Empresas precisam ser mais sustentáveis

Empresas poderiam ser mais sustentáveis

O que deve ser considerado como mais relevante: a qualidade ou a quantidade de produtos de uma empresa? A durabilidade de um produto também é um valor! Hoje em dia, há produtos que são descartados e trocados por outros, devido à pouca durabilidade ou má qualidade deles, algo que não acontecia há 50 anos, gerando mais e mais resíduos e dejetos.

As atividades industriais provocam impactos negativos sobre os recursos naturais e devem ser responsabilidade de quem causa tais danos, devolver ao ambiente suas condições normais anteriores.

Indústrias devem se responsabilizar por seus resíduos!

Os fabricantes de garrafas de vidro, por exemplo, devem disponibilizar a devolução às lojas, para que voltem à linha de produção onde serão lavadas e enchidas novamente. Os produtos eletrônicos também precisam voltar aos produtores. E assim sucessivamente, em relação a outros materiais produzidos.

É urgente que mais empresas planejem ações que visem à coleta e restituição dos resíduos sólidos (restos, embalagens, materiais desgastados, produtos vencidos e/ou obsoletos, etc.) aos setores empresariais para reaproveitamento em seu ciclo, ou novos ciclos de produção, ou ainda, outras destinações ambientalmente adequadas.

Empresas devem investir em gestão ambiental

Outro compromisso que precisa ser assumido por muitas empresas para diminuir os efeitos nocivos gerados pela fabricação de seus produtos, é investir em um sistema de gestão ambiental que consista no treinamento e conscientização dos empregados, no gerenciamento dos resíduos, dos ruídos e das emissões atmosféricas, e na reutilização da água usada na produção.

Cabe às empresas promover políticas de sustentabilidade eficientes, com o objetivo de explorar as oportunidades potenciais e diminuir os riscos associados a esta necessidade de preservação ambiental. Um inventário de situações e tomada de decisões fornecem um conhecimento profundo das emissões de suas linhas de produção e permitem estabelecer estratégias e objetivos para conter o aquecimento e a degradação ambiental.

Empresas devem ser éticas

Para as empresas que ainda não se preocupam com sua responsabilidade ambiental, a ética nas questões de sustentabilidade é o que se espera delas hoje, com ações que sejam efetivamente sustentáveis. Desta forma, cada cidadão saberia exatamente o que fazer com os resíduos dos produtos que compra, embora, lamentavelmente, muita gente ainda joga o que sobra dos produtos que consome, no lixo.

Imagem: D.C.Atty, em CC

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Um comentário para “Empresas precisam ser mais sustentáveis”

  1. Sustentabilidade – que bicho é esse? | Sturm und Drang!

    […] As empresas devem desenvolver projetos nas áreas de prevenção de acidentes ambientais e incidentes que possam provocar impactos negativos em relação à segurança e à saúde. Deve, ainda, atentar para as  solicitações de materiais pelas áreas da Empresa, a fim de ajustar a quantidade solicitada e evitar desperdícios. E, principalmente, se responsabilizar por seus resíduos. […]

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: