Meu GPS erra o caminho

Já se perdeu por aí, mesmo com um GPS? Eu, já!

Brasileiros erram mais

Um estudo patrocinado pela Nokia , realizado em 13 países, para identificar os hábitos de deslocamento e localização ao redor do mundo, mostrou as dificuldades de localização de motoristas de diversas cidades. Os brasileiros aparecem na pesquisa como a população que mais falta a compromissos por errar o caminho, no país e no exterior.

E eu pensei que este “defeito” fosse exclusividade minha. Consigo errar o caminho e me perder em trajetos conhecidos, acreditam? Imaginem a dificuldade de localização quando tenho de ir a um lugar que não conheça. Uma perda de tempo sem tamanho, vocês não fazem idéia.

Já houve ocasiões em que eu simplesmente desisti do compromisso e voltei para casa. Imaginem a gozação de minha filha:

– Ué, já voltou?

– Me perdi…

– Não acredito, mãe! Quá quá quá quá…

Recalculando a rota

Depois que comprei um celular com GPS, imaginei: “meus problemas acabaram!”. Enganei-me redondamente. O bichinho vai acabar pirando de tanto ter de recalcular a rota. O homem do viva-voz tenta, gentilmente, me indica as manobras e, toda vez que erro o caminho, ele fica repetindo insistentemente: “retorne assim que puder”. Quando ele percebe que sou rebelde, recalcula a rota.

Durante o percurso, o homenzinho “fala” comigo quais são as ruas e as conversões que devem ser feitas: “siga a estrada”. Como se eu tivesse outra opção à minha frente.

Há vezes em que mudo o caminho de propósito, porque ele não deve saber o que é contra-mão. Fiquei fula da vida quando fiz a asneira de obedecê-lo e contornei a praça em volta da UERJ, porque ele, gentilmente, me pediu: “vire ligeiramente à direita, agora”. Foi ridículo.

Em outra ocasião, fui submissa e obediente outra vez, e entrei em uma avenida na contra-mão. Tive de fazer o retorno no meio da pista, que felizmente estava deserta, e voltar rapidamente. Fui parar em um lugar horrível, escuro e totalmente desconhecido. Lembrei-me dos turistas atacados por traficantes em uma favela, por confiarem nas indicações do GPS. Terrível.

O infeliz do homenzinho do viva-voz deveria me indicar o trajeto mais curto. Deveria, se ele conhecesse os atalhos e as bandalhas, hehe. E ele não faz idéia de que na minha querida cidade do Rio de Janeiro, com inúmeras áreas de risco, pode ser perigoso dobrar à direita ou à esquerda, nas ruas em que ele insiste que eu entre.

Ele sempre chega ao destino final, mesmo indicando ruas desnecessárias e caminhos não muito adequados. O macete é gravar o endereço para onde quero ir e fazer meu próprio itinerário. Quando chegar próximo ao local, ligar o homenzinho, digo, o GPS, para encontrar o endereço pretendido. E torcer para não errar o caminho e ter de rodar três vezes até encontrá-lo.

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

8 comentários para “Meu GPS erra o caminho”

  1. grace olsson

    Denise, eu jamais saberia mexer com isso. Meu genro,filhos, marido…sao craques …mas eu…
    Tenha um dia lindo, viu?bjs e dias felizes

    A gente acaba aprendendo. Mas, se tiver alguém que entenda, é melhor né.
    beijo, menina

  2. valter ferraz

    DE,
    o google-earth não conhece as duras realidades das cidades. Vive em outro planeta. Talvez em Marte, fucnione.
    Beijo, menina

    “Ouça a PIER FM, a rádio que toca o coração”

    É porque o aparelho funciona por satélite. Não com o cérebro. A gente tem de olhar bem, antes de obedecer o homenzinho, hehe.
    abraço, garoto

  3. Cejunior

    Denise, apesar de ser pedestre assumido, também uso um Blackberry com GPS. Além de ser útil para caminhadas serra acima e serra abaixo (pega muito bem o sinal do satélite), o Google Mapas agora tem uma função que calcula o trajeto que vai ser feito à pé, informando distância, tempo estimado e, é claro, dando a melhor rota.
    Mas em relação ao Rio de Janeiro, é bom ter cuidado mesmo. Afinal, esses mapas são feitos lá fora e a turma não tem como saber que temos área de exclusão…
    Infelizmente.
    Um beijão.

    É, já percebi. Por isso que faço meu próprio caminho e só o uso quando já estou perto do lugar e não sei onde é. Tem funcionado.
    abraço, garoto

  4. Ordisi Raluz

    GPS bom é GARMIN, profissional, esses de celular não sei não…

    Beijos navegadores

    Pra quem pode, né, hehe
    abraço, garoto

  5. aninha pontes

    Denise não poderia jamais deixar o bem andar com você e o seu homenzinho.
    Vocês dois o enlouqueceria.
    Nunca vi alguém se perder tanto como esse homem aqui.
    Eu que não sou motorista, se passar uma única vez num lugar, não erro mais.
    Beijos lindona.
    Vamos nos ver ainda esse ano?

    Ele faz parte da pesquisa, he he. É mal de brasileiro. Que bom que você consegue. Eu sou uma negação para guardar itinerários.
    beijo, menina

  6. leticia coelho

    Denise,
    te confesso que se tivesse GPS não saberia mexer kkkkkkk Provavelmente me perderia tb … Creio que precisaria de aulas sobre GPS kkkkkkkkkk
    Beijos

    É. tem manual, mas eu não o li, hehe.
    beijo, menina

  7. Marcio Wesley Borges

    Olá,

    Muito bacana o blog.
    Também tenho interesse em GPS Bluetooth.

    Já viu o novo GPS da Holux? O M-1000C? Ele é bem superior a qualquer um outro e o preço é melhor ainda. O M-1000C grava 200 mil pontos, funciona via USB e Bluetooth, tem a partida ultra-rápida (poucos segundos!) e já vem com software Geotag de fotos.

    A loja Trilha21 está vendendo ele com garantia, nota fiscal, pronta entrega, frete por SEDEX baratinho e o produto está com um ótimo preço. Dá uma olhada em:

    Abraços,
    Marcio Wesley Borges

  8. Eduardo

    TENHO UM APARELHO NOKIA 701 E VIM PARA MACEIÓ PARA AS FÉRIAS. O GPS MANDOU EU ENTRAR EM UMA RUA DE TERRA E FUI TRANQUÍLO ATÉ QUE PERCEBI QUE ESTAVA DENTRO DE UMA FAVELA. NADA DE MAL NISSO MAS…VALETAS DE ESGOTO, VIELAS ESCURAS E MUITO POUCA ILUMINAÇÃO. QUANDO PERCEBI QUE MINHA VIDA ESTAVA EM RISCO PAREI E PERGUNTE A UMAS SENHORAS PARADAS EM FRENTE A UM MERCADINHO. ELAS FICARAM MAIS ASSUSTADAS DO QUE EU. “FUJA DAQUI. ESTE LUGAR É MUITO PERIGOSO”. DISSERAM ELAS. GRAÇAS A DEUS VOLTEI PARA O ASFALTO E FUGI DE LÁ O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. NO MESMO DIA UM GRUPO ESTAVA EM SÃO VICENTE E FOI ATACADO POR TRAFICANTES QUE ROUBARAM TUDO DELES…NÃO CONFIO MAIS NO GPS DA NOKIA

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: