Você já experimentou transformar as cascas de alimentos em outra refeição?
Eu, sempre que possível, faço isto. Desde bolinhos de casca de batatas a geleia de cascas e sementes, pratos deliciosos podem ser inventados com criatividade e ecoconsciência.
As cascas, folhas e talos de alguns alimentos possuem nutrientes – vitamina C, carboidratos, cálcio e fibras – muitas vezes em quantidades superiores às da própria polpa.
Fonte: http://www.unesp.br/aci/jornal/213/desperdicio.phpA casca da banana, por exemplo, contém cálcio, sódio e potássio em um percentual maior do antioxidante carotenóide, em relação ao encontrado na polpa da fruta.
Gosto, particularmente, de fazer doces, sucos ou geleias com as cascas das frutas. Suco de casca de abacaxi, geleia de casca de tangerina e doce de casca de banana são alguns exemplos de minhas reinações na cozinha.
Uma receitinha doce
Hoje, quero compartilhar a receita do doce de cascas de bananas que tenho feito há algum tempo. Já preparei este doce três vezes, apenas neste mês! A louca por doce…
Você vai precisar de:
– Algumas cascas de bananas bem lavadas (usei seis).
– Dois copos de água.
– Uma xícara de açúcar (uso o orgânico)
– Um pau de canela e alguns cravinho da Índia a gosto
Como fazer:
- Cozinhe, em uma panela de pressão, as cascas de banana inteiras com a água, por 15 ou 20 minutos.
- Abra a panela de pressão e coloque as cascas de bananas cozidas com o caldo no liquidificador (ou processador) e bata bem até formar uma massa. Reserve.
- Em seguida, faça uma calda caramelada, na panela de pressão, com o açúcar. Assim que caramelar, acrescente um pouquinho de água e deixe formar uma calda.
- Ponha a massa de banana na calda e mais um pouco de água se precisar e feche a panela de pressão. Cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo, ou até sentir o cheirinho do doce no ar. 😀
- Abra a panela de pressão e verifique se o doce solta do fundo. Se não, cozinhe mais um pouco, com a panela destampada, até ter a consistência desejada (eu prefiro bem sequinho).
- Coloque o doce em uma travessa. Sirva-se com queijo branco, requeijão, creme de leite, em torradas ou puro mesmo. Nham, nham…
Outros usos para reaproveitamento de cascas dos alimentos
As cascas de frutas cítricas, batatas e outros vegetais, cascas de ovos, e até mesmo cascas de queijo têm muito nutrientes na superfície. Pense em reaproveitá-las, antes de jogá-los fora.
Aqui estão alguns alimentos produzidos a partir de cascas:
– Filezinho de casca de banana
– Bolinhos de cascas de batatas
– Sabor e beleza nos restos de comida
Ou, doe suas cascas às minhocas…
Se você produz muita quantidade de cascas e outras sobras de alimentos, e não gosta ou não quer reaproveitá-los em novos alimentos, que tal enterrá-las em um vaso com terra e sem planta alguma, separado exclusivamente para este propósito. Cubra com terra e regue de vez em quando.
Assim você terá sempre uma terra rica em nutrientes, reservada para plantar novas mudas em outras vasos ou para completar os que precisem de um reforço extra. Sem cheiro, sem insetos, sem trabalho e sem culpa, fazemos nossa parte pelo bem do planeta.
Então, gostou das dicas? Tem outras bacanas para compartilhar comigo?
Oi, Denise!
Costumo cozinhar os alimentos com casca. Aprendi com um cozinheiro local a usar as batatas com casca sempre que fritar ou assar. Elas dão um sabor extra. As cenouras idem, mas tiro a película quando é para usar em ensopados.
Gostei do doce de banana. Geralmente eu tiro as bananas da penca com uma tesoura, o que evita o amadurecimento rápido. Elas ficam com o talinho e individualmente amadurecem. Quando não consumidas em tempo, descasco e congelo. Elas congeladas podem ser batidas no liquidificador com yogurte natural ou mesmo creme de leite, resultando em um delicioso sorvete – lógico que mais molinho, mas igualmente delicioso.
Já que separo as bananas, não custa também lavá-las e ir guardando enquanto consumo.
Faz bem um tempo que deixe de comer manteigas ou margarinas no pão e tenho optado por geléias. Então fico agradecida com a sua sugestão… obrigada!
Bom fim de semana!!
Beijus,
Oi, Luma.
Puxa! Gostei da dica da banana congelada pra fazer sorvete. Vou experimentar.
Também tenho o hábito de cozinhar os vegetais com casca, e quando descasco alguns deles, coloco-as enterradas em um vaso pra fazer adubo. Sustentabilidade e qualidade de vida. Trabalhamos.
beijo, menina