Fazendo uma “limpesa” na Língua Portuguesa

Vi a palavra “veses“, escrita desta maneira, em um anúncio, e usei a palavra “limpesa“, com S, no título deste post, apenas para ilustrar como muitas empresas, às vezes até bem conceituadas, podem “queimar seu filme” ao dar estas “escorregadinhas” na Língua Portuguesa.

Realmente, estou bem ciente de que nosso idioma não é muito fácil de ser assimilado em toda sua complexidade. No entanto, temos, a nosso dispor, muitos meios de se verificar os aspectos formais adequados à sua utilização em situações que exijam maior cuidado na comunicação. Dicionários, gramáticas, manuais de redação, e, em último caso, um professor de Língua Portuguesa, né (para alguma coisa a gente deve servir).

Sou adepta da teoria que defende a adequação linguística à situação de uso.  No entanto, preocupo-me quando percebo deslizes em um texto que se torna público e seu autor é alguém (pessoa ou empresa) de grande influência. Deixa má impressão em quem conhece o idioma e, por outro lado, dá certa credibilidade ao “desvio” àqueles incautos que ainda não dominam nossa complicada língua portuguesa.

Uma limpeza ortográfica

Ontem mesmo, uma de minhas alunas, que frequenta um curso de culinária, contou-me que sua professora (de culinária, certo?)  coloca em um quadro  as funções de cada grupo de participantes. E, diariamente ela escreve “limpesa” para o grupo destinado a esta função.

A princípio, minha aluna e mais algumas participantes do curso tentaram mostrá-la que a grafia da palavra era com a letra z, mas a “professora” insistia que “sempre se escreveu limpesa com s. Minha aluna estava muito aflita porque eu havia ensinado,  em uma de nossas aulas, justamente o emprego dos sufixos -esa e -eza.

Eu disse a ela que acreditasse no dicionário e ponto. Assim não ficaria dividida entre o que dizem suas “professoras”, hehe.

Imagem: daqui

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

6 comentários para “Fazendo uma “limpesa” na Língua Portuguesa”

  1. valter ferraz

    Denise,
    viro freguês na hora.
    Sempre temo uma dúvida na hora de escrever, nem sempre a Aninha está por perto para revisar os textos.
    Bora fazer o blog, mulé!
    Beijo, menina

  2. aninha pontes

    Ih! eu também já estou me inscrevendo para usar o blog.
    Muito boa idéia Denise, vamos lá.
    A Clarisse está bem?
    Beijos nas tres.

  3. Lunna

    E viva a danada da língua portuguesa.
    Até eu fui conferir o dicionário com relação a palavra limpeza. Aliás, ele nem sai de perto de mim porque volta e meia preciso fazer uso dele para não escrever algo errado e ainda assim, erro ao escrever. Tenho estudado as regras, mas acabo em alguns momentos fazendo uma confusão de regras da língua italiana e da língua portuguesa. Há algumas palavras em italiano que a l.p adotou, mas mudou a grafia. E os famosos “i” e “e” no final, no meio, confundo tudo.
    Mas um dia eu melhoro, até porque eu adoro estudar a história da lingua, essa fusão entre latim e grego me fascina. Abraços meus e um bom domingo pra ti.

    Ps. Acho uma excelente ideia um blog sobre a língua portuguesa.

  4. sonia

    Concordo com seu cuidado em relação ao uso adequado da língua. Só lembro que qualquer tentativa de “correção” deve vir acompanhada de tolerância, visto que não somos infalíveis. Nossa língua é complexa, principalmente no que diz respeito à sintaxe. Como exemplo, o uso dos pronomes oblíquos como objetos: o verbo mostrar tem dupla transitividade, “mostrar algo a alguém”. Portanto,”algumas participantes do curso tentaram mostrar-lhe” por se tratar de objeto indireto.
    Parabéns pela iniciativa, nossa língua precisa mesmo de amantes.

  5. Samara

    ” Graças a Deus você teve a brilhante idéia de criar esse bog…. Agora mãos a obra!!!!

  6. Ângela

    Adorei o artigo e espero que esse blog saia mesmo. Desaprendi a ortografia portuguesa de tanto ler palavras escritas erradas na internet, agora fico sempre na duvida quando vou escrever algo em português. Otima iniciativa e parabéns pelo blog!
    PS: Não posso colocar os acentos nas palavras duvida e otima por causa do teclado do meu computador.

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: