O que você come protege o ambiente?

Em tempos de preservação ambiental, a recomendação de se consumir produtos naturais tornou-se uma atitude ecologicamente correta. Mas, pensando em saúde, é importante lembrar que devíamos ter mais cuidado com nosso corpo, e consumir mais vegetais e frutas, não apenas pela questão ambiental, mas porque nossa saúde depende de como nos alimentamos. Como parte deste ambiente, ao nos alimentarmos de forma saudável, estamos, ao mesmo tempo, protegendo-nos e ao Planeta.

Você come verduras e frutas porque é ecologicamente correto ou porque se preocupa com sua saúde? Penso que a estas duas opções deveríamos acrescentar uma outra: porque são deliciosas! Principalmente se forem bem preparadas. Há uma variedade espetacular de verduras e formas de servi-las: cruas em saladas, cozidas em sopa, assadas com recheio, refogadas, enfim, o que não falta são maneiras de se saboreá-las.

Frutas e vegetais têm grande quantidade de antioxidantes, substâncias químicas que neutralizam os radicais livres, protegendo-nos de doenças graves, como o câncer. Alimentos derivados de animais não contém antioxidante. Segundo especialistas, pessoas que comem dietas ricas em frutas e vegetais parecem ter uma baixa incidência de muitos cânceres, incluindo câncer de cólon. A recomendação médica é comer 5 porções de frutas coloridas e ou vegetais por dia.

Estudos relatam a alta ingestão de fibra pelos africanos, reduzindo problemas intestinais como diverticulose e o câncer de cólon. Portanto, muitas frutas e vegetais contém muita fibra e antioxidantes. A alimentação rica em frutas, vegetais, cálcio, pouca (ou nenhuma) gordura e carne oferece a melhor proteção contra o câncer de cólon e muitos outros cânceres.

Além disso, estudos também comprovam que o consumo diário de frutas e verduras reduz em 30% o risco de morte por cancro, doenças cardiovasculares, complicações respiratórias, diabetes e obesidade. É provado que o consumo de duas ou três frutas e mais de um prato de verduras por dia reduz a mortalidade por causa dos componentes antioxidantes que possuem. O estudo comprovou que as mais benéficas são as que têm sementes, como o tomate, o pepino ou o pimentão.

O que você come protege o meio ambiente? Naõ? Então, já que você não deseja abraçar a causa ambiental, seja verde , pelo menos, para proteger sua saúde. De qualquer forma, preservando sua saúde, você estará protegendo o meio ambiente.

Fontes: Hospital do Futuro Gastroweb
Imagem: daqui

[tags]alimentação saudável; meio ambiente; Rede Ecoblogs, Faça a sua parte[/tags]

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

7 comentários para “O que você come protege o ambiente?”

  1. Lino

    Muito bem colocado. Comer, hoje, é um ato político e temos de ter mesmo a preocupação com a nossa saúde e com o planeta. Pena que no caso do Brasil os alimentos orgânicos ainda sejam muito caros.

  2. lunna

    Boa noite, sabe que eu adoro frutas e legumes? Não gosto de comer, mas quando de trata de frutas é diferente. São leves, saborosas, facilitam a digestão e não deixam o corpo mole depois de serem devoradas. Conheço vários motivos para comer frutas e legumes – e na maioria deles, a natureza fica feliz com toda certeza.
    Abraços meus e linda semana a sua alma…

  3. denise

    Lino, é verdade, o preço,não só dos trangênicos,mas dos alimentos em geral tendem a subir.Há controvérsias a respeito, mas não acredito o motivo seja o uso dos biocombustíveis.Há algo por detrás de tudo isso.
    abraço.garoto
    Lunna,as frutas são mesmo saborosas e saudáveis.O corpo sente-se bem e o ambiente também, com certeza.
    beijo,menina

  4. leticia coelho

    Denise,
    eu abuso de frutas e legumes na minha alimentação! Tenho uma alimentação saudável e ao mesmo tempo faço bem ao meio ambiente!
    beijos

  5. Alline

    Querida, tô com tanta saudade…
    Tá tudo bem por aí? Princesinha continua aprontando?
    Beijoconas

  6. Adelino

    Denise, este dispositivo não chega a ser novidade para mim. Já existia no “meu tempo”… Atualmente não se encontra mais nas livrarias. É coisa rara, peça de museu.
    Excelente post omo sempre. Quanto a ajudar o meio ambiente naquilo que comemos, sinceramente, acho que a única coisa é jogar fora convenientemente as embalagens dos produtos. Aliás, o uso de sacos plásticos são um crime, no meu modo de entender, não por parte do público, mas das lojas e supermercados.
    Grande abraço, e um FELIZ DIA DAS MÃES para você. Dia de Todas as Mães.

  7. Tweets that mention O que você come protege o ambiente? | Sturm und drang! -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by denise rangel, Rede Ecoblogs. Rede Ecoblogs said: O que você come protege o ambiente? #saude http://ow.ly/1CEbK […]

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: