Desafio: 3 atitudes ecoconscientes

Este desafio foi criado pela  Lucia Malla, em 2007,  com o objetivo de promover reflexões que culminassem em ações  por um mundo mais ecoconsciente.

O desafio:

Poste em seu blog ou escreva na caixa de comentários (como desejar) as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no bar, na praia etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra.”

A cada 2 anos, faço uma análise de minhas atitudes  e procuro incluir outras novas a fim de manter uma vida mais sustentável e responsável pelas questões ambientais.  Então, mais uma vez, selecionei, entre tantas que mantenho no dia a dia, 3 mudanças de atitudes recentes e importantes em prol do ambiente.  Vejam:

Minhas 3 atitudes ecoconscientes:

1. Economia de papel e redução no uso da impressora

  • No trabalho, parei de tirar cópias xerox para trabalhos dos alunos.  Uso mais aulas virtuais, com data-show, livros didáticos, apostilas e cadernos.
  • Reduzi o uso da impressora a uma vez por mês, no máximo duas, quando preciso aplicar testes bimestrais, e utilizo a frente e o verso das folhas. Peço aos alunos, trabalhos  feitos à mão, em vez de impressos, ou enviados para o meu e-mail.

2. Alimentação mais natural e consumo consciente

  • Eliminei todo tipo de carne  de minha alimentação e reduzi bastante o consumo de produtos industrializados substituindo-os por mais verduras, frutas e hortaliças,  e  mais comida caseira e natural.
  • Dou preferência aos estabelecimentos de meu bairro  para fazer as compras, economizando combustível e estimulando o comércio local. Compro apenas o que vou consumir, a fim de evitar desperdício de alimentos e produtos de limpeza.
  • Utilizo cada vez mais as eco-bags, quando vou ao mercado, e não trago  sacolas  ou embalagens desnecessariamente.

3. Transporte alternativo  e diminuição de emissões

  • Substituí  de vez o carro pelo transporte coletivo para ir ao trabalho.  Estou trabalhando mais perto de casa,  reduzindo o tempo de locomoção e de combustível, para os dias em que o uso do carro é necessário.
  • Adquiri um cartão eletrônico  único que me permite utilizar duas conduções pelo preço de uma. Caminho mais, economizo gasolina  e diminuo a emissão de CO² no ambiente. Salvo em dias de temporal, o carro tem ficado no estacionamento.
E você, quais as suas 3 atitudes ecoconscientes?

É óbvio que todos temos várias  atitudes ambientalmente responsáveis, mas o objetivo  deste desafio é nos fazer refletir sobre apenas 3 dessas atitudes que, efetivamente, promovem mudanças de comportamento que beneficiem, não só a nós mesmos, mas, principalmente, ao ambiente.

Então,  aceite o desafio e conte-nos, aqui nos comentários, ou poste em seus blogs (mande o link para mim, por gentileza? 🙂 ),  quais são suas 3 atitudes ecoconscientes.

Quem aceita o desafio?

 

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Articles in this series

  • Desafio: 3 atitudes ecoconscientes

2 comentários para “Desafio: 3 atitudes ecoconscientes”

  1. Desafio das 3 atitudes ecoconscientes » Ladybug Brasil - Sobrevôos, descobertas, achados.

    […] me lembrou disso foi a Denise. O meme das 3 atitudes ecoconscientes foi inventado pela Lucia Malla em 2007, no Faça a Sua Parte. […]

  2. Tenho um carro. E agora? | Sturm und Drang!

    […] todo o ano anterior, consegui manter minha meta de reduzir o uso do carro no dia a dia, e substituí-lo de vez pelo transporte coletivo para ir ao trabalho.  Trabalhar mais […]

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: