Caí na malha fina

Ao verificar a situação de meu CPF, no site da Receita Federal tive a infeliz notícia de que minha declaração do Imposto de Renda está na malha fina da Receita Federal.

Malha fina é o nome genérico para qualquer declaração que apresente algum tipo de “equívoco”, como uma data de nascimento ou um nome de dependente errado, ou valores que não coincidem com a fonte pagadora, enfim, qualquer erro de digitação ou coisa parecida pode levar sua declaração à malha fina.

É muito fácil saber se você também está nesta situação. Basta consultar o seu extrato simplificado de declaração no site da Receita Federal. Clique em “IRPF consulta declarações entregues e restituições”, bem no meio da página. Na página aberta a seguir, clique em “Extrato simplificado do processamento“. Você terá, então, uma tela em que digitará seus dados e verá sua situação fiscal. Caso haja alguma pendência, você pode saber qual o motivo que levou sua declaração à malha. Detalhe: a página só abre no Internet Explorer.

E, se, como eu, você caiu na malha fina, não vá correndo à Receita Federal, pois o órgão só atende a quem foi chamado. Então, se não foi notificado ainda, pelo mesmo programa de computador pelo qual enviou a declaração principal, faça uma declaração retificadora com os dados corretos. Pronto, agora basta enviar a declaração retificadora à Receita Federal. A retificadora é a nova declaração válida, e a anterior fica teoricamente excluída do sistema da Receita.

E, se constatar um novo erro, basta fazer outra retificadora. E assim por diante. A malha fina serve para nos ajudar a corrigir os erros. A declaração retificadora é reprocessada cerca de três a quatro meses após o envio, e você então poderá ter sua restituição a receber ou o imposto a pagar. E, se já houver pago seu imposto, faz-se um novo cálculo para saber a diferença a pagar.

Agora, cá prá nós, ninguém merece ter de fazer outra declaração. Estou muito contrariada com esta situação pois, para azar meu, não imprimi a declaração anterior e, como o computador em que fiz a declaração deu pau, perdi todos os dados. Agora, tenho de refazer tudo outra vez. Estou mais “sturm und drang” do que nunca”! Grrrrr!

Imagem: Programa Receitanet

[tags]malha fina, imposto de renda, declaração retificadora[/tags]

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

7 comentários para “Caí na malha fina”

  1. valter ferraz

    DE,
    sonegando, bruxinha?
    Beijo, querida

  2. denise

    Valter, se eu tivesse sonegando ia voluntariamente corrigir um erro? Nem fui notificada. Errei mesmo, burrice de principiante. Sempre peço para alguém fazer a declaração para mim. Resolvi me aventurar sozinha, errei. Uma droga.
    abraço, garoto

  3. valter ferraz

    E mau humorada, também. Ui que meda!
    Beijo, menina

  4. denise

    KKKKK, Sturm und drang!
    “Por isto não provoque…”, hehe.
    abraço, garoto

  5. Yvonne

    Denise, nunca caí, mas morro de medo.
    Beijocas

  6. denise rangel

    Yvonne, eu sou muito distraída mesmo, e erro quase sempre. Acredita que na retificadora esqueci de colocar um dos planos de saúde? Este Leão ainda me devora.
    beijo, menina

  7. Ana

    Puxa, obrigada pelas dicas. Aconteceu o mesmo comigo. É sério mesmo que levam 3 a 4 meses para regularizar depois do envio da retificada? Isso tá me dando um trabalhão porque agora quero financiar um imóvel e por causa de um erro besta a CEF não aceita! Valeu!

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: