Emoções demais

Ontem foi um dia especial para mim. A formatura de minha turma do coração. Sim, existe uma turma que me marcou, nestes 31 anos de carreira. No momento mais difícil de minha vida, eles me acolheram. Abaixo, meu discurso-bate-papo que me levou às lágrimas. Vejam que galera linda!
Obrigada , meninos!

Assim comecei meu discurso:

” Srªs Diretoras , caros colegas professores, prezados pais, queridos formandos. Agradeço aos alunos da turma 1301 pelo convite para ser paraninfa da turma. Assim, este discurso será, para vocês, uma última aula.

O termo paraninfo tem atualmente, um significado diferente do original…

(Ah! , foi o murmúrio geral, ao que eu retruquei: vocês me escolheram? Agora “güenta”, hehe… )

E continuei:

… o termo paraninfo tem atualmente, um significado diferente do original. Antes, significava uma espécie de padrinho dos noivos”, do grego ‘para’ (junto) e ‘nymphe’ (noiva). A proteção aos noivos deveria ocorrer antes, durante e depois do casamento. Um tipo de padrinho com responsabilidades determinadas. Hoje, o paraninfo é o padrinho dos formandos. É como se fosse um pai da turma. E, no meu caso, a mãe de vocês.

Pensei, a princípio, em discorrer sobre sua trajetória acadêmica até chegar a este momento, mas, optei por lhes falar do relacionamento com vocês e de tudo o que tal convivência representou para mim. Peço licença à mesa e aos presentes, para dirigir-me diretamente aos formandos.

Vejo vocês, formados, e sinto diferentes emoções: primeiramente a de um professor, feliz por ver que de alguma forma contribuiu para lhes trazer algum ensinamento; a emoção de uma mãe, ou de um pai, ou avô, ou avó, que vê seu garotinho ou garotinha tornar-se um jovem e iniciar uma nova fase na vida. E a emoção de uma amiga que compartilha a alegria da formatura de seus amigos.

E, como professora, mãe e amiga, peço-lhes algumas pequenas grandes coisas:

Gostaria de que mantivessem sempre viva a vontade de aprender. Não apenas em sua área, na especialidade que vocês escolheram, mas, sem preconceito ou qualquer vaidade, aprendam sobre tudo. Enriqueçam-se com leituras de qualidade e outras fontes de informação, busquem recursos tecnológicos para enriquecer suas experiências culturais. Utilizem aquilo que aprenderam em sala de aula, e busquem mais; não se contentem com o pouco que nós , professores, lhes ensinamos; busquem mais. Quero vocês, ousados e determinados. Mas também humanos, éticos e responsáveis em suas atitudes com o meio social e o meio ambiente em que vocês estão inseridos.

(E, voltando-me para os professores presentes eu disse: “agora, vou ‘puxar a brasa para a minha sardinha’ “.)

E continuei:

Lembrem-se das obras estudadas durante o ano para o vestibular. (a turma riu.) A maioria delas trata dos problemas referentes a relacionamento entre as pessoas e a realidade. Lembrem-se das reflexões que fizemos em sala de aula. Aprendemos muito com Mestre Carpina, Fabiano, Sinhá Vitória, Madalena, Paulo Honório e tantos outros. Se estes problemas são temas de romances clássicos e universais, conclui-se que são temas importantes em nossa vida.

Este é um momento muito especial. Inesquecível. Imagino o que vocês estão sentindo neste momento, e o que esta formatura representa para vocês. Para alguns a realização de um sonho, para outros a conquista de uma vitória cheia de obstáculos. Muitos enfrentaram muitas lutas e dificuldades para chegar até aqui. É um momento de alegria, orgulho e emoção para os seus professores, por mais esta etapa cumprida, para seus pais, avós, irmãos e amigos presentes.

Meus queridos alunos da turma 1301, a convivência com vocês, certamente deixou em mim uma nova maneira de encarar a vida, especialmente em um momento em que ela só me deixara lembranças muito pesadas. E naquele momento, em que a vida estava tão pesada para mim, transferi para vocês, todo meu afeto. Obrigada por estes momentos que passamos juntos, por nossos projetos, e obrigada pela honra de ministrar esta última aula a vocês.

Agradeço a Deus, por nos abençoar, nos dar graça e paciência para chegarmos até aqui. Desejo tudo de melhor para vocês, como uma mãe deseja tudo de melhor para um filho. Como tudo de melhor que desejei para o meu filho. (Neste momento, a voz ficou embargada e as lágrimas vieram).
Felicidade e muito obrigada.”

À noite, houve uma linda festa. Muita alegria e descontração. Ainda não recebi as fotos, (já recebi algumas hoje, domingo) mas , pelo telão, vi que ficaram lindas. enxerguei em cada um daqueles rapazes e moças, tão alegres, tão lindos, dançando com tanta energia, vocês sabem quem

Bem, missão cumprida. E a alegria do trabalho realizado com amor. E pelos amigos que conquistei.

fotos:

  1. minha querida turma 1301 e eu, no discurso de paraninfa
  2. Eu, de bruxinha, alguns professores e a turma, na festa de formatura

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

17 comentários para “Emoções demais”

  1. Lord Broken Pottery

    Denise,
    Pude sentir, também bastante emocionado, já que sou bem comovível, tudo o que esses meninos significaram para você. São realmente lindos e merecem um mundo exatamente igual ao que esperam, ou melhor.
    Olho para você e comprovo o que já acho há bastante tempo. Ser professor é exercer a mais nobre das profissões. Poder deixar essa marca que fica para sempre, orientando caminhos futuros, é uma responsabilidade incrível, mas ao mesmo tempo, quando se tem a certeza do dever cumprido, uma graça concedida pela vida. Tenho, como alguns de nós, minhas referências próprias, mestres que me ajudam até hoje embora não saibam, ou já tenham morrido. São pessoas especiais. Você, sem dúvida, será lembrada para sempre por essa turma com a professora querida que foi, orientando, apontando caminhos. Ficará para sempre em suas vidas. Parabéns!
    Beijo muito carinhoso

  2. valter ferraz

    Denise, querida voce é a professora que todos queríamos ter ou ser. O sucesso da turma é reflexo direto da atuação do mestre.
    Pode acreditar que ELE esteve presente lá, com voces.
    Continue firme na luta, pois o show deve continuar.
    Beijo, menina!

  3. Nani

    Denise, que lindo e emocionante discurso. É contagiante a maneira que voce ensina e se entrega, lindo! Meus parabéns por tudo que com certeza representaste e passaste para estes jovens.
    Sim, certamente Ele estava lá, feliz e muito orgulhoso.
    Abraco muito grande,

  4. denise

    Ricardo, todo artista é “comovível”, hehe. Os meninos não são lindos? É, tive a graça concedida e agarrei-a com toda força. Também tenho minhas referências de professores especiais que me auxiliam ainda hoje. Sem dúvida, esses meninos também ficarão para sempre em minha vida!
    Obrigada pelo carinho.
    abraço, garoto
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Valter, Obrigada pelas palavras carinhosas, mas ainda tenho muito que aprender. Com certeza, Deus e meu menino estão sempre presentes.
    Valeu, amigão.
    abraço, garoto
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Nani, que bom quando você vem aqui! Acho que esta entrega ao trabalho foi mais uma estratégia de um náufrago agarrado à tabua, sabe? E eles me levaram de volta à praia. Sim, eu sei que Ele estava lá, doeu um pouquinho, mas eu estava feliz.
    beijo grande,menina

  5. Jan

    Que lindo post, que linda mulher e professora vc! OLha um Natal abençoado e um ano novo lindo que vc merece tudo de melhor! Um cheiro no coração.

  6. Ordisi Raluz

    Hoje tive o prazer de fazer a dedicatória no livro para você, mestra exemplar, como mostra seu emocionante post. O editor fica no aguardo de sua autorização final. Beijos deste esforçado aprendiz.

  7. denise

    Jan, linda koukla, um Natal abençoado e um ano novo lindo para você também!
    beijo,menina
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Ordisi , ah, que legal! Imprimi o recibo , mas faltou tempo de ir ao banco. Mas, nesta segunda já vai seguir. Obrigada pelo carinho. Aprendizes, somos todos nós. Natal abençoado e um ano com muito sucesso na carreira e na vida.
    abraço, garoto

  8. Lucas Sakalem

    Denise, seu discurso foi emocionante! Você foi, com certeza, uma das melhores professoras da nossa turma! Vou sentir muitas saudades de você e das suas aulas. Muito obrigado por tudo!

    Feliz Natal e até a próxima!

  9. aninha-pontes

    Denise minha querida amiga. Que lindo, vc me emocionou.
    Parabéns à essa turma linda, que com garra e vontade chegou lá, venceu parte do caminho.
    Parabéns à vc, por ser a pessoa maravilhosa que é, a pessoa linda e bondosa.
    O seu menino está orgulhoso da mãe, da mulher, da mestra e está fazendo festa entre os anjos.
    Parabéns querida, e continue assim, a se envolver sempre com seus projetos, isso é o motivo do sucesso.
    Um beijo grande e um lindo natal prá vocês todos aí.

  10. denise

    Lucas, querido, emocionante foi estar lá , com vocês! Também já estou sentindo muitas saudades de vocês. Muito obrigado a vocês por me mostrarem que nem tudo havia acabado, e que eu ainda tenho muito que fazer aqui. Uma excelente jornada pra você e toda turma!E um Natal abençoado a cada dia do ano inteirinho, tá!
    beijo grande, garoto
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Aninha, minha mais querida amiga. Parabéns a eles mesmo! Suas palavras sobre meu menino me emocionou. Obrigada pelo carinho. É por causa dele que trabalho com tanta garra, como se tivesse que terminar o que não pude fazer por ele. O sucesso é dos alunos,não meu. Apenas faço meu trabalho.
    Um natal abençoado prá vocês todos aí também!
    beijo grande, menina

  11. Allan

    É sentir-se um pouco mãe, responsável por boa parte da formação das pessoas. Parabéns!

    Feliz Natal!
    🙂

  12. Alline

    querida, acabei de mandar email pedindo pra vc contar como tinha sido…daí vim aqui e tinha tudo, até fotos.
    Que discurso lindo e emocionante.
    Um Natal muito FELIZ para vc, com muitos sorrisos da Princesinha pra alegrar todo mundo.
    Um beijo grande.

  13. Carlos Emerson Jr.

    Parabéns Denise! A jornada desses meninos depende muito de pessoas que acreditam no que fazem, como você!
    E um Feliz Natal, extensivo a todos os seus e, porque não, aos alunos da 1301!
    Um beijão.

  14. nanda

    Denise, parabéns pela caminhada. 😉
    Se existe alguma coisa que nos marca pela vida inteira é um professor, sem dúvidas. E quando ele é bom, importante e acredita na gente, com certeza as marcas só tendem a ser positivas. E isso, a gente leva pra vida toda mesmo!!!
    Beijos, que você tenha um dia maravilhoso!!

  15. denise

    Allan, mãe, sim; responsável, creio que não; colaboradora, talvez. Feliz Novo ano, que o Natal já passou, hehe. E Natal deve ser todo dia.
    abraço, garoto
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Alline, obrigada, minha linda! Já li e respondi o email. Um Natal muito abençoado o ano interinho para você também.
    beijo grande, menina
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Carlos, obrigada pelo carinho. Um Feliz Natal o ano todo, para você e usa família.
    abraço, garoto
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Nanda, é verdade, acredito realmente nisto. Obrigada pelo carinho. Um 2008 abençoado para você e sua família.
    Beijo, menina

  16. Paula Verônica

    denise, você estava linda ! nunca ia imaginar que aquela professora que me dava aula na 5ª série e falava sobre o “trenzinho do ditongo” (eu lembro !) ia se tornar a paraninfa da minha formatura!
    Obrigada por tudo..
    beijos
    Ah, ah, você lembrou? Menina, como o tempo passou! Para mim, foi uma alegria, uma emoção enorme, passar estes anos como vocês e receber tal carinhoso convite. Obrigada pelo que vocês representaram pra mim. Um ano abençoado, viu!
    beijo, menina

  17. A vida contida em imagens | Sturm und Drang!

    […] Discurso de Paraninfo + Baile de Formatura = Serenidade […]

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: