7 comentários para “Este adolescente é seu filho!”

  1. Tweets that mention Este adolescente é seu filho? | Sturm und drang! -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Sam Shiraishi, denise rangel. denise rangel said: Pais precisam tratar seus adolescentes como filhos,em vez de abandoná-los à própria sorte,como adultos q ainda não são. http://ow.ly/Ji7Y […]

  2. Maite Lemos

    Oi Denise,
    Eu não me orgulho disso, mas vou confessar: nunca fui uma adolescente estudiosa.
    No entanto, meus pais sempre acompanharam meus estudos. Cobravam os compromissos que eu deveria cumprir e estavam sempre dispostos a me auxiliar em tudo (inclusive em assuntos de escola). Mesmo assim, é como vc disse, “a aprendizagem realmente se concretiza quando o ser humano compreende a utilidade deste aprendizado para sua vida”, e eu custei um pouco até adquirir essa consciência.
    Nunca pude faltar aulas sem estar doente ou por um motivo muito pertinente. E sempre tive facilidade em aprender. O que eu não tinha era interesse, mesmo.
    Na minha lógica de adolescente, não fazia sentido estudar o ano todo para poder sair de folga alguns dias mais cedo se eu podia ficar de folga o ano todo e deixar para estudar alguns dias no final 😛
    Feio, né? Mas era assim que eu pensava, e só fui ter consciencia da importância de estudar na metade do curso de direito, minha segunda faculdade.
    Então, acho que a culpa nem sempre é dos pais.

    1. Denise Rangel

      Claro, Maitê, a maioria pensa assim e deixa tudo para o final. Refiro-me, não à culpa dos pais, mas à responsabilidade de cobrar e exigir que os compromissos sejam cumpridos: o filho faltar às aulas, não fazer as provas, não entregar os trabalhos, porque não quis? Parece permissividade demais.
      beijo, menina

  3. Allan

    Minhas filhas estão adolescentes. Continuo a controlar o andamento dos estudos como sempre fiz. Atualmente a mais velha está com problemas em grego, latim e italiano, três matérias que ela sempre tirou de letra. Fizemos (no plural) um plano de estudos para recuperar as deficiências dela, localizando exatamente onde ela está tendo problemas, quando e quantas horas de estudo dedicar a cada matéria e revisões. Tenho certeza de que ela irá se empenhar – até porque vou estar por perto para ajudar/controlar – e os resultados voltarão.
    A função de um pai é a autoridade e a minha responsabilidade com os estudos das minhas filhas só terminará quando elas se formarem.

    Pode soar autoritário, mas fazemos tudo com muita calma, sem castigos ou pressões, mas estar presente é fundamental.

    Beijocas

    1. denise rangel

      Autoritário ou democrático, os responsáveis pelo adolescente precisam sim, acompanhar, controlar, pressionar, ou o nome que quiserem dar, os estudos. Certamente, por conta própria, poucos se interessarão em estudar, se não houver a quem prestar contas. Um adolescente livre não é responsável. Um adolescente responsável é livre. Parabéns por estar presente nos estudos de suas lindas meninas. Beijinho nelas!

  4. teresa

    Ola rodrigo sou tua fam sou de mosanbique gostaria que
    voce viese gravar o seu programa aqui bj

  5. teresa

    ola rodrigo adoro o seu programa bj teresa mocanbique

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: