Amamentar é um ato de amor

Esta semana de 1 a 7 de agosto é a Semana da Amamentação. E, como vem fazendo há alguns anos, a Denise Arcoverde, do Sindrome de Estocolmo, está promovendo uma blogagem coletiva sobre o tema.

Estive pensando que o ato de amamentar é providencialmente eficaz para o bem estar do bebê. Campanhas são feitas para se estimular o aleitamento materno até os dois anos, pelo menos. Após este período, a criança desmama, quando já está perfeitamente adaptada a uma dieta alimentar variada e saudável. Isto é natural: o bebê desmamar. Acontece com todos os filhotes de animais, e com o ser humano também.

No entanto, o homem continua a tomar leite, de vaca, de cabra, industrializado e tal. É o único mamímero que continua a tomar leite mesmo depois de adulto. Interessante isto. Não é de se estranhar porque tantas crianças não gostem de leite após o desmame. Minha Princesinha é uma que não toma leite. Há uma controvérsia a este respeito,se precisamos ou não continuar tomando leite quando crescemos.

Mas este não é um post sobre o consumo de leite, mas sobre amamentação. Recomendo a leitura dos posts que estão participando da blogagem coletiva, e as referências riquíssimas que a xará deixou por lá. Por exemplo, o link para a cartilha 2008, com dicas de aleitamento e alimentação complementar.

É importante frisar que a lei 11.265/06 proíbe “qualquer promoção comercial de fórmulas infantis, mamadeiras e chupetas nas farmácias e supermercados, lojas de departamentos, revistas, rádio , televisão etc. E adverte também que as fórmulas infantis , leites fluídos, leites em pó modificados, leites de diversas espécies de animais devem trazer o aviso de que o leite materno evita infecções e alergias e é recomendado até dois anos de idade ou mais.”

Ah, e tem também um show de slides com mães amamentando, que a Denise vem atualizando a cada ano, com novas imagens. Esta daqui, que também faz parte dos slides lá da blogagem, é a Princesinha sendo amamentada com 6 horas de nascida. Ela mamou até os dois anos. Essa imagem belíssima, da mãe amamentando um filho, registra um ato de amor e beleza.

Apoiar uma mãe para que ela possa proporcionar um excelente começo de vida ao bebê é importante e precisa ser exercitado por toda a família.

Participe da blogagem coletiva sobre amamentação!

Powered by Zoundry Raven

Technorati : Semana da Amamentação, aleitamento, amamentação, cartilha de amamentação

Gostou do Blog?

O que é RSS?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!
Digite seu email:

2 comentários para “Amamentar é um ato de amor”

  1. renata

    Vc tocou num ponto muito importante, Denise: a família e a sociedade tb são responsáveis e tem obrigação de apoiar a mulher que está amamentando.
    Qto ao leite de vaca, sempre fico em duvidas se devo dar pr aminha filha. Eu não tenho habito de tomar leite, mas acbei seguindo a orientação do pediatra, mas só comecei a dar quando ela já tinha cerca de 1 ano e meio e comecei a regrar as mamadas no peito pra promover o desmame. Minha nutricionista tb recomendam leite de vaca até os 5 anos.
    Beijo
    Renata

    1. denise

      Renata, bem-vinda!
      É verdade que muitas mulheres não amamentam porque a própria família pressiona para que se dê a mamadeira .
      Quanto ao leite de vaca, nunca fui a favor de dá-lo ao bebê, a não ser por prescrição médica.
      Há muitos alimentos ricos em cálcio que podem ser dados à criança depois que desmama.
      beijo, menina

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
%d blogueiros gostam disto: