Aniversário é uma data tão triste…

Ano passado fiz um desabafo sobre os aspectos impressionantes da natureza humana. que se revelam quando alguém faz aniversário. Até então, eu não via, e ainda não vejo, razão para se comemorar meu aniversário. Na época, citei várias razões, como “aniversário é trabalho e tensão para o aniversariante” por causa daquelas pessoas que aparecem de “surpresa” (e que a gente já sabe que vêm, então, não é nenhuma surpresa), e acabamos por passar o dia inteiro no fogão, se não quisermos encomendar algo pronto, para ter o que oferecer aos que chegam “de surpresa”.

Há também as atitudes típicas das pessoas em dia de aniversário que são irritantes: o telefone toca o dia todo, e geralmente bem à hora em que não se pode, literalmente, atendê-lo. Afinal, temos necessidades que nos impedem de estar disponível o tempo todo. E, quando se corre várias vezes durante o dia para atender o dito cujo, percebe-se que há pessoas que só ligam uma vez por ano. Justamente no dia de seu aniversário. Não sei se por educação ou se para saber se vai haver festa, quase se auto-convidando.

E o mais desgastante é, depois da “festa-surpresa”, ouvir de alguém que eu ofereci uma festinha e não a convidei.Como me irrita isso. Odeio aqueles cartazes: “aniversariantes do mês” lá no trabalho. Pessoas que nem sabem direito que você existe, ou pior, nem gostam de você, e fingem o contrário, porque é dia de seu aniversário. Tão artificiais as relações humanas…

Lembro-me de que meus filhos e meu marido sempre preparavam o café da manhã e me acordavam cantando o parabéns, para saboreá-lo na cama. A expressão de alegria é indizível! Eu adorava!! Mas, meu marido faleceu, minha filha casou, meu menino foi juntar-se a seu pai e agora é um anjo. Hoje, minha filha nem liga pela manhã, “para não me acordar”, diz ela. Talvez haja alguma ligação com o fato de eu detestar fazer aniversário. Que diferença faz completar mais um ano de vida? Ou perder mais um ano?

Continuo preferindo ficar sozinha comigo mesma, ou, no máximo, ficar com quem realmente se importa comigo, como minha filha e a linda Princesinha. Sem comemorações. Mas, como nos anos anteriores, já descobri que estão preparando uma “surpresa”, e já estou me estressando (ô palavrinha!) por antecipação. Quem será que virá? O que irão fazer? Se eu me arrumar, saberão que descobri a surpresa. Ou que eu já estava esperando que viessem. E se eu sair de casa, será indelicadeza? Detesto aniversários…

Eu podia, pelo menos, ter sonhado com meu anjinho esta noite… Talvez eu acordasse mais resignada. Dois anos e 73 dias sem meu anjo, deixou-me assim, sem ter o que comemorar. Sinto-me mais mal no dia de meu aniversário do que em qualquer outro dia do ano. É uma data muito triste. Muito triste, mesmo.

Parabéns pra você, nesta data, querido…

[tags]aniversário, surpresa, saudade, amigos[/tags]

Powered by ScribeFire.

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

23 comentários para “Aniversário é uma data tão triste…”

  1. Lunna Guedes

    Nossa! Primeiro uma pausa. Não gosto de aniversários, mas os meus motivos são outros. Eu nunca entendi porque as pessoas comemoram tantas datas: aniversário, morte, casamento. Parecem dizer o tempo todo que o tempo é um vilão e ainda assim nós o elogiamos com festas irritantes.

    Há pessoas que só se lembram das outras no dia do aniversário ou pior, quando descobrem que a pessoas está nas últimas. Vamos marcar presença. Ela esteve lá a vida toda, todos os dias, horas e minutos, mas só se lembraram dela em alguns poucos segundos, como se assim, simplesmente tivessem cumprindo com suas formas estranhas de rituais.

    Eu prefiro sentar-me embaixo de uma árvore, apreciar o dia e dizer, amanhã vou estar aqui novamente. Desligo o telefone, ouço músicas e sinceramente, nem me lembro que a data remonta a algum acontecimento. Mio nono dizia, o mundo não parou, mudou ou sofreu alguma transformação radical só porque eu nasci. Então faça como o mundo, siga com sua vida e eu sigo com a minha.

    Contudo, no dia de hoje, desejo que você seja amada e querida por todas as pessoas que enchem a sua vida de saborosas lembranças, isso sim faz a diferença.
    Abraços.

  2. aninha pontes

    Dê querida, parabéns à você nesta data querida….
    Meu bem, o cumprimento, porque diferentemente de você, como sabe, adoro festa, alegria, bagunça.
    Agora, faça apenas uma oração, peça a Deus que dê paz ao seu menino, que mostre a ele um caminho de luz. Procure sofrer menos para que ele também não sofra. Acho que dói nele, a sua dor, mas não sei de nada com certeza, apenas acho.
    Seja feliz com sua filha e sua princesa. Aceite a alegria delas, tentando faze-la feliz.
    De resto é só mais um ano em sua vida, estamos ficando masi velhas.
    Beijos bonita.
    De todos nós daqui.

  3. Marcia H

    Denise, parabéns. Eu nao sou de comemorar o meu tb, mas acho que as pessoas ao meu redor gostam mais de fazer festa do que eu.

    um bj

  4. denise

    Puff, foi um dia agitado! A casa encheu de gente. Trouxeram bolos e presentes. Pois é, Lunna, eu gostaria que fosse assim, um dia comum, mas a minha família faz questão de lembrar e comemorar. Simplesmente aceito. Meus pais já estão idosos, e, para eles é uma tradição levar “bolos-surpresa” aos filhos, no dia do aniversário. Obrigada, querida, pelo carinho.
    Aninha, você é a alegria em pessoa, hehe. Acredito que Deus recolheu meu menino em seu Seio e ele não sofre mais. Também aprendi a não pensar em sua morte e , sim, lembrar a sua vida. Minha dor não diminui, mas me impulsiona a viver, justamente pela Princesinha. Estou bem. Obrigada pelo carinho de sempre!
    Marcinha, é assim mesmo, as pessoas gostam de festa e comemorações. Talvez elas pensem que , se não o fizerem, estarão nos magoando, pode ser. Obrigada pelo carinho, minha linda.
    beijo, meninas

  5. Tina

    Oi Denise!

    Cheguei aqui por indicação da Luma, e justo no seu aniversário. Parabéns!

    Não consigo mensurar sua dor, te desejo força.

    Eu também tenho um principezinho – literalmente, mora na terra da rainha (rs)- e só posso acompanhar o crescimento dele via Skype… Tem fotinha dele lá no Blue Moon, passe por lá, Ok ?

    beijo grande, voltarei sempre.

    1. denise

      Oi, Tina
      Desculpe o atraso.
      Vou lá ver seu principezinho, hehe.
      Obrigada pelo carinho e pela visita. Amigos da Luma são meus amigos também, hehe.
      beijo, menina

  6. Veridiana Serpa

    como você disse que não gosta de comemoração no dia, como já passou desejo tudo de bom pra vc hoje e sempre. bjs

    1. denise

      Tá certo, menina, obrigada, hehehe. Ainda tem um pedacinho de bolo para você, tá bom?
      beijo,menina

  7. Luma

    Denise, te entendo!! 🙁
    Sabe que eu gostaria que voce e a Tina fossem amigas. Vejo afinidades!
    Felicidades mio mio!!
    Beijus

  8. Luci Lacey

    Oi

    Vim atraves da Luma

    Bem, ja que ela avisou que e seu aniversario, vim aqui deixar meus parabens, embora vc nao goste de aniversario.

    Mas as pessoas gostam de vc, isto e bom demais.

    Abracos

    1. denise

      Obrigada, Luci, e bem-vinda! Gosto dos amigos, a qualquer hora. Não gosto é desta obrigação de se comemorar, e de susceptibilidades feridas.

    2. denise

      Luma, já te falei pelo email e repito aqui, que seus amigos são meus também. e se a amizade acontece, ela permanece. Meu coração está aberto para a Tina, e para todos que se sentirem atraídos por esta ‘sturm und drang’, hehe.
      beijo, menina

  9. Márcia(clarinha)

    Minha querida amiga,
    meu carinho e desejo de felicidades, que seus dias sejam de paz na saudade e alegria no presente, parabéns minha flor, que Deus lhe dê forças para seguir adiante seus projetos de vida.
    Desculpa o atraso em parabenizá-la, te gosto muito.
    Carinho na princesinha
    lindos dias
    beijos

    1. denise

      Clarinha, eu também gosto demais de você. E eu pensei que fôssemos fazer a farra no lançamento do Lord, hehe… Nao vai dar para ir, que pena …
      beijo, menina

  10. Vivina de Assis Viana

    Denise, querida

    atrasadíssima, te desejo paz e saúde, coisas que realmente importam. E que você conviva sempre com pessoas queridas, que te fazem bem. Quanto aos que já se foram, sempre deixam tanto, não é? Aproveitemos o que nos deixaram.

    Beijo carinhoso

    Vivina.

  11. denise

    Vivina, que bom recebê-la novamente! Sábias palavras, amiga, os que se foram sempre nos deixam muita coisa. Vou seguir este conselho e aproveitar o que meu anjo deixou: alegria, ele era uma pessoa muito alegre.
    beijo enorme, menina

  12. Madalena Barranco

    OLá Denise, do blog da Lumma “pulei” para o seu para lhe dar um eijo de aniversário. Ah, essas datas são… Controvertidas e às vezes abrigam surpresas de todos os tipos. De qualquer forma, é sempre o início de um ano novo pessoal e tempo de reflexões.

    Um grande abraço
    Madalena

    1. denise

      Vivina, querida, seu carinho é bem-vindo e é recíproco, viu!
      Madalena. Obrigada pela visita e pelo carinho. Com certeza, são surpresas nem sempre agradáveis. Mas, no meu caso, só vieram pessoas queridas; mas, por outro lado, senti que outras não vieram e, neste caso, pareceu-me que foram preteridas por quem organizou a surpresa. Sei lá, pode ser coisa da minha cabeça…
      beijo, meninas

  13. luhsampaio

    Chorei muito quando li isso.

  14. Laura

    Amanhã é meu aniversário, não sei sei não gosto de fazer alguma coisa, cantar parabéns, abraços, ligações, por ser incômodo ou pelo medo de esperar isso e não receber nada. Já fico estressada um dia antes da data, como estou agora, qualquer coisa ja me sinto mal, odeio sentir essas pontadas no coração. Tenho medo de desligar o celular, passar o dia todo em casa, e no fim do dia perceber que ninguém ligou. Não sou tão sozinha, nem tão carente, nem tão triste.. Só no meu aniversário que eu fico assim. Creio que principalmente por estar fazendo 18 anos e não receber o abraço nem da minha mãe nem do meu pai. Sinceramente, prefiro receber poucos votos de ‘felicidade, paz, saúde’, mas que vem do fundo do coração, como o da minha vozinha. Desculpe é só um desabafo.

  15. Rafael

    Hoje é o meu aniversário, acho que ninguém lembrou, só minha mãe mesmo! Data triste, nada de especial e pra arrematar está chovendo pra caramba lá fora… Acho que queria uma festinha ou coisa parecida, mas não teria ninguém pra eu convidar, o geito é ficar sozinho este ano de novo!

  16. Sany

    Bom Aniversário é uma data realmente triste pra mim, nem me lembro mais quando é que me diverti que vi minha família e amigos, bem talvez quando era bem pequena, faz anos que não tenho amigos, na verdade nunca tive rs, minha família se lembra todo ano e compram uma tortinha barata canta parabéns e pronto aliás minha família digo meus pais e meus irmãos , por que o resto da família se quer lembra da minha existência, devo ser a ovelha negra rs, e agora outro ponto triste, pois sou 4 meses mais velha que meu namorado, então sempre terei a perseguição de lembrar no meu aniversário estarei mais velha que o meu companheiro e isso é bem depressivo, ja que nunca me imaginei com alguém mais novo, mas talvez seja uma prova desta vida que tenho que passar para mudar esse meu pensamento, acho que a única coisa boa da qual posso tirar do meu aniversário é pensar que , agora faltam menos anos para morrer, bem posso morrer por acidentes é óbvio , as caso isso não aconteça e eu morra de velhiçe ficar mais velha significa me aproximar mais da morte e acabar logo com a minha existência, da qual ninguém se lembra e nem liga.

  17. Eu estive pensando em aniversários hoje. | Sturm und Drang!

    […] ficar sozinha, em meu aniversário, ou, no máximo, ficar com quem realmente se importa comigo, como minha filha e a linda […]

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: