Injeção perigosa

No dia 15 de fevereiro meu pai,  idoso, foi atendido em uma clínica devido a um problema  de erisipela. O médico prescreveu uma injeção de Profenid e vitaminas. Tal injeção, aplicada pelo enfermeiro, formou um caroço dolorido e muito inchado.  Ao retornar à clínica, no dia seguinte,  foi orientado a fazer compressas.

Como o caroço aumentasse, e o desconforto também, meu pai procurou outro serviço médico, no qual se verificou que havia uma infecção (abcesso) no local da injeção.  Foi necessário, inclusive, que fosse submetido a drenagem. Segundo os médicos, havia o risco da infecção se espalhar pelo sangue com consequências mais graves.  Meu pai está se locomovendo com dificuldades, e sente muita dor.

Liguei para a clínica e conversei com o médico que o atendera. Contei-lhe o ocorrido e  disse-lhe que vamos responsabilizá-lo e ao enfermeiro que aplicou a injeção. E, caso meu pai piore em seu estado de saúde, disse-lhe que moveremos uma ação contra a unidade por lesão corporal decorrente da aplicação de injeção. Ele me pareceu muito tranquilo e pediu que levasse meu pai para que ele o examinasse.  Certeza de impunidade, talvez.

Entretanto, houve outros casos semelhantes de pessoas que tiveram infecção provocada por injeções aplicadas incorretamente, e o hospital ou drogaria foram condenados por danos morais e estéticos.

No caso de meu pai, foi necessário se submeter a consultas e procedimentos médicos em outro hospital, pois a clínica onde recebeu a aplicação da injeção, apenas prescreveu compressas no local em que surgiu o abcesso.  Além de sofrer com o processo inflamatório na região glútea, com muitas dores, o problema da erisipela continua, e ele deverá se submeter a novos procedimentos cirúrgicos para tratá-la.

Não acredito que ele queira levar  o caso adiante, mas estou irritadíssima com esta situação. É preciso estar alerta com tais procedimentos médicos, aparentemente corriqueiros, pois uma simples aplicação de injeção requer cuidados muito importantes. Fique atento!

imagem daqui

Compartilhar |

Gostou do Blog?

Assine o Feed RSS ou receba nossos textos por email. É grátis!O que é RSS?
Digite seu email:

Creative Commons License Texto de Sturm und Drang! A cópia não autorizada é proibida.

9 comentários em “Injeção perigosa”

  1. Luma

    Denise, a minha mãe teve problemas com uma vacina que demorava a cicatrizar, começou a infeccionar e ela teve que fazer uma cirurgia para retirada de todo o tecido em volta e depois enxerto de tecido. Diz o médico que foi rejeição do organismo à vacina, vai saber! Não lembro como foi resolvido porque era criança, mas acho que deve procurar por opinião médica. A erisipela se for na perna pode causar dificuldade de locomoção e qualquer machucado é porta de entrada para ela.
    Eu evito de tomar injeção, tenho medo mesmo! hahahaha até já contei no blogue que fugi de casa por causa da maledita. Acho absurdo pessoas que por uma gripe tomam injeção. A nossa pele é um orgão único e qualquer furinho é porta de entrada para infecções. Todo cuidado é pouco!!
    Dependendo da perícia médica, acho que tem que mandar bala e processar a clínica e o médico atendente, justo para tirar-lhes a sensação de impunidade.
    Boa semana! Beijus

  2. leticia coelho

    Dê,
    Tu estas certa de ficar irritada com essa situação. Eu e meu histórico de injeção são um fiasco… Fico roxa no local da injeção e dolorida quase sempre. Um dia uma enfermeira, me atendeu (por causa de minha maldita gastrite) e disse que alguns medicamentos para não acontecer são feitos com soro e com alguém ao lado no caso da veia estourar. Agora, quando entro em crise com minha gastrite e preciso tomar omeprazol na veia, peço que coloquem no soro… É mais demorado, mas daí fica algum enfermeiro junto, e se é para dar algo errado, dá na hora!
    Beijos

  3. aninha pontes

    Eles continuam brincando com a vida alheia.
    É certeza da impunidade.
    Aliás, parece que muito lentamente as pessoas começam a abrir a boca, a gritar seus direitos, a não ser levados no bico.
    O pior disso tudo, é que nós leigos, muitas vezes somos obrigados a aceitar suas receitas, seus conselhos, sem conhecimento para questionar.
    Mas podemos reclamar, podemos dizer a eles, que podemos, e que sabemos o que podemos.
    Cuida bem dele.
    Beijos querida.

  4. Meu Google Reader [07.03.09 - 26.03.09] | 30 & Alguns

    [...] Injeção perigosa – Sturm und Drang! [...]

  5. Filas nos hospitais é culpa da gripe suína? | Sturm und Drang!

    [...] meu pai a um atendimento de emergência, há algum tempo. E, em outra ocasião, meu pai recebeu um atendimento péssimo que acarretou consequências desastrosas para sua saúde, e teve de se submeter a consultas e procedimentos médicos em outro hospital. Isto é uma [...]

  6. gilmar alves

    posso afirmar que é uma injeção potente,eficaz,mais cada caso é um caso,de paciente para paciente,em mim funcionou,doí muito,mas o alívio é imediato,como já comentado deve-se ser aplicada corretamente no lugar certo,por alguém competente,especializada,pois injeção aplicada de uma forma errada pode ocorrer danos irreparáveis.

  7. mobique

    O paciente apresentou uma complicação decorrente do procedimento ao qual foi submetido, o que é imprevisível e pode acontecer mesmo utilizando tecnica correta. O médico não pode ser penalizado, ele inclusive continuou a assistência ao doente. Entendo os transtornos que uma infecção causa, mas culpar o médico não ajuda.

    1. denise rangel

      Compressas é a assistência???

  8. eliene

    olá pessoal meu marido tomou uns anabolizante, e agora ta tendo problema o braço dele ta muito inchado e ficou pedrado.. eu não sei como ajudar pois ele ta com fortes dores, já foi ao médico ele pediu uma ultrassom de partes moles, vai se feito amanhã… mas os anabolizantes foi aplicado com ajuda de um amigo, tô com medo do resultado, pois a dor é terrível. o enantato , e wistrol

Deixe seu Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline