Onde estão as sacolas reutilizáveis?

sacola_carrefour.png

Quando o Carrefour começou a vender suas próprias sacolas reutilizáveis (estas verdinhas aí da foto), por R$ 2,99 cada, para incentivar o consumo responsável das sacolas plásticas, elas se esgotaram rapidamente. Há alguns dias, procurei por uma destas, na hora de pagar por umas coisinhas, pois havia esquecido minhas sacolas na mala do carro, e não encontrei nenhuma à venda.

Olhei em volta para observar se as pessoas traziam suas sacolas Carrefour. Ninguém! Não entendi bem, mas o fato é que todos os clientes levavam as sacolas plásticas tradicionais que o supermercado ainda disponibiliza. Só que agora, as sacolas de plástico vêm com a mensagem : “Ajude-nos a diminuir o uso das sacolas de plástico. Compre já a sua!”.

Bem, aparentemente, as sacolas foram compradas, mas são esquecidas em casa (ou na mala do carro…), e os clientes continuam levando as sacolas tradicionais. Eu, que tenho sempre minhas sacolas reutilizáveis (estas da foto e a linda Ecoblogs também) na mala do carro, e no banco traseiro também, bem ao alcance das mãos, às vezes esqueço-me de levá-las. Imagine quem não tem este hábito.

As sacolas reutilizáveis podem acondicionar cerca de 35 kg de produtos, enquanto as sacolas plásticas comportam apenas 5 kg. E são duráveis. Não entendo por que o hábito não se efetiva.  O que será que está faltando? Mais campanhas estimulando o uso de uma alternativa ecologicamente correta? Ou mais responsabilidade de quem vai às compras?

Technorati : sacolas plásticas, sacolas reutilizáveis

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Um comentário para “Onde estão as sacolas reutilizáveis?”

  1. Paula

    Oi Querida!

    Então… acho que as pessoas só vão se lembrar de levar as sacolas reutilizáveis quando não houver mais sacolas plásticas nos mercados. Ou quando for necessário pagar por elas…

    Uma pena…

    Beijocas!

    É verdade, Paula. Um dia isto vai acontecer. É uma questão de tempo. Mexe no bolso, mexe na consciência.
    beijo,menina

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: