24 comentários em “Como fazer uma estante de papelão”

  1. Menina Eva

    Ué, acho que minhas caixas não são assim tão resistentes, não… Essas divisórias são tão grossinhas, e as tampas de caixas de papelão normalmente são fininhas, não é?

  2. denise rangel

    Menina Eva,
    A Ana explica que passa fita crepe e depois fita gomada em toda ela, reforçando bem as junções.Depois dá um banho de cola e tinta. Ela também explica que cola varias camadas de papelão se quiser um móvel mais resistente.

    beijo,menina

  3. Lunna

    Nossa, da estante eu não gostei muito não, mas adorei um cavalete feito de papelão que eu achei num dos links deixados por você. Adorei e vou atrás de caixas para produzir alguns para um próximo evento.
    Carissima Denise, adorei. Valeu pela dica.

    Ps. O link do cavalete é esse: http://www.kartondesign.com/karton.html

    Bacio

  4. Andréa

    Bem, sou suspeita pq adoro tudo que e a Ana faz. Tive recentemente a oportunidade de vê-la ( a estante) pessoalmente (estive no Brasil no inicio do ano), e achei que além de funcional é super resistente, pois ela usa diariamente a estante e com relativo peso. Além do que, é realmente feito com sucatas, ela não comprou nada com esse fim específico, até porque tive oportunidade de ver a medida que ela ia criando, ela usou a criatividade e foi experimentando! Ao meu ver, ficou o máximo!!!!

  5. Andréa

    Desculpa esqueci de me despedir! heheheh
    Beijinhos

  6. denise rangel

    Oi, Andréa
    Prazer recebê-la por aqui!
    Realmente, o trabalho da Ana é muito importante, alem de belo.
    É muito oportuno o teu depoimento, pois algumas pessoas já perguntaram se a estante não é frágil.
    Obrigada, e volte sempre.
    beijo, menina

  7. denise rangel

    Oi, Lunna
    Que bom que serviu para algo útil.
    Se fizer ou adquirir um cavalete, compartilha com a gente, viu?

    beijo, menina

  8. Ana Didi

    Olá Denise,
    Muito bom ver meu trabalho publicado. E mais do que ser gratificante pessoalmente é por divulgar a facilidade com que podemos usar materiais que seriam descartados.
    Gostaria de esclarecer que o móvel fica bastante resistente sim.
    Para isso observe o tipo de papelão que você tem a disposição. Se for do tipo mais fino passe uma camada de cola branca com pincel e junte duas folhas, ou mais, dependendo do que planeja fazer. Com isso vc consegue uma espécie de “tábua” de papelão, que será unida a outras. Após montado o móvel com fita crepe para estabelecer a forma e depois com fita gomada para dar resistência, pode ser lixado, envernizado ou pintado como desejar. Para quem resolver fazer algo do genero, sugiro que comece com alguma peça pequena e vai perceber com facilidade que se for bem executado um móvel assim pode durar muitos anos.
    E pode ficar muito mais bonito do que esse meu, que foi feito em um final de semana apenas para atender a minha necessidade de organização do espaço de costura. A resistência dele eu garanto que é excelente, o acabamento, eu confesso, poderia ser muito melhor . Mas…sou uma sagitariana meio afobada que só queria se organizar para costurar :)
    beijos para todas
    Ana Didi

  9. Luma

    Não conheço a fita gomada e pode ser que ela dê resistência ao material. Achei super interessante, apesar que acho difícil conseguir material já que a maioria resulta de compra. Não é todo dia que compramos televisão, mas tive uma idéia, vê se procede :)
    Sabe caixas de sapato? Se colarmos as paredes delas, uma nas outras, formaremos nichos retangulares que podem ser acomodados, dentro de armários ou aproveitando qualquer cantinho no closet, para uma sapateira, que tal?
    Denise, quase tudo podemos aproveitar. Minha vizinha faz utensílios e móveis de jornal, são também bastante resistentes.
    Bom fim de semana! Beijus,

  10. denise rangel

    Luma,

    A fita gomada é aquela que vem colada nas caixas de produtos, com água. Estas estantes e móveis são uma sugestão para quando se faz uma compra e, normalmente, descarta-se o papelão.
    Gostei de sua ideia com a caixa de sapatos dentro do closet, formando uma sapateira.
    Há como vc pedir uma foto dos móveis de jornal de sua vizinha? Fiquei curiosa.
    Ótimo domingo e boa semana! Melhore logo!!!
    beijo, menina

  11. Meg

    Querida, estou aqui, perdida e e reencontrada, mais uma vez, encantada, por essa rica empreitada, de fazer a sua (e a nossa) parte.
    Eu me lembro de que fazia esse tipo de “móvel”, quando dava aula no interior da Amazônia, para guadar livros de pequenos partes e trabalhos de alunos. Aqui mesmo em casa fiz um para guardar antigos discos de vinil, com um suporte em baixo e as divisórias de papelão. Mas, confesso, sem a menor consciência. My fault:-(. Consciência que adquiro aqui.
    Um beijo, querida.
    (viu o recadinho que deixei lá no Facebook pra vc?)

  12. gbriel

    dori esse jeito de reciclar e vou tentar fazer

    1. denise rangel

      Obrigada pela visita, Gabriel. Boa sorte na confecção de sua estante. Se quiser, mande a foto para divulgarmos.

  13. O que você faz com o seu lixo? | Sturm und Drang!

    [...] As garrafas pet podem guardar água, sucos, mantimentos, produtos de limpeza. Os potinhos plásticos servem para acondicionar miudezas, parafusos, barbantes, sabão ecológico e tantas coisinhas que ficam espalhadas nas gavetas  do armário.  As latas de alumínio são muito úteis para guardar mantimentos. Caixas de papelão transformam-se em excelentes organizadoras de brinquedos e ferramentas. As caixas maiores podem se transformar em lindos armários de papelão. [...]

  14. peter

    achei o maximo esta velha ideia e vou começar a aplicá-la nas minhas peças. A proposito, saberia fontes de estudo na net para que eu possa me aprimorar.
    gratidao, peter.

  15. marina

    olá, queria saber como voce fez para fixar a estante na parede?

  16. marina

    como voce faz para fixar essa estante n parede?

    1. Denise Rangel

      Está presa ao cabo de vassoura, pendurado nos suportes da parede, como pode ver , na foto.

  17. Marcos Sattamini (baterista)

    Parabens pelo belo trabalho… admiro todas as artes com muito fervor. Que Deus te abençoe hoje e sempre !!! Bjs no seu coração !!!

  18. Edna

    Olá, gostaria de saber como faço para impermeabilizar o papelão no caso de uma mesa que é mto propício a molhar.

  19. angelina

    daria pra parafusar na parede,ja q o papelão é resistente?

  20. jenniffer

    E como vc coloca ela na parede???

  21. Simonny

    Estou de mudança e ao final sempre sobram diversas caixas, acredito que dessa vez elas terão um destino mais digno e ecológico! Amei as dicas e pretendo colocá-las em prática o mais rápido possível!
    Bjs e obrigada!

Deixe seu Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline