O Pianista do Silencioso
Dia: 02/06/2007
Local: Cine Sesi (Alagoas)
Horário: 22h
Informações: (82) 8804-3363
O meu amigo, jornalista Carlos Nealdo, do blog Tapa de humor, promove noite de autógrafos de seu primeiro livro, “O Pianista do Silencioso”. A obra, que chega às livrarias pela Edufal, conta a história de um pianista de um cinema encravado no sertão nordestino no início do século XX. O romance traz apresentação do cineasta Cacá Diegues e ilustrações de Léo Villanova, um dos colaboradores da extinta revista Bundas dirigida por Ziraldo.
Romance vencedor do prêmio Alagoas em Cena 2006, O Pianista do Silencioso presta uma homenagem ao cinema mudo, ao contar a história de um tocador de piano de uma sala de exibição encravada no sertão nordestino, no início do século XX. Misturando ficção e realidade, o livro aborda temas como a Primeira Guerra Mundial, que consolidou a supremacia americana na Sétima Arte, a gripe de 1918, responsável pelo fechamento de casas de espetáculos em todo o país, o Cangaço e a Revolução de 1930.
Na tela, estrelas da era silenciosa como Chaplin, Francesca Bertini, Rodolfo Valentino e Theda Bara, encantam os moradores do povoado sertanejo, com suas histórias mágicas embaladas pela música do pianista que dá título ao romance. Paralelamente, cada um dos personagens vive a realidade por qual passa o Brasil da época, com cangaceiros liderados por Virgulino Ferreira, que assolava o Nordeste e metia medo na população, e conflitos pessoais que eram dissipados pela magia do cinema.
Nealdo é um amigo que conheci através do blog. O livro, premiado, é uma conquista merecida. Parabéns, Nealdo!
Imagem:daqui
Eita Denise…esse livro deve ser ótimo mesmo. Os meus pais viveram essa época la no nordeste e eram quase babys.
Bjos,
me
Parece muito interessante, muito suceso pra ele!
beijos
sucesso! 🙂
Bem que assistir um bom filme este final de semana vai ser uma boa pedida. Aqui está chovendo, ou melhor, garoando, friozinho.
Não tem muito que se fazer.
Parabéns à ele,e sucesso.
Beijo nas três e bom domingo
Denise,
Anotei e vou comprar o livro. Esse povo de Alagoas…
Beijão
[…] A Denise, uma amiga que encontrei por estas banda, me fez uma bela homenagem: Quem tiver interesse, veja aqui. […]
Vou comprar o livro também. Tenho tanta saudade de Alagoas!!!Meus pais são de lá e eu amo o lugar!!Parabéns pro autor!
beijo procê e pra fofucha da princesinha
Vivi Amorim
Como bem disse o Lord: “esse pessoal de Alagoas…”
Vocês já estão apresentados ao Nealdo. Ele não tem aparecido muito lá no blog, o motivo é óbvio, mas vale a pena prestigiar o pessoal lá de cima. A gente já conhece os gênios que de lá vieram, he he, não é Lord!
beijo em todos!
Deveria ser muito interessante assistir a filmes com um pianista de plantão, ali, improvisando na escolha de temas musicais, criando climas… acho que isso deu um background musical a muita gente: escutavam Beethoven, Chopin e outros nos mais distantes grotões. O livro deve ser o máximo!
Que bom que vocês gostaram! O livro foi premiado, logo, não resta dúvida de que é de primeira, h he.
abraço e beijos em todos
Excelente e oportuno o post, Denise. A Yvonne, o marido e a família toda merecem.
Grande abraço
é só um carinho, pra celebrar a chegada do anjinho.
abraço, garoto