Vários detalhes importantes são necessários à produção de um bom texto. E isto consome muitas horas de um blogueiro dedicado. Excelente conteúdo requer tempo e persistência para ser criado.
Como fazer, então, para produzir posts de qualidade, com o tempo de que dispomos?
Aqui vão algumas medidas que venho tomando para melhorar a minha escrita:
Anotar ideias de posts
As melhores ideias vêm sempre nos momentos em que você está longe do blog. Você nunca sabe quando uma ideia brilhante proporcionará conteúdo para uma série de posts. Então, não se pode abrir mão de registrá-las, sempre que aparecem.
Agora não uso mais o recurso de anotar ideias em qualquer lugar, como eu fazia antes. Decidi ouvir a recomendação de um blogueiro experiente, o Tony, e passei a usar o Evernote para este tipo de anotações. Ele funciona no meu Smartphone lindamente.
Estou organizando a pasta Blog, no Evernote, com informações relevantes para montar as pautas. Depois, transporto-as para o meu planejador de posts (estou devendo um post, aguardem), e organizo o agendamento mensal de postagem.
Anotar tudo no Evernote e nomear as notas facilita demais na hora de buscar. Nem sei por que eu ainda resistia em usar a ferramenta.
Assim, com as notas sempre à mão, as horas de espera no consultório da fonoaudióloga e no curso de Inglês da Princesinha têm rendido algumas notas aleatórias de ideias e rascunhos para posts futuros.
Criar uma rotina de escrita flexível
Percebi que sou mais produtiva quando estou sozinha. Assim, estabeleci uma rotina para produzir um post em duas etapas. Em um primeiro momento, faço os rascunhos dos posts a partir de um planejamento anterior, de acordo com as categorias organizadas. Isto inclui escrever o texto, escolher as imagens e os links internos e externos. Sem formatação alguma. Apenas um esboço do post.
O recurso de backup automático das fotos do smartphone para o Gmail é excelente. As fotos estão disponíveis imediatamente e acessíveis quando preciso delas ao blogar. Utilizo, também, o plugin Compfight para WordPress, outro excelente recurso para eu encontrar rapidamente imagens em licença Creative Commons para meus posts.
Em um segundo momento, edito e formato o texto, faço upload e inserção das imagens selecionadas, crio os links internos e externos, escolho um título adequado ao conteúdo. Então, incluo as informações de SEO, seleciono a categoria e as tags correspondentes e, por fim, faço o agendamento do post para publicação posterior.
Todos os dias não são exatamente iguais para mim. Tenho compromissos agendados fora de casa. Então, esta é a rotina que eu tenho usado atualmente e parece estar funcionando.
Seguir o calendário editorial
No momento em que você se dispôs a criar um calendário para blogar, precisa segui-lo. Se começar a pular dias, a organização se desfará. Decidi manter dois dias de folga na semana, os sábados e os domingos, para conseguir manter o ritmo de postagens. Nos dias úteis, procuro seguir o planejamento dos posts.
Como prometi antes, organizei meu blog planner e isto está sendo realmente útil. Tenho um calendário mensal para visualizar o que eu já postei e o que pretendo postar. Fiz uma lista com os posts previstos para cada semana, com um post para cada tema específico. Facilita demais saber, de antemão, qual o assunto a postar.
O agendamento é um ótimo recurso para não pular dias de postagem. Para não perder o cronograma, optei por deixar as datas de postagem à lápis. Assim, se um post estiver mais adiantado no processo de elaboração, ele pode ser publicado antes. Troco a data de postagem e cumpro o calendário editorial da semana.
Alguns blogueiros recomendam, ainda, desligar todas as distrações ao escrever. Não posso ter este luxo de ficar desconectada do celular ou do telefone fixo. Tenho as meninas no trabalho e na escola, de modo que, preciso estar disponível para algum chamado. Entretanto, atendo exclusivamente às chamadas delas. As outras chamadas podem esperar.
Bem, esses dois recursos são essenciais para eu manter minha rotina de blogar. Gostaria de saber que recursos você utiliza para ter sucesso ao escrever seu posts. Conte para mim.
Dê, impressionante seu método! E que organização, minha nossa! Eu mantenho uma planilha no Google Drive com a relação de todos os posts, pintando de amarelo os agendados e de verde os publicados. Se aparece uma ideia boa pra post, também anoto, como você, mas no meu caso faço isso no bloco de notas do celular. Às vezes, me empolgo e já escrevo ali mesmo o post todo, hahaha.
Alguns temas ficam me infernizando a tal ponto que só tomar nota deles não resolve: enquanto eu não sento a bunda pra escrever, aquilo vai crescendo na minha cabeça, me tira o sono, ganha vida própria. Foi assim com um post sobre combater lagartas, fiquei meses com ele indo e voltando, mas não achava a ideia madura pra escrever. No meio de uma viagem, acabei escrevendo quase tudo no bloquinho de notas do celular. E olha que eu detesto o tecladinho do iPhone…
Mas adorei seu esquema, muito mais científico que o meu. Beijo, verdinha!
Carol, ahahahah, não há nada de científico, apenas um esquema básico para eu me situar. Também tenho esses rompantes de escrever um post inteiro no bloco de notas do celular e enviar para o meu email. Penso em fazer isso, no Evernote, porque já estará salvo e acessível em qualquer computador, mesmo que eu fique sem o celular.
Obrigada por compartilhar, linda!
Beijo, menina
Eu não tenho uma organização sempre igual. Tenho, na verdade uma paixão por blogues e já tive vários. Mas as vezes, me afasto, mas acabo voltando porque gosto do movimento. Uso o one note para tomar notas e guardo tudo que publico em minhas pastas. De tempos em tempos, eu publico um zine com as minhas postagens.
Esse é o meu ritmo, por enquanto tenho três blogues. rs
Catarina, Menina no sótão e um blogue profissional. rs
Bacio e boa semana pra vc
É isto, Lunna, cada um se organiza do jeito que lhe é mais conveniente. E ter mais de um blog nos obriga a isto, não?
beijo, menina
Obrigado pela menção :)… até a Luma ressaltou quando me visitou pela ultima vez no blog, heheh!
Em smarts mais recentes (ou em tablets, de qualquer geração) é possível fazer anotações manuais também… e outro recurso muito util da familia evernote é o Clearly ( https://evernote.com/intl/pt-br/clearly/ ), que além de otimizar a leitura de qualquer site, pode enviar direto para o evernote, sem mistérios (e um hack que poucos conhecem: se sobrepoe à maioria dos sites que exigem login pra leitura e/ou limitam o acesso do conteúdo por uma determinada quantidade de visitas).
Tenho um tablet, e nele faço a maioria das postagens, aproveitando as manhas no onibus… corrijo e caço as imagens posteriormente, no word. Dai passo pro wp e agendo ou posto. Outra coisa q deixo anotada no evernote também são temas pra pesquisar ou absorver com mais tempo, e dai fazer a postagem mais além… bjo!
Tony, estou seguindo as dicas e tornando o evernote meu aliado. Não acredito que levei tanto tempo para usá-lo efetivamente.
abraço, garoto