O que faz uma empresa ecoconsciente

Prevenir é melhor que remediar, já dizia o velho ditado. Esta perspectiva deve ser prioridade em uma empresa que, ao mesmo tempo em que continua expandindo sua operações, preserva o compromisso com a sustentabilidade.

Assim é a MAPFRE, um grupo que conta com uma política de meio ambiente focada na prevenção. Além de desenvolver e implementar ações ecoeficientes, promove o desenvolvimento de boas práticas ambientais entre seus colaboradores, parceiros de negócios, clientes, comunidade e sociedade.

No post anterior, refletimos sobre o prejuízo ambiental e social de empresas que não são sustentáveis. então, neste post, é oportuno citar algumas atitudes ecoconscientes de uma empresa que tem compromisso com a sustentabilidade, a Mapfre:

Minimização dos riscos socioambientais

Desenvolver projetos nas áreas de prevenção de acidentes ambientais e incidentes que possam provocar impactos negativos em relação à segurança e à saúde tem sido uma preocupação da MAPFRE. Para isto, vem realizando estudos que avaliam o risco à segurança de trabalhadores e os impactos socioambientais.

Compras ambientalmente responsáveis

Fazer uma análise rígida das solicitações de materiais pelas áreas da Empresa, a fim de ajustar a quantidade solicitada e evitar desperdícios é uma iniciativa adotada pela MAPFRE. Além disso, cerca de 80% material de folheteria utilizado em 2009, foi proveniente de reciclagem, e, sempre que é possível, a Empresa prioriza a aquisição de itens produzidos a partir de material reciclado.

É importante destacar ainda que, nos veículos flex que compõem a frota da Mapfre, é incentivado o uso do biocombustível (álcool) ao invés de gasolina, a fim de minimizar as emissões de gases poluentes no ambiente.

Uso consciente de recursos

O programa EcoMAPFRE vem realizando ações de ecoeficiência dentro da Empresa com o objetivo de reduzir o consumo de recursos como, por exemplo, papel e tinta de impressão.

A Mapfre procura disseminar os hábitos ecoconscientes, estimulando seus clientes a adotar o uso racional de recursos e a priorizar o uso de documentos eletrônicos em substituição aos impressos.

Descarte ambientalmente adequado

Através do Projeto Reciclagem e Recicla MAPFRE, a Empresa implementou a coleta seletiva de materiais recicláveis em seus escritórios. e a instalação de coletores de pilhas e baterias em sua sede e unidades.

Formação e Educação ambiental

As medidas de ecoeficiência adotadas pela Empresa gerou, em 2009, uma economia de 600 mil reais que foram direcionados a programas de educação ambiental. O Espaço Villa Ambiental, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, vem contribuindo para a disseminação de conceitos de preservação ambiental e da melhoria da qualidade de vida.

Neste espaço são desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas voltadas para o público infantil e adulto, abordando questões importantes para a preservação do Planeta.

Disseminação de atitudes ecoconscientes

Através da Rede Ecoblogs, a MAPFRE tem promovido a disseminação de informações e atitudes socioambientais e responsáveis. Atitudes que podem e devem ser uma prática para cada uma pessoa que vive neste planeta.

Que mais e mais empresas tomem a iniciativa de desenvolver estas e outras atitudes sustentáveis que promovem, não apenas o nome dela, mas, principalmente, o cuidado com esta que é a nossa casa: a Terra.

Fonte: Relatório de Sustentabilidade MAPFRE 2009

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: