Estrutura para usar tecnologia nas aulas

Para desenvolver um bom trabalho, utilizando Tecnologias Educacionais em suas aulas, o professor necessita ter, bem definida, uma estrutura para avaliar a ferramenta e saber como ela poderá ajudá-lo a alcançar seus objetivos instrucionais que  o levem realmente a um resultado pretendido.

É importante frisar que o uso pedagógico dessas ferramentas exige um conhecimento específico. Do contrário, os objetivos podem não ser alcançados por falta de domínio básico da tecnologia que se quer utilizar no planejamento das aulas.

Mantenho, no OneNote, uma pasta específica para anotar e gerenciar a estrutura que funciona melhor para mim, no uso de tecnologias na educação. Desta maneira, posso administrar as diferentes mídias que estou usando em minha prática pedagógica:

  • Blog 

Iniciei o blog Roda de leitura, em 2007, para registrar as  atividades com meus alunos nas rodas de leitura desenvolvidas em sala de aula. Na pasta Tecnologias Educacionais, do One Note, criei um calendário para as tarefas relacionadas ao blog e tenho tentado cumpri-lo, pois não faz sentido criar um blog e deixá-lo parado.

O objetivo do blog é fazer os alunos produzirem textos verbais ou não verbais, porque isto irá forçá-los a pensar e refletir. Publicar a sua escrita, mesmo que não seja perfeita, é uma maneira de incentivá-los a escrever melhor, já que suas produções serão publicadas.

Se você é professor, quer criar um blog, mas não se julga capaz, um objetivo a ser perseguido é aprender as habilidades de escrita específicas desta ferramenta. Essas habilidades são  muito úteis para personalizar um blog ou construir uma página nova, ou adicionar uma enquete, por exemplo.

Suporte WordPress ou o Tour do Blogger, são exemplos de canais com tutoriais para aprender a construir um blog facilmente. Teste suas habilidades  através da criação de um blog fictício no Blogger ou WordPress e comece! Logo você verá o quanto é fácil e divertido, e poderá utilizar esta ferramenta no planejamento de suas aulas.

  •   Twitter

Há cerca de dois meses, estou experimentando o Twitter como ferramenta educacional com minhas turmas do Ensino Fundamental. A princípio, as discussões são relacionadas às aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual, até que os alunos se animem e comecem a interagir mais ativamente.

O ideal é que  não se misture o trabalho com a vida pessoal. Por isso, é bom considerar a criação de conta exclusiva para o projeto com a turma , da conta pessoal, para as conversas com a classe. Concisão e objetividade é o alvo principal do uso desta ferramenta com a turma, mas também é possível compartilhar fotos, vídeos e conversar diretamente com os alunos, tudo em um único lugar.

O professor que quiser utilizar esta ferramenta como um recurso educacional,  deve se familiarizar com as funções e linguagens próprias do Twitter. Para isto, há vários tutoriais bacanas disponíveis para começar a twittar com a turma.

  • Celular e Smartphone

É importante familiarizar-se com as  funcionalidades do celular que você não usa normalmente. Ao fazer isso, ganha-se uma melhor compreensão dos dispositivos que os seus alunos estão usando (muitas vezes na sua aula!)  e pode-se tirar proveito desta ferramenta em seu planejamento. No OneNote, registro as atividades que realizo com os alunos e os resultados obtidos.

Utilizo o celular para fotografar os trabalhos dos alunos e eventos relacionados a eles, para serem postados no blog.  Editar e enviar as imagens para o computador, ou por email ou bluetooth são habilidades necessárias para utilizar o celular como uma ferramenta educacional.

Uma outra função bacana, é receber dos alunos,  SMS (mensagens de celular) com perguntas ou respostas a questões que lancei em aula. Eles também podem fotografar e filmar imagens ou textos para ilustrar seus trabalhos. Um outro recurso bacana, é gravar músicas ou entrevistas sobre algum tema estudado.

É bom se familiarizar com os aplicativos que você e seus alunos precisam usar, sem precisar de um PC, notebook ou tablet. Se houver acesso à rede, melhor ainda. Pode-se twittar, acessar o Facebook, sites, etc. As possibilidades dos smartphones são várias. Basta administrá-las bem.

  •  Projetor Multi-mídia (Data-show)

As aulas virtuais que eu mesma preparo no PowerPoint,  e as aulas digitais disponibilizadas pela Educopédia (algumas editadas por mim) são melhor visualizadas no quadro branco, através de um projetor. Conectá-lo ao notebook e buscar a melhor forma de visualizar os slides é uma habilidade necessária e muito fácil de adquirir.

O professor pode aprender a inserir vídeos, usar as seções de slides e gerenciar suas apresentações através deste tutorial do Power Point, com a maior facilidade. E, para utilizar a plataforma Educopédia, há um tutorial bacana com todas as funcionalidades desta ferramenta.

  •  Livros Digitais

Ler livros on line é sempre uma novidade para os alunos. Embora eles gostem de ir à sala de leitura para emprestar livros de papel (também adoro),  alguns  já descobriram as possibilidades que a web oferece. Estar antenado com as novidades sobre livros ou ebooks para acesso rápido e fácil aos alunos é uma habilidade que o professor precisa ter.

Além dos livros disponíveis no site Domínio Público, utilizo também, a biblioteca digital Educoteca, acessível através da Educopédia, de fácil navegação e a opção de baixar um arquivo PDF para leitura e consulta posterior.

E mais…

Bem, estes são apenas alguns dos recursos que utilizo em minha prática educacional.  Ainda utilizamos DVD, aparelhos de vídeo e som, para projetar filmes e aulas, pois as velhas e as novas tecnologias se completam.  No OneNote, mantenho uma pasta com dicas e tutoriais sobre como usar novas tecnologias a fim de facilitar o planejamento de minhas aulas.

A tecnologia pode criar condições para que o professor trabalhe melhor em sala de aula, de modo que se desenvolva com mais eficiência o processo ensino-aprendizagem.  O planejamento, no entanto, se faz necessário, ou os resultados podem não ser os esperados.

E vocês, que tecnologias utilizam no planejamento de suas aulas. Compartilhem conosco! 😀

Imagem: Joana Coccarelli via Compfight

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

2 comentários para “Estrutura para usar tecnologia nas aulas”

  1. Mídias sociais na Educação | Sturm und Drang!

    […] como utilizá-los? Esta troca é enriquecedora. Eles são nativos digitais, lembre-se disso. E se você já tem controle sobre os dispositivos, por que não mudar a maneira de usá-los  em suas […]

  2. Ferramentas digitais e Tecnologia na sala de aula | Sturm und Drang!

    […] Estrutura para usar tecnologia nas aulas […]

Leave a Reply

WordPress spam blocked by CleanTalk.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...