blogs wordpress, instalei um novo plugin de segurança, o Better WP Security, a fim de bloquear e reportar eventuais ameaças. Neste post, o Becher  traz um guia rápido de como instalá-lo e configurá-loa fim de que a segurança no blog worpress esteja garantida.

Recomendo, também, a leitura deste post da Lu Freitas, com mais dicas de como proteger seus blogs wordpress e podermos ter uma internet blogueira mais feliz.

Imagem:  Odyssey via Compfight

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: