Eu tenho um pequeno pé de manjericão em um vaso da minha horta de varanda. Além de lindo e perfumado, ele vem trazendo sabor a alguns pratos aqui em casa.
O manjericão também é muito bacana de consumir in natura ou em forma de chá, pelas suas propriedades anti-sépticas, calmantes e expectorantes. Ele é ótimo para combater tosse, catarro, desinfetar feridas, acalmar problemas de estômago, além de trazer benefícios ao nosso sistema cardiovascular.
Para aproveitar o máximo de sabor do manjericão, eu colho as folhinhas na hora e acrescento-as a molhos de pizzas, sanduíches, arroz e macarrão. Até então, eu ainda não havia experimentado as folhinhas verdes do manjericão para temperar o feijão. Resolvi fazê-lo hoje e o resultado foi excelente!
O segredo é não ferver o manjericão com a pressão, mas colocá-lo depois, quando o feijão já estiver cozido e temperado. Com o fogo ligado, joguei umas 5 folhinhas de manjericão fresquinho, colhido na hora, e deixei o feijão ferver uns minutinhos, sem a tampa. Desliguei o fogo e tampei a panela para aromatizar! Se ferver demais, pode ficar com sabor amargo.
Quando a Princesinha disse “Quero mais feijão!” e repetiu o prato, tive a certeza de que a experiência deu certo, hehe! Ficou uma delícia!
Recomendo que vocês tenham, também, uma hortinha em casa, em pequenos vasinhos ou jardineiras. Colher e utilizar as ervas naturais, além de deixarem a comida com sabor e aroma especiais, ainda protegem sua saúde.
Já vi feijão de todo jeito e acho legal para modificar o sabor. Não me dou bem com feijão porque meu estômago é fraco para digerir, daí quando faço, normalmente coloco salsinha, mas eu vi uma receita do Restaurante Vegethus dada em um site que pedia para refogar as ervas por 10 minutos no azeite (alho-poró, manjericão, orégano e cominho) antes de colocar no feijão. Achei demais!
Vasinhos com tempero é tudo de bom!! 🙂
Aproveitando para convidá-la a participar mais uma vez do BookCrossing Blogueiro, já na 6ª edição que acontecerá do dia 16 ao dia 23 de Abril.
Ficarei feliz com a sua presença, participando ou ajudando a divulgar!
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” (Fernando Teixeira de Andrade)
Boa semana!!
Beijus,
Luma, pensei em refogar as ervas no azeite, mas temi que o sabor amargasse. Vou experimentar. Vou participar do do BookCrossing Blogueiro. Preciso me organizar para postar. Aguarde.
beijo, menina
Deu vontade de escrever só pra comentar sobre o pezinho de manjericão na cozinha. Eu também tenho. E só pelo cheirinho que se espalha no ambiente já vale a pena ter. É uma delícia de aroma. Só tenho usado no molho pra massas, eu que nem sou muito de cozinha. Essa do feijão pra mim é nova. Abraço.
Você vai gostar. Experimente. Você usa o manjericão de outra forma?
beijo, menina
Esse também eu não conhecia. Mas vou experimentar porque meu manjericão está uma beleza.
beijos em vc e na princesa.
Cadê fotos, Aninha? Adoro sua horta!
beijos no seu principezinho também!
beijo, menina
Por aqui é a época do manjericão. Começa a temporada do pesto.
🙂
Oba! Quero receitas! 🙂
abraço, garoto