Luvas na quitanda

Kiwi 

Um comentário do amigo Allan, no post “Você fecha o ciclo da reciclagem?” trouxe algumas informações interessantes sobre a obrigatoriedade do uso de luvas descartáveis na seção de frutas e verduras dos supermercados da Itália.

Segundo Allan, as luvas é a norma por lá, e são disponibilizadas no início da seção, junto com os saquinhos plásticos para colocar os produtos. E, caso alguém toque uma fruta ou verdura sem elas, um segurança o convidará a sair do supermercado.

Nas poucas quitandas e barracas das feiras italianas, que ainda vendem frutas e verduras, o proprietário é a única pessoa a tocar os produtos e o faz sem luvas. Porém, nas quitandas, o proprietário faz um “escândalo”, se uma pessoa tocar a mercadoria, com ou sem luvas. Já imaginou? Não se pode escolher nada sem luva descartável, sob o risco de ouvir impropérios de um quitandeiro italiano, hehe.

Em feiras, as frutas, verduras e legumes ficam expostos, recebem o contato de mãos o tempo todo, e ficam mais suscetíveis a insetos e outros tipos de bactérias. Usar luvas é um pouco desnecessário, penso com meus botões, a não ser que se vá consumir o produto na hora, como na foto.  Se os produtos já foram transportados e manuseados várias vezes antes de chegar à quitanda, com certeza, serão descascados, higienizados ou cozidos antes do consumo.

Em tempos de conscientização sobre o uso de sacolas plásticas, impor o uso de mais um item descartável, de plástico, é algo que não se coaduna com a questão ambiental, concordam?

Imagem:  Miles Cave via Compfight

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Leave a Reply

WordPress spam blocked by CleanTalk.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...