Sacolinhas posam de “heroína” no Natal

As sacolas plásticas, conhecidas como vilãs e responsáveis por danos ambientais, nesta época do ano posa de heroína. Ao serem transformadas em belas guirlandas de Natal, trazem mensagem de vida, ao contrário daquela de morte e destruição a seres marinhos que a confundem com alimento e morrem sufocados, e de danos aos seres humanos ao entupir as tampas de bueiros provocando enchentes.

A tartaruga-de-couro, segunda espécie marinha brasileira mais ameaçada, de acordo com a International Union for Conservation of Nature and Natural Resources, se alimenta de águas-vivas, e, ao ver o plástico transparente flutuando, comem-no por engano e acabam morrendo ‘entaladas’.

Embora e infelizmente, em determinados contextos as sacolas sejam sinônimos de destruição e descaso do ser humano ao ambiente; em outra ocasião, estas sacolas plásticas transformadas em guirlandas simbolizam vida, paz, prosperidade e recomeço.

Gosto sempre de frisar que o nosso “lixo” não é jogado “fora”: ele permanece “dentro” do planeta. E que, reaproveitar materiais é, acima de tudo, respeito pela vida humana e pelo ambiente. Olhar o mundo, tão vazio de esperança, com amor: este é o verdadeiro espírito de transformação do Natal.

Como fazer a guirlanda

Estas belíssimas da foto são fáceis de fazer. Com papelão, fita adesiva, um pedaço de fita para pendurar a guirlanda, fita larga para o laço, enfeites e sacolinhas de supermercado, é possível confeccionar uma guirlanda sustentável. A Tânia Mara fez um passo a passo sensacional. É só clicar neste link e aprender como se faz uma guirlanda com sacolinhas plásticas.

Para uma guirlanda destas, cerca de 20 sacolas são necessárias. Infelizmente, não tenho tantas sacolinhas plásticas em casa, pois uso ecobags em minhas compras; no entanto, estou juntando as que encontro por aí, para fazer a minha guirlanda também.

E você, já fez a sua? Conte para nós! E lembre-se de descartá-la adequadamente, para o bem da vida!

Imagens: guirlandas e enfeites 

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: