Limpeza que faz mal à saúde da mulher

Nós, mulheres, temos o poder para mudar os sistemas que permitem substâncias químicas tóxicas prejudiciais à saúde feminina, em produtos de limpeza. Sim, é verdade. Muitos produtos que usamos todos os dias podem conter substâncias químicas tóxicas ligadas a problemas como a redução da fertilidade, defeitos congênitos, aumento do risco de câncer de mama, asma e desordens hormonais.

Se nós nos mantivermos informadas quanto aos meios eficazes para reduzir a exposição a substâncias químicas nocivas em produtos todos os dias, teremos condições de nos livrar delas. Não se iluda. As propagandas de produtos miraculosos que facilitam a limpeza para você ficar livre do trabalho pesado, não estão interessadas em seu bem-estar. Apenas algumas mudanças de hábito e atenção podem ser mais saudáveis que os produtos venenosos que nos empurram.

Algumas maneiras de reduzir a exposição a produtos tóxicos

Faça  seus próprios produtos de limpeza

É fácil, rápido e barato fazer produtos de limpeza não tóxicos a partir de ingredientes seguros e eficazes como o vinagre e o bicarbonato de sódio. Encontre dicas aqui para limpar a casa sem poluir, não apenas o ambiente, mas seu corpo .

Use produtos sem perfume

Produtos de limpeza, detergentes, produtos de higiene pessoal neutros são mais seguros. Não precisamos usar purificadores de ar para reduzir odores dentro casa. As fragrâncias podem conter vários produtos químicos, que podem causar danos reprodutivos e de desenvolvimento e comprometer as defesas do corpo contra outras exposições tóxicas, relacionadas ao aumento do risco de câncer de mama.

Observe os rótulos dos produtos

Ler o rótulo pode evitar que produtos químicos como parabenos, laureth sulfato de sódio, e oxybenzone entrem em nossa casa, fantasiados de milagrosos ajudantes na limpeza. Evitar sabonetes anti-bacterianos, que contêm triclosan no rótulo, é um exemplo. O triclosam é um disruptor hormonal que se acumula em nossos corpos, e já foi encontrado no sangue e no leite materno. Talvez nossas alergias e intolerâncias a produtos poderiam ser evitadas se lêssemos os rótulos. E ainda lucraríamos com o uso adequado deles.

Prefira os produtos verdes

Procure produtos que sejam comprovadamente livres de substâncias tóxicas. Podemos reduzir o uso de produtos desinfetantes  à base de cloro e outras substâncias danosas a nosso corpo. É mais eficaz remover os germes e as bactérias com sabão e água e, assim, prevenir doenças tão ingratas para a mulher.

Mantenha a sujeira fora de casa

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é o primeiro passo para evitar a entrada de sujeira. O tapete na porta é um grande aliado nesta guerra, e precisa ser regularmente limpo também, com um pano úmido ou aspirador.

Exerça seu poder para garantir uma vida saudável

Se mais mulheres atentas às formulas dos produtos que usam em casa, passarem a exigir que os produtos químicos sejam testados, antes de serem colocados à venda, poderão contribuir para reduzir a exposição a toxinas e eliminar produtos químicos tóxicos que tanto dano trazem à saúde das mulheres.

Afinal, quando limpamos a casa, queremos proteger nossa saúde e a de nossa família. Basta de limpeza que faz mal à nossa saúde. Isto é sujeira! Reaja!

Imagem: daqui, em CC

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

6 comentários para “Limpeza que faz mal à saúde da mulher”

  1. Lucia Freitas

    ai que texto delícia, Denise. Casa limpa de verdade, sem tóxicos no pedaço!
    beijo queridona

    1. denise rangel

      Né, Lu?
      O mais difícil aqui é convencer minha filha, que adora um cheirinho e não aceita bem as minhas bolas de lavar roupa, e meu vinagre para limpar o chão. Mesmo vendo o poder de limpeza do sabão caseiro, prefere comprar sabão em pó. Pelo menos, compra os “verdes”.
      beijo, menina

  2. luma rosa

    Ui! Não sabia de todos esses perigos, principalmente com relação aos anti-bacterianos. Beijus,

    1. denise rangel

      Eu também não tinha ideia que há produtos que não são listados na composição.
      A gente tem de ficar de olho mesmo.
      beijo, menina

  3. luma rosa

    Não é bom estar só principalmente na velhice. O cultivo das amizades e familiar fazem os dias mais ricos e mesmo que você não esteja ao lado das pessoas sempre, sente que não está sozinha no mundo. Estou viajando e aqui me Pouso Alegre, o prédio que minha mãe morava apelidaram de “Prédio das viúvas” e elas se reunem para várias atividades em conjunto, formando uma comunidade. Como rezam! Ah, em Cabufa existe um projeto chamado “Vovós de aluguel”, adotado nas creches.

  4. luma rosa

    Eita! Conexão terrível por aqui e nessa o comentário saiu no post errado 😛

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: