Balanço anual e desejos para o blog em 2015

Há algo de que nós, blogueiros, estamos orgulhosos de conseguir em 2014?
Certamente! Para mim, foi um grande ano  no trabalho para impulsionar o Blog.

A Writer's Tools

Obviamente, muito desse esforço não teria sido possível sem os nossos amigos blogueiros mais experientes. A troca de ideias e experiências foram fundamentais para melhorar o exercício de blogar. Então, agradeço profundamente o entusiasmo e apoio contínuo de todos vocês.

Publiquei alguns conteúdos relacionados à tarefa blogueira, em 2014. Então, vamos rever alguns deles.

O exercício de blogar em 2014

Escrever é uma experiência solitária e, ao mesmo tempo, compartilhada. Creio que, quando escrevemos, falamos sobre algo que nos move, nos emociona, e, certamente, não falamos sozinhos. Que graça há em estar conectado e ficar em silêncio no blog? Andei refletindo sobre a experiência de trocar ideias e aprendizados, na caixa de comentários. E percebi que esta é uma função que torna os posts vivos e o ato de blogar uma experiência fascinante!

Em um outro momento, reafirmei minha intenção de usar apenas os blogs para produzir conteúdo. E não me render ao ruído daquela rede social. É bem possível que a velocidade de atualizações nos perfis do Facebook deixem os posts passarem despercebidos. Entretanto, no blog, o conteúdo sobrevive ao tempo e os posts estão disponíveis e acessíveis mais facilmente.

Uma mudança significativa ocorreu em meu exercício blogueiro. Minhas anotações, antes descentralizadas, foram reunidas em um Blog Planner organizado. Assim, criar posts e realizar tarefas nos blogs se tornou mais fácil, rápido e eficiente.

Estabeleci uma rotina para produzir posts. Usando dois recursos para blogar melhor e mais rápido,  mantive anotações das ideias para textos, no momento em que apareciam. E, no momento em que me dispus a criar um calendário para blogar, precisaria segui-lo. Se começasse a pular dias, a organização se desfaria. Em algum momento, tal fato aconteceu. Basta ver os arquivos do último trimestre para compreender isto.

Quando estive mais produtiva, seguia uma tática eficiente de agilizar o processo de construir posts, mesmo sem estar online. O recurso de converter a fala em texto do Evernote transformava minhas ideias em algo fácil de editar mais tarde.

Como 2015 pode ser um grande ano para você e para o Blog?

Observando minhas conquistas e fracassos a partir de 2014, já estamos fazendo alguns planos para o este novo ano aqui no blog. Talvez eu não deva chamá-los de planos, mas de desejos. É menos comprometedor e mais divertido.

Meu primeiro desejo é refazer o Desafio 21 dias, idealizado pela @Nospheratt, com algumas modificações. Sem data prevista, apenas realizar as tarefas necessárias para que o blog flua melhor em 2015. Uma tarefa por vez, semanalmente. Seriam 21 semanas? Possivelmente. Isto não é um plano. É um desejo, lembram?

Porque, qualquer que seja o nosso nível de sucesso em 2014, uma coisa é certa: eu preciso cobri-lo em 2015. E isso não significa o estabelecimento de metas ousadas para o blog. Apenas um alvo simples. Desejo de blogar mais e melhor.

Este é o meu desejo para o blog.

E você, o que deseja para o seu blog este ano?

Imagem: John Curtis

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

Um comentário para “Balanço anual e desejos para o blog em 2015”

  1. Tirando a poeira do blog | Sturm und Drang!

    […] a hora de dar uma geral no blog e eliminar tudo aquilo que não funciona, não está em uso ou não é mais […]

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: