Chocolate escuro: antiinflamatório?

O chocolate escuro contém alta concentração de flavonóides e pode ter propriedades antiinflamatória. É o que sugere um estudo feito com homens e mulheres, na Itália, em Julho de 2007.

A pesquisa avaliou a sensibilidade a inflamações em indivíduos aparentemente livres de qualquer doença crônica, dentre os quais uma parte era consumidora de qualquer chocolate, e outra parte, consumidora de chocolate escuro.

O método European Prospective Investigation em Câncer e Nutrição FFQ foi utilizado para avaliar a ingestão alimentar. Após ajuste para idade, sexo, classe social, atividade física, pressão arterial, IMC, cintura, observou-se nos dois grupos alimentares o consumo total de energia.

A relação entre consumo de chocolate escuro e soro PCR foi observada. A Proteína-C Reativa (PCR) é produzida pelo fígado e está normalmente presente em níveis muito baixos. Os níveis séricos de PCR aumentam rapidamente após dano tecidual, infecção ou outros processos inflamatórios.

Os  consumidores de até 1 porção (20 g) de chocolate escuro a cada 3 dias tinham concentrações séricas PCR que foram significativamente inferiores a dos não consumidores ou a dos consumidores de porções superiores. O estudo sugere que o consumo regular de pequenas doses de chocolate escuro pode reduzir a inflamação.

Todo mundo pode se deliciar com um chocolate de vez em quando. No entanto, é importante lembrar que comer  também, diariamente, várias porções de frutas e vegetais é uma excelente maneira de se manter saudável sem ter de se preocupar com a gordura e o açúcar do chocolate.

A boa notícia é que o consumo de até 20 gramas a cada três dias não faz mal; pelo contrário, é uma forma de nos protegermos de inflamações. Gostei disto.

Fonte: jn.nutrition

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

3 comentários para “Chocolate escuro: antiinflamatório?”

  1. Herika

    queria ter sabido disso antes , para me candidatar como cobaia (risos) … Adorei o blog estou olhando alguns posts aqui .. bjs… e Parabens!

  2. Fique por dentro Chocolate » Blog Archive » Chocolate escuro: antiinflamatório? » O mundo maravilhoso do …

    […] de qualquer chocolate, e outra parte, consumidora de chocolate escuro. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: