Beleza pantaneira

Pantanal

Em homenagem ao dia da Amazônia, estas imagens pantaneiras, que, certamente, falam mais que mil palavras. Um belíssimo ecossistema, Patrimônio Mundial e Reserva da Biosfera. Uma fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciada por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, como o cervo-do-pantanal, a capivara, o tuiuiú e o jacaré.

Infelizmente o incentivo dado pelos governos a partir da década de 60 para desenvolver a região Centro-Oeste, através da implantação de projetos agropecuarios, trouxe muitas alteraçoes nos ambientes do cerrado ameaçando a sua biodiversidade.

Entre os problemas ambientais do Pantanal estão o desequilíbrio ecológico provocado pela pecuária extensiva, pelo desmatamento para produção de carvão com destruição da vegetação nativa; a pesca e a caça predatórias de muitas espécies de peixes e do jacaré; o garimpo de ouro e pedras preciosas, que gera erosão, assoreamento e contaminação das águas dos rios Paraguai e São Lorenço; o turismo descontrolado que produz o lixo, esgoto e que ameaça a tranqüilidade dos animais.

Que as ações sobre este belíssimo lugar sejam concretamente visando a sua preservação e que a ambição humana não faça desaparecer uma riqueza tão deslumbrante como esta.

Este post faz parte da blogagem coletiva do Faça a sua Parte para o Dia da Amazônia.

Fonte: wikipédia

Imagens: Fotosearch

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

6 comentários para “Beleza pantaneira”

  1. Maria Augusta

    Denise, que boa idéia esta de homenagear o Pantanal, que como você disse comporta uma parte da Amazônia. Realmente a riqueza da biodiversidade e a beleza natural desta região merecem e devem ser preservadas e estas atividades predadoras devem ser impedidas ou pelo menos rigorosamente controladas.
    Um beijo e bom fim de semana.

  2. Lucia Freitas

    E eu esperando um post sobre a Amazônia… surpresa!!!
    Adorei, linda.
    bj

  3. Luma

    Eu morro de vontade de conhecer o Pantanal!! Sabe que tenho amigos que vão para lá pescar e eles dizem das mudanças que já ocorrem, que eles sentem saudades de uma outra época em que iam atrás de sossego, hoje em dia não! Muitos turistas e os peixes começam a rarear.
    Bom fim de semana! Beijus

  4. Allan

    Acho que um dos problemas à preservação ambiental é que esse assunto rende grandes oportunidades políticas. Enquanto houver perigo de catástrofe, haverão políticos dispostos a explorá-los. Quando a catástrofe acontecer, terão as mãos lavadas.

  5. jujuh

    amei este site ele e muito legal
    teve 1 site q eu entrei q ñ me respendeu nada
    muito brygado bjs jujuh amorzinho
    s2 s2 s2

    1. Denise Rangel

      Obrigada pela visita, Jujuh
      Volte sempre:)

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: