4 comentários para “É necessário maturidade literária para entender os Clássicos”

  1. Roneyb

    Concordo com você, mas boa parte dos meus amigos está em vias de me queimar numa fogueira, justamente os mais cultos.
    Nenhum deles leu a adaptação (passei olhos e vou ler) e poucos foram capazes de perceber que um trecho não era o original (dá para notar em uma linha) e teve até quem tenha lido uma página inteira da adaptação sem perceber claramente.
    Estou pensando na hipótese das pessoas lembrarem da própria versão construída enquanto liam o original então os próprios críticos da adaptação estariam perdendo a obra original ao guardar na memória não o estilo de Machado, mas a sua interpretação.
    Enfim, acho que os textos clássicos são ótimos em vários níveis e entendo que muitas pessoas podem querer ler essas histórias em uma linguagem mais moderna. Só há o que ganhar.
    Minha única crítica é não deixarem claro que se trata de adaptação.

    1. Denise Rangel

      Roney,
      Não vejo problemas em adolescentes e crianças lerem adaptações. Já os adultos, recomendo, que leiam os originais. Não vejo por que não fazê-lo, já que estão mais aptos para compreender seus significados.
      Abraço, garoto

  2. Ana

    Concordo plenamente! Não vejo mal algum em fazer adaptações dos clássicos para leitores mais jovens! Gente, os clássicos são realmente super chatos de ler! A linguagem é ultrapassada, a gente às vezes precisa de dicionário pra conseguir entender!

    Em inglês, é super comum os clássicos serem adaptados para livros infantis, por exemplo! Agora, esses romances gráficos estão na moda! Recentemente eu li O mágico de Oz em romance gráfico, e nunca tinha lido no original. Eu adorei! Alice no país das maravilhas é outro que já teve várias adaptações para formatos diversos! Não vejo mal algum. Pelo contrário até, pode despertar o interesse do leitor de conhecer a obra original. 🙂

    Outro dia me deparei com Razão e Sensibilidade, da Jane Austen, em romance gráfico! Estou lendo o original agora (com certa dificuldade até!), e fiquei doidinha pra pegar a versão em quadrinhos. Mas tem tanto livro pra eu ler em casa que deixei pra lá por enquanto.

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: