Daqui a pouco ou daqui há pouco?


Depende de a que momento você  se refere: do que já passou ou do que ainda está por vir?

É muito comum as pessoas empregarem a preposição ‘a’ no lugar do verbo haver: “Eu jogava muito vôlei, na adolescência, mas, ‘a’ muito tempo não chego perto de uma quadra.”

Na frase acima, a expressão destacada refere-se a um fato já decorrido. Exatamente por isso, deve-se usar o verbo haver na 3ª pessoa do singular, pois ele é impessoal, ou seja, não tem um sujeito com que concordar: “Eu jogava muito vôlei, na adolescência, mas, ‘há’ muito tempo não chego perto de uma quadra.”

Uma dica para não errar é substituir o “há” por ” faz”, assim: ‘faz’ muito tempo. Quanto à preposição ‘a‘ , não deve ser usada quando se refere a fatos já decorridos. Ela deve ser empregada especificamente quando o tempo é contado a partir do momento atual para o futuro: “Eu jogarei vôlei novamente daqui ‘a’ um ano.”

A língua portuguesa, às vezes, nos dá umas rasteiras, mas, com jeitinho, a gente dribla ela. Ops, a gente a dribla, hehe.

imagem: daqui

Compartilhar |

Gostou do Blog?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!O que é RSS?
Digite seu email:

Creative Commons License Texto de Sturm und Drang! A cópia não autorizada é proibida.

4 comentários em “Daqui a pouco ou daqui há pouco?”

  1. Alline

    Adorei a dica!!!! Eu usava errado (que a senhora minha mãe não nos leia, visto que ela tb é professora de português, hihihi). Eu usava sempre o verbo haver em toda e qq situação.
    Agora já aprendi :-)
    Beijos

    1. denise rangel

      LumaEsta é uma boa saída: “na dúvida, substituo a frase”; funciona bem e preserva-se a lingua e a reputação, hehe.
      beijo, menina

  2. Luma

    Denise, devo fazer tudo errado. Acho. Não entendo o português, nunca entendi! Preferia estudar física, do que estudar português ou então, ler os livros de literatura – o que me deu suporte. A minha sorte é que a minha mestra, gostava das minhas redações e sempre me dava aulas extras, quando não me passava a cola :D Estou gostando das dicas – na dúvida, substituo a frase. Beijus,

  3. Claudia Bijalba

    Aprendí!!! Obrigada!

Deixe seu Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline