3 comentários para “Aquecimento global é realidade! E daí?”

  1. Sybylla

    Ufa, fazia tempo que não aparecia por aqui! Saúde abalou um pouquinho.

    Eu vejo o aquecimento global com algumas reservas. Não concordo com os modelos do IPCC nem como eles apresentam dados muito rasos em seus relatórios. Não estou duvidando das mudanças climáticas, mas duvido dos dados alarmistas sobre o aquecimento global sendo causado pelo ser humano. Existem muitos fatores externos que mexem com o clima além das concentrações de CO2. Na verdade, eu acho que o aumento dos níveis de CO 2 são consequência e não causa do aquecimento global.

    Sendo causado ou não pelo ser humano, de fato precisamos mudar nossa matriz energética para algo mais limpo e adequado ao cenário mundial. A demanda por energia é alta demais para manter o padrão que temos hoje.

    Um bom livro para tratar essa questão ambiental com os alunos – pelo menos de ensino médio – é Aquecimento Global?, de Shigenori Maruyama, com tradução do geólogo brasileiro Kenitiro Suguio. Eles desmistifica bastante essa questão do CO2 como causador do aquecimento global.

    Um abraço, boas festas!

    1. Denise Rangel

      Sy,
      Bom tê-la de volta! Está melhor?

      Controvérsias à parte, mudanças de atitude são necessárias. Anotado aqui, vou procurar o livro. Se conseguirmos educar as crianças e adolescentes em relação ao consummo consciente, já terá valido a pena.

      beijo, menina

  2. Sybylla

    Eu estou bem agora, mas foram 16 dias difíceis no hospital. Feliz por voltar a blogar! 😀

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: