Como fica a ortografia nos exames?

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, em um decreto, estabelece o cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e orienta a sua implementação.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, entrará em vigor no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2009. No período de transição entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012 haverá a convivência da norma ortográfica atualmente em vigor com a nova norma estabelecida pelo Acordo, e ambas serão aceitas como corretas nos exames escolares, provas de vestibulares e concursos públicos, bem como nos meios escritos em geral.

O Ministério da Educação, o Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores, em atendimento ao artigo 2º do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, com a colaboração da Academia Brasileira de Letras e entidades afins dos países signatários do Acordo, tomarão as providências necessárias com vistas à elaboração de um vocabulário ortográfico comum da língua portuguesa.

Os livros escolares distribuídos pelo Ministério da Educação à rede pública de ensino de todo o país serão autorizados a circular, em 2009, tanto na atual quanto na nova ortografia, e deverão ser editados, a partir de 2010, somente na nova ortografia.

A minuta do decreto pode ser vista aqui: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/decreto_ortografico.pdf

Portanto, não “priemos cânico”, quer dizer, “não criemos pânico”, pois, podemos usar as duas grafias até 2012. Até lá, haverá tempo suficiente para nos adaptarmos à nova situação. Assim espero, pois com grafia nova ou não, quem escreve errado e não procura corrigir, continuará com o mau hábito, não acham?

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

3 comentários para “Como fica a ortografia nos exames?”

  1. Madalena Barranco

    Querida Denise, teremos confusões de todo tipo. E muitos se aproveitarão da “confusão” para relaxar na escrita… Tomara que a adaptação não seja o caos que imaginamos.

    Beijos, tenha uma ótima semana.

  2. Yvonne

    Menina, eu que já estou ficando meio senil, vou ficar mais ainda, rsrsrs. Será que eu vou conseguir me adaptar? Deus queira.
    Beijocas

  3. Tina

    Oi Denise!

    Espero que 3 anos sejam suficientes para essa adaptação. Infelizmente a língua-pátria não está entre os “10 mais certinhos” desse país…

    beijos querida e obrigada pelo carinho lá no BM.

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: